Freios! Fique Sempre Atento!!!

Taiguara

Utilizado ao extremo no dia dia, os freios devem estar sempre com seu rendimento 100% !! O desgaste das pastilhas esta diretamente relacionado à sua utilização, então seu desgaste vai variar de motorista para motorista ou de carro para carro , se assim preferir.

A pastilha de freio entra em atrito com o disco sempre que pisamos no pedal, e este movimento que vai desgastando a peça até que fique o atrito de ferro com ferro caso não seja trocada em tempo hábil, e danificando o  disco, que realmente custa bem mais caro do que as pastilhas.

Normalmente você pode perceber este desgaste devido a um chiado (alguns modelos de pastilha , devido ao seu material mais duro, podem emitir um chiado que não significa o momento para troca), certa trepidação ao frear, pedal de freio ficando baixo e claro, nos carros com mais recursos, no painel acenderá uma luz, devido ao sensor instalado na pastilha que “avisa” o momento da troca. Para a maioria que não possui o recurso do sensor,  pode-se verificar a cada 5000 mil km (duram cerca de 15 mil ) a espessura da pastilha, ela tem um indicador que mostra facilmente até onde pode desgastar sem prejudicar a sua eficiência usual.

Também não esqueça de verificar a lona das rodas traseiras, duram mais do que as pastilhas, mas devem receber o mesmo cuidado.

Existem dois tipos de pastilha (pelo menos que eu conheça) , as de material mais duro, que geralmente fazem um certo barulho ao frear, mas o atrito libera menos material (fuligem) sujando menos as rodas do carro e as de material digamos mais “maleável”, estas não produzem aquele chiadinho, mas em compensação, sujam mais a roda devido a maior quantidade de material liberado.

De qualquer forma, além de verificar as pastilhas e as lonas, não esqueça do fluído de freio e também do freio de mão, que geralmente demanda somente de uma regulagem. Com estas medidas, os freios do seu carro estarão sempre em dia e 100% seguros .

Abraço !

.

.

Taiguara é  idealizador, responsável intelectual e administrador do blog Taiguara Motors.

.

Clique aqui e veja mais artigos e dicas de Taiguara

.

.

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.

Taiguara

Taiguara é idealizador, responsável intelectual e administrador do blog Taiguara Motors

2 resposta para "Freios! Fique Sempre Atento!!!"

  1. Lino Tavares
    Lino Tavares   28/09/2011 em 13:40

    Gostaria de saber se o autor dessa útil e importante matéria foi buscar inspiração na durona mulher da caixa de ferramentas, a Griselda (Lilia Cabral), personagem que está assombrando na novela das oitos (que começa depois das nove). Apesar de estar figurando numa novela chamada Fina Estampa, Griselda aparece diante dos milhões de noveleiros e noveleiras deste país vestida com seu macacão de mecânica, vivendo uma espécie de “homem dos 7 instrumentos” (no caso dela “mulher dos….”). Sem dúvida, fazer a manutenção do veículo que usamos como meio de transporte é tão importante quanto cuidar da própria saúde, talvez at’é mais, porque a segurança de um carro está diretamente ligada à de todos os familiares que são transportados por ele e não apenas à do seu proprietário e/ou motorista.

    Responder
  2. Taiguara
    Taiguara   29/09/2011 em 08:45

    Olá Lino, não foi inspirado nela não,rs
    Mas sim nas diversas vezes que já vi pessoas sofrerem acidentes que poderiam ser evitados com esta simples manutenção. são pessoas que não vêm a hora de um feriado para “cair” na estrada sem o mínimo de revisão necessaria no seu carro e que pode colocar a vida dele em risco e dos demais que por ventura venham a acidentar. Mas vou dar uma olhada nesta novela para ver se surge alguma inspiração,rs
    Obrigado pelo comentário. Abraços

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.