Afinal, o Que é um Maçom?

Truques & Trecos
 
.
Não é trabalho simples definir o que é um maçom.
Há várias nuances que podem influir na definição, mas de forma bastante resumida poderiamos dizer que um maçom é um buscador da verdade.
O termo maçom deriva do termo “maçon”, que em francês tem o significado de pedreiro, havendo diversas provas científicas produzidas ou encontradas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros que denotam a estreita relação da Maçonaria com as antigas guildas (espécie de sindicatos) de construtores (e não apenas de pedreiros) da antiguidade.
Por questões que abordaremos em outra postagem, a organização maçônica perdeu seu caráter associativo sindical, tomando para si um fundamento moral e ético, íntimamente ligado à religiosidade na maior parte dos casos, mas dissociado de qualquer religião específica.
Daí o vínculo da Maçonaria com as questões sociais e políticas, no tocante ao avanço e à libertação das idéias e das opiniões, mas também da mesma fonte a absoluta necessidade de constante aprimoramento pessoal de cada maçom.
Para o maçom a história, a ciência, o pensamento, a meditação e a evolução pessoal e política da sociedade são imperiosos, pelo que a respeito de tudo isto e muito mais se discute nas lojas maçônicas (leia aqui o post “O que é uma loja maçônica“).
– O maçom se dedica a rituais satânicos?
Evidentemente que não!!! O maçom luta diariamente pelo fim do preconceito, do erro e da superstição e busca a criação de um melhor ambiente social, político e a construção de um templo pessoal digno do Deus de seu coração e de sua compreensão.
– Por qual motivo existe tanto segredo em relação aos maçons e à Maçonaria?
Por conta de tradição, no mais das vezes. 

O maçom é herdeiro dos antigos pedreiros livres, construtores das grandes catedrais que tinham que guardar os segredos de sua profissão para manter os “benefícios” que tinham em razão deles.

Não bastasse isto, os maçons em épocas de grandes perseguições foram os zelotes da ciência, da cultura, do pensamento livre e lutaram bravamente contra a escravatura, contra o imperialismo e contra tudo o que não permitisse a liberdade de expressão e de vida. É evidente que o segredo foi crucial para a vida dos maçons e para o exercício de seu sacerdócio.
.
Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos
.

Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos

8 resposta para "Afinal, o Que é um Maçom?"

  1. debbylenon   06/10/2011 em 14:08

    Eu recomendo os livros do Jornalista Sérgio Pereira Couto que abordam essa e outras sociedades secretas.

    Sobre o texto acredito pelo pouco que conheço sobre o tema que está coerente com o significado correto.

    Responder
  2. Pingback: As Incursões de Maçons em Eventos Mundiais

  3. Pingback: O Bode e a Maçonaria

  4. Pingback: O Bode e a Maçonaria | gibanet.com

  5. Pingback: As Incursões de Maçons em Eventos Mundiais | gibanet.com

  6. Pingback: Mulher na Maçonaria | gibanet.com

  7. Pingback: Os Rosacruzes

  8. ozivan nogueira bernado   10/10/2015 em 19:52

    Acho e fazer parte de uma construcao de um trabalho para seu bem materias dependente de qual for.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.