As Colunas do Templo – As Colunas Sociais

Truques & Trecos
.
Na antiguidade, na idade média e eventualmente até mesmo nos dias atuais, as sociedades eram lastreadas por dois grandes poderes.
Estas foram as fundações de todo o edifício social da antiguidade e na idade média e, ainda que de forma excepcional, ainda na atualidade.
O poder temporal, simbolizado pelo rei, comandante dos exércitos, conhecido por coluna da força e o poder sacerdotal, dito espiritual, conhecido por coluna da beleza.
Os reis eram coroados pelos líderes espirituais, simbolizando a benção divina para o exercício do poder temporal, enquanto os sacerdotes eram protegidos e fortalecidos pelo Estado, que em praticamente todos os casos consolidou esta ou aquele religião como oficial do país.
Raros foram os Estados em que apenas um homem aglutinava em si os poderes secular e sacerdotal, como, por exemplo, no Antigo Egito, na pessoa do Faraó, fato explicado pelas lendas osirianas, em que um senhor da guerra voltou-se contra o poder do Regente, como também pela ocasião em que o Regente voltou-se contra a religião tradicional, politeísta, fundando uma nova, monoteísta.
Esta divisão de forças objetivava proporcionar equilíbrio e controle social e está bem representada, inclusive, na tradição cristã.
Naquela tradição, Jesus é demonstrado como descendente de Davi e, portanto, portador de direitos reais, enquanto João Batista é esteriotipado como sacerdote, o que explica ter João batizado Jesus e a própria vinda do Espírito Santo naquele momento.
Com a morte de João Batista, narrada detalhadamente nos textos bíblicos (novo testamento), Jesus viu-se obrigado a assumir também a posição de sacerdote, tornando-se demasiadamente perigoso para o Império Romano.
Este teria sido mais um motivo para a Sua morte.
Também conforme a tradição judaico/cristã, o templo de Salomão, erigido em honra do Altíssimo, possuia em seu pórtico duas colunas instaladas, representando as duas forças controladoras da sociedade.
Há lendas que dizem que sobre aquelas duas grandes colunas havia um arco, com a palavra paz em hebraico.
É em homenagem à construção do edifício social e a todas as lendas e tradições a ele associadas, que nas lojas maçônicas (veja o artigo “O que é uma loja maçônica?”), mais especificamente em seus templos, estão inseridas também duas colunas.

.

Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos

 

Clique aqui e veja mais artigos de Truques & Trecos

 

Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos

2 resposta para "As Colunas do Templo – As Colunas Sociais"

  1. Pingback: O Sol Nos Mitos, Religiões e Maçonaria

  2. Pingback: O Sol Nos Mitos, Religiões e Maçonaria | gibanet.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.