O Templo

Truques & Trecos

.
A palavra templo deriva do termo latino “templum” (em grego “temenos”, do radical grego “tem”), com significado de “cortar”.
“Templum”, portanto, tem o significado de “cortado”, “demarcado”.
.
Delimitando um “templum” (corte) no céu, o sacerdote romano conhecia os presságios de acordo com o voo das aves naqueles limites espaciais. Aquela delimitação gerava uma divisão básica que era reproduzida em todos os locais: cidades, acampamentos, rituais, etc.
.
Portanto, a palavra “templo” no sentido etimológico indica uma divisão de setores: primeiro a linha leste-oeste, fixada pelo curso do Sol e depois cortada por outra linha, no sentido norte-sul.

Corte superior de um templo. Acima Leste, abaixo Oeste, a esquerda Norte e a direita Sul

.
L. Schaya, em uma visão sobre a vida contemplativa, ampliou o sentido do templo: “A palavra ‘contemplativo’ é composta de ‘cum’ e ‘templum’. Este último termo indica um lugar consagrado e, na antiguidade, significava particularmente o quadrado traçado no céu pelo áugure… Pois bem, a contemplação do céu não se limitou a de um áugure investigando nele um presságio: homens de todos os povos e todos os tempos, ergueram os olhos para a abóbada celeste e ficavam maravilhados, fascinados pelas miríades que nela se revelavam. Em toda parte houve homens que, desta contemplação natural do céu, foram transportados à contemplação espiritual do Criador, o que recorda as palavras de Isaías: ‘Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas.’ (40, 26). Entretanto a ‘Contemplatio Dei’ não nasce somente da contemplação dos fenômenos celestes. Cícero, por exemplo, amplia a noção de templum (Rep. 6, 15) e, portanto, a de contemplado da Divindade onipresente a ‘Deus, que tem por âmbito (templum) tudo quanto vês’. Posto que a criação, todas as criaturas, constituem o templo de Deus, o crente termina contemplando o Onipresente em todas as coisas.
.
Aliás, as Escrituras sagradas o convidam a isso, como faz o Corão, ao revelar: ‘Para qualquer lado que vos virais, lá está a Face de Alá’ (11, 109)7”.
.
H. Corbin usa o termo Beit-ha-migdash, no sentido de Casa Santa, assim como Beit-El, no sentido de Casa do Mundo, ou Beit-Israel, a Casa de Israel. Aqui, interessa-nos não tanto a especificação, como a denotação do termo Beit, Casa, que também designa a segunda letra do alfabeto hebreu e corresponde ao número dois. Explica o Sefer ha-Bahir: “Por que a letra Beth está fechada por todos os lados e aberta na parte da frente? É para mostrar-te que é a Casa do Mundo. Isto significa que o Santo, Bendito Seja, é o lugar do mundo, mas que o mundo não é seu lugar. Assim, não deve ser lido Beth, mas Bait, casa, tal como está escrito: ‘É pela Sabedoria que a casa se edifica e é por sua inteligência que se consolida (Prov. 24-3)”.
.
Por esta letra, a segunda do alfabeto, começa a Torá, e com ela toda a obra da criação, pois indica a divisão entre o Criador e as criaturas. Diz o Sefer ha-Zohar: “E, efetivamente, Eu (o Santo, Bendito Seja) me servirei de ti (a letra Beth) para realizar a criação do mundo e, portanto, serás a base da obra da criação”. Em outra passagem, diz: “A letra Beth designa os dois reinos, o de cima e o de baixo, que estão em comunicação, como o Norte e o Sul. O reino de cima funde o gelo de baixo, e o reino de baixo rende graças ao de cima. Estes dois reinos representam ‘o macho’ e ‘a fêmea’, que se complementam um ao outro. O céu representa o macho, e a terra, que pede as águas do macho, representa a fêmea. Quando o céu concede suas águas à terra, esta se torna fecunda”. (Veja o artigo “As sete leis herméticas)
.
Nestes breves comentários cabalísticos sobre o sentido de Beit, podemos ver os três princípios que conceitualizam a palavra latina “templum”: 1 – indica uma separação, um corte; 2 – é um lugar que está habitado por Deus; 3 – é o lugar da contemplação, pois é o lugar da reunião com Deus.

.

Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos

 

Clique aqui e veja mais artigos de Truques & Trecos

 

Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos

2 resposta para "O Templo"

  1. Pingback: O Sol Nos Mitos, Religiões e Maçonaria

  2. Pingback: O Sol Nos Mitos, Religiões e Maçonaria | gibanet.com

Deixe um comentário