Você verifica as luzes do seu carro?

Gilberto Vieira de Sousa

.

.

Muita gente não tem a preocupação de verificar as luzes do seu carro (faróis, lanternas, piscas, luz de placa etc.) e pode ser multado por isto (cerca quatro pontos na habilitação). Uma rápida olhada nas vias, você verá carros com lanterna queimada, luz de freios, etc.

Normalmente as luzes de indicação na traseira são as mais comuns de falta de manutenção porque o condutor não depende delas para a sua visão, portanto dificilmente percebe o problema, mas os que trafegam atrás deste veículo dependem e muito para saber quais as ações imediatas tomadas pelo condutor como frear ou indicar conversão por exemplo.

Uma checagem rápida evita transtornos maiores, basta na sua própria garagem ligar o pisca alerta onde será possível checar os piscas (dianteiros e traseiros), ligar os faróis prestando não somente atenção no funcionamento, mas na regulagem dos mesmos (farol alto e baixo), na traseira luz de ré, lanternas e luz de freios (no caso da luz de freio, estacione o veículo de ré e verá pelo “reflexo” das luzes na parede). Muita gente não sabe, mas a simples falta da luz de placa, em caso de ser abordado por autoridade competente, é passível de multa. Você pode também ir a um auto elétrico que fará isto em minutos e em caso de troca de lâmpadas, já fará o procedimento adequado.

Então, para sua segurança e dos demais condutores, verifique pelo menos uma vez na semana as luzes do seu veículo, pois apenas uma lanterna queimada, pode causar um prejuízo maior.

 

Gilberto Vieira de Sousa

Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e Cotajuridica.com.br

Deixe um comentário