Ar Condicionado, Você Sabe Como Está o do Seu Carro?

Gilberto Vieira de Sousa

.

 

Todo mundo quer um carro completo, com ar condicionado principalmente, pois nos dias de calor, com o tráfego intenso das grandes cidades, o motorista literalmente derrete dentro do carro, então nada melhor que um belo ar condicionado para refrescar o ambiente do seu bólido, garantindo o seu conforto. Mas como está o funcionamento do sistema do seu carro ? está resfriando bem? tem algum cheiro ? acredito que nunca parou para pensar sobre estas perguntas certo?

Assim com todos os outros equipamentos do veículo, o ar condicionado requer cuidados para seu perfeito funcionamento e acredite, em más condições, pode afetar a sua saúde causando problemas respiratórios. O básico no ar condicionado é a carga do gás, sem ela o sistema não gela mesmo. Mas quando saber o momento certo de fazer qualquer manutenção no sistema?

Tirando a eventual falha do sistema (parar de gelar) , não tem um perído para que se faça a manutenção do sistema, mas pelo menos uma vez por ano é bom levar o veículo a uma loja especializada para uma manutenção preventiva.  A verificação será  focada no nível da carga de gás, o filtro que em má condição pode ocasionar um cheiro de mofo ou mesmo sem o cheiro, ao ligar o ar você comece a tossir, sinal de que seu filtro necessita de troca.

O mau uso do sistema também pode prejudicar,  longos períodos sem ligá-lo por exemplo. O ideal é ligar o sistema pelo menos 1 vez por semana.

O preço depende de loja para loja, mas pelo menos em experiências que passei, foi cobrado R$ 80,00 pelo serviço (somente mão-de-obra). Mas independente do preço, o importante é o perfeito estado do sistema e sua saúde claro, e afinal, uma vez por ano não vai te matar.

 

Gilberto Vieira de Sousa

Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e Cotajuridica.com.br

Deixe um comentário