Giba GibaNet

Meio Animal, Meio Vegetal

Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Tamanho do texto Imprima esta página

Um molusco exótico, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque esse animal, cujo nome científico é Elysia chlorotica, não é bem um animal: é um híbrido de bicho com planta.

Cientistas de 3 universidades americanas descobriram que o Elysia conseguiu incorporar um gene das algas, o psbO, e por isso desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se alimentar apenas de luz e CO2, como as plantas. “Ele consegue produzir sua própria energia, sem comer nada”, conta o biólogo Sidney Pierce, da Universidade da Flórida. Essa estranha capacidade é a mais nova proeza do Elysia, cujas habilidades evolutivas têm chamado a atenção da comunidade científica. Antes de se transformarem em híbridos de animal com vegetal, os moluscos dessa espécie costumavam engolir algas e usar os cloroplastos (pedaços de célula que contêm clorofila) delas para fazer fotossíntese. 

Os pesquisadores ainda não sabem como o molusco conseguiu se transformar em planta, mas tudo indica se tratar de um caso clássico de seleção natural. Um indivíduo da população da espécie teria sofrido a mutação, levado vantagem (por conseguir se alimentar de luz) e transferido a habilidade aos descendentes. Pura Teoria da Evolução. Darwin continua irretocável. Mas a árvore da vida, e suas divisões entre gêneros e espécies, pode precisar de um pequeno adendo.

Fonte: Revista Super Interessante, Edição 276 

3 Respostas para Meio Animal, Meio Vegetal

  1. Jucifer 25/07/2010 em 02:39

    bah tchÊ o bixim é estranho
    bem exotico mesmo
    fiquei imprecionada com a capacidade dele
    fabuloso
    feio mas fabuloso heheh
    bjim guri

    Responder
  2. Cecília 25/07/2010 em 08:21

    Giba,sem dúvida alguma uma noticia muito interessante.Achei ele meio estranho,mas sem dúvida sua existência reforça a Teoria Evolucionista.
    Bjos

    Responder
  3. Rose 25/07/2010 em 12:11

    Caro amigo Giba, realmente bastante interessante, ele é fofo, rs.
    Esse foi uma ano cheio de surpresas, pois se até um polvo ganhou notoriedade no mundo dando uma de "Guru", não admiro mais nada, rs
    Ótimo domingo p/ vc
    (Rose)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Seu último artigo é