Suspensão, Mantenha Sempre em Dia !!!

Taiguara

 

A suspensão é um dos componentes mais exigidos no carro e que devemos ter uma atenção especial, pois normalmente só verificamos quando ocorre alguma vibração no volante ou barulho que não conseguimos identificar na frente do carro.

Não há um consenso de quando verificar a suspensão, km limite assim como ocorre com os amortecedores por exemplo, mas alguns cuidados básicos, mesmo que tudo parece estar bem, irá poupar tempo e dinheiro na manutenção do seu carro. Folgas demasiadas no pivô e buchas são perceptíveis, ou ao bater forte em um buraco, vibrações no volante, batidas secas etc podem alertar o motorista para uma “visita” ao mecânico, o importante é não deixar esta dúvida por muito tempo.

No caso de troca de amortecedores ou um alinhamento, pode aproveitar para verificar o estado de todas as partes da suspensão : buchas, bandejas, rodas e afins. Cada peça que compõe a suspensão é importante para o perfeito funcionamento do conjunto, pois uma delas danificada, irá influenciar na outra, desgastando prematuramente, sendo que na rápida substituição de uma peça danificada, a vida útil de todo o “sistema” será bem maior.

Além da importância desta manutenção, deve-se levar em conta a segurança do condutor e demais motoristas, pois uma suspensão com problemas, pode dificultar as manobras e até ocasionar quebra grave, como já aconteceu comigo a muito tempo atrás no Chevette azul calcinha do meu pai ( a bandeja quebrou e o carro caiu a frente imediatamente, sorte que estava quase parando o carro).

Portanto fique atento a barulhos no carro que possam ser provenientes da suspensão e verifique logo, pois normalmente o mecânico não vai cobrar nada se estiver tudo ok. Procure sempre um mecânico de confiança e evite centros automotivos, não digo que é a maioria, mas quando você entra em um, eles querem trocar tudo no carro, fique atento.

Abraço !

.

.

Taiguara é  idealizador, responsável intelectual e administrador do blog Taiguara Motors.

.

Clique aqui e veja mais artigos e dicas de Taiguara

.

.

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.

Taiguara

Taiguara é idealizador, responsável intelectual e administrador do blog Taiguara Motors

3 resposta para "Suspensão, Mantenha Sempre em Dia !!!"

  1. Lino Tavares
    Lino Tavares   11/10/2011 em 02:03

    Muito boa e de grande utilidade essa dica do Taiguara. A suspensão está para o veículo automotivo assim como o alicerce está para a casa. Tanto aquela como este são o ponto de sustentação estrutural desses bens, que precisam oferecer total segurança a seus usuários, a fim de não se transformarem em perigosa armadilha contra a vida humana. Se o governo fosse menos ganancioso e não usurpasse tanto os proprietários de veículos, com impostos escorchantes sobre a comercialização dos combustíveis e dos automóveis, bem como com os elevados valores atribuídos ao IPVA, a ladroeira dos pedágios e a famigerada indústria da multa, sobraria mais dinheiro para os proprietários de veículos fazerem a manuenção de seus meios de transporte. Com isso, teríamos, com toda a certeza, bem menos acidentes de trânsito do que esses representados por índices absurdos, que colocam o Brasil como um dos países mais catastróficos do mundo no aspecto viários.

    Responder
  2. Taiguara
    Taiguara   11/10/2011 em 08:36

    Concordo com você Lino, a carga tributária em cima de nós é muito alto!! e realmente temos que manter o carro em dia, mas não é a realidade que vimos em nossas ruas e principalmente estradas infelizmente!

    Responder
  3. debbylenon   11/10/2011 em 10:48

    Pois é, Se verificarmos e trocarmos uma peça com problema, além de salvar o sistema todo fica bem mais barato.
    Conheço pessoas que só vão ao mecânico quando o carro quebra de vez,ai chegam a gastar um absurdo, coisa que se tivesse trocado uma buchinha aqui, uma correia ali, salvaria a peça maior e os gastos seriam menores.
    Devemos cuidar bem dos nossos carros, afinal dentro dele está nossas vidas e os de nossos entes queridos.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.