Giba

Congregação Cristã no Brasil

Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Tamanho do texto Imprima esta página

Giba

 

O italiano Louis Francescon recebeu no final do Século XIX, em 1891, de acordo com suas palavras, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina separou Francescon e mais um pequeno grupo da igreja Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam e que não aceitou a mudança proposta para os ritos praticados.

Em 1907 na cidade de Chicago, surgiu uma missão que anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço à convite e teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação Divina de que aquela Obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se àquela irmandade, a maioria recebendo o Dom de se falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos Batismos da água e do Espírito.

Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felicio Mascaro e mais dez pessoas; depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome “Congregação Cristã do Brasil”, oficializado quando da realização da Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração “do” pela contração “no”, mantendo-se a partir desta data o nome de “Congregação Cristã no Brasil”.

Entre 30 de abril a 01 de maio de 1927, os fundadores da igreja realizaram uma reunião denominada “Assembléia Geral dos anciães”, onde foram elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 artigos de fé , além de definirem um credo doutrinário básico para as igrejas do movimento, o concilio também lançou as bases para uma organização eclesiástica.

Seus 12 Artigos de Fé:

  1. Crença na Bíblia como sendo a infalível palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21; II Timóteo 3:16-17; Romanos 1:16);
  2. Crença na existência de um só Deus, com três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Efésios 4:6; Mateus 28:19; I João 5:7);
  3. Crença na natureza divina e humana de Jesus Cristo e na sua morte por culpa de todos os homens (Lucas 1: 27-35; João 1:14; I Pedro 3:18);
  4. Crença na existência pessoal do diabo e seus anjos, que estão condenados ao fogo eterno (Mateus 25:41);
  5. Crença no novo nascimento pela fé em Jesus Cristo e na sua ressurreição para justificar os crentes (Romanos 3:24-25; I Corintos 1:30; II Corintos 5:17).
  6. Crença no Batismo na água, com uma só imersão, para perdão dos pecados (Mateus 28:18-19);
  7. Crença no Batismo do Espírito Santo, com a evidência de novas línguas (Atos 2)].
  8. Crença na Santa Ceia com um só pão partido com a mão e um só cálice, para relembrar a morte de Jesus Cristo (Lucas 22:19-20; I Corintos 11:24-25).
  9. Crença na necessidade da abstenção das coisas sacrificadas aos idolos, da fornicação, do sangue e da carne sufocada (Atos 15:28-29; 16-4; 21-25).
  10. Crença que Jesus Cristo tomou sobre Si as enfermidades dos homens, praticando-se, assim, a unção com azeite para apresentar o enfermo ao Senhor (Mateus 8:17; Tiago 5:14-15).
  11. Crença no retorno de Jesus Cristo e no arrebatamento dos fiéis (I Tessalonissenses 4:16-17; Apocalipse 20-6);
  12. Crença na ressurreição dos mortos em novos corpos; no Juízo Final e no tormento eterno para injustos e vida eterna para os justos (Atos 24:15; Mateus 25:46).

O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na suposta inspiração do Espírito Santo.

A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica, crendo na separação total entre Estado e religião.

A Congregação Cristã no Brasil é vista por alguns como uma seita, por outros , como um movimento contraditório de caráter sectarista e exclusivista, pois suas doutrinas são fundamentadas em versículos isolados das Escrituras e mal interpretados.

A Congregação Cristã no Brasil vê as demais Igrejas como seitas ou obra do Demônio.

As igrejas da Congregação Cristã no Brasil seguem um mesmo padrão arquitetônico, sendo pintadas em cores cinza e branco, com uma porta central para a circulação de ar, uma porta lateral esquerda onde entram os homens e uma porta direita onde entram as mulheres.

Em algumas localidades existem as casas de oração, que são pequenos salões destinados ao culto para poucas pessoas.

Dentro da igreja os homens ficam sentados à direita, as mulheres à esquerda e no meio ficam os músicos.

A Congregação Cristã no Brasil não cobra dízimo, ela se mantém com doações anonimas e nenhum centavo é direcionado aos seus cooperadores, que se mantém do salário de seus empregos formais. nenhum fiel é obrigado a colaborar com a igreja e aqueles que o fazem, tem a liberdade de doar o quanto querem.

Pregam que, antes de tomar qualquer atitude, tem que ser observadas as leis do homem, pois infringir as leis do homem também é pecado.

Muito da conduta dos fieis depende da igreja que frequêntam, pois nota-se diferenças regionais.

Texto revisado por Nandaschime do Earnmix, correspondente internacional do Gibanet

34 Respostas para Congregação Cristã no Brasil

  1. Avelino 14/05/2010 em 14:55

    Olá Amigo!

    Só faltou dizer que além de não obrigar a dar dizimo,o igreja não tem site,só tem este para explicar a historia e sobre quem tem um site os termos…http://www.congregacaocrista.org.br/
    Mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Congregação_Cristã_no_Brasil
    Só não concordo com "A Congregação Cristã no Brasil vê as demais Igrejas como seitas ou obra do Demônio".
    Está é a que mais respeita outras Igrejas, se ouviram falar isto não foi a igreja é sim um irmão que se equivocou, não podemos dizer que a igreja acha isto ou pregou.
    Não tem comercial na TV,não tem programa, e porque haveria de criticar outra igreja não está na mídia para colher $$$,não cobra para pregar(não sei se esse é o nome certo) não tem qualquer tipo de remuneração,como você disse neste artigo cada um vive do seu emprego.
    Para se tiver uma ideia nesses dias está passando por dificuldades para arrecadar dízimos na parte da construção, porque o dinheiro que estava guardado para reforma e construção de outras igrejas foi para os irmãos do Chile que sofreram aquela catástrofe, pois tem uma congregação em quase todos os países do mundo,então foi cancelado por tempo indeterminado a parte da construção,até que os irmão sintam de colaborar para prosseguir(nada é obrigado faz aquele que sentir no coração).
    Confesso que se comparar com outras doutrinas pode ser considerado a mais rígida ou uma das, deve ser por isso que cresce muito,vamos dizer que fica na sua e respeita a opção de cada um.
    Falar sobre religião é bem complicado,não gosto muito de debater sobre isto mais quando vi o parágrafo citado não hesitei em questionar!!rsrs

    Abraço !

    Responder
  2. gibanet 14/05/2010 em 16:39

    Olá Avelino,
    No caso da igreja não sustentar financeiramente, deveria ser regra geral de qualquer instituição religiosa, é um exemplo a ser seguido.
    Quanto ao trecho em que outras doutrinas religiosas serem rotuladas de seitas, hereges ou pertencentes ao demônio, informo que quando frequentei a congregação, eu ouvia estas palavras do colaborador, na hora do culto, então tenho isso como pregação da igreja e não de um irmão isolado.
    Muito obrigado por sua colaboração, espero ter a honras de sua visita novamente.
    Abraços
    Giba

    Responder
  3. Avelino 15/05/2010 em 15:53

    É como disse Giba é o Cooperador (como chamamos) que se equivoca e não a igreja.
    Não é porque ele é do Ministério que o que ele fala é a ultima palavra ou não está errado veja alguns exemplos.
    "Quando falo perde a Liberdade acredito que você saiba o que estou falando"
    Muitos Cooperadores e Anciões já perderam a liberdade e porque?
    muitos irmãos já perderam a liberdade e porque?
    Um caso foi quando uma Jovem Organistas estava fazendo algo que não era de acordo com a doutrina (vamos dizer quase desviada)e como ela era música e é necessário ter a aprovação do ministério(oficialização),foi lhe tirado a liberdade,não foi de de uma vez,primeiro falaram com os pais,depois com a irmã,deram muitos conselhos e no final perdeu sua Liberdade.
    O que aconteceu? Seus pais ficaram revoltados (sem razão,pois sabiam que estavam errados) e em vez de aconselharem a filha de que não era correto,saíram da igreja e tiraram todos os seus filhos,se desviaram completamente(voltaram a vida mundana).
    Conclusão eu não sou batizado e não sou músico mais quando somos oficializados ou entramos para o ministério temos que dar o exemplo e também já sabemos muito bem a doutrina (o que não pode e o que pode fazer)…
    Conheço muitas pessoas que já foram da congregação e sairam,por motivos banais,Brigas,não concordar com algo, desentendimento entre irmãos,etc.
    Tem muitos que tem vergonha de dizer que são da CGB,não gostam de ser cumprimentados(Paz de Deus) em publico,fazem tudo que o mundo faz e só vão nos cultos para verem as irmãs!rsrsrs,não põem em pratica a doutrina…
    Você que já frequentou a GCB sabe qual é a imagem dela no mundo:
    “Não pode assistir televisão, não pode ir a shows,não pode cortar o cabelo as mulheres,não pode pintar o cabelo ambos,não pode falar palavrão,não pode transar antes do casamento,etc!!!
    Convenhamos e sabemos que pouquíssimos cumprem isto a impressão é de que a GCB prende todos(obriga) a serem caretas,mais não é nada disso como você e eu falamos nada é obrigado!!!!!

    Responder
  4. gibanet 16/05/2010 em 01:09

    Meu amigo Avelino,
    Concordo com suas palavras.
    Este texto que publiquei é para que pessoas que nunca entraram em uma igreja da CCB saibam do que se trata. Em nenhum ponto coloquei minha opinião pessoal e minhas impreções a respeito da doutrina, pois sei que para muitas pessoas, este é o melhor caminho a ser seguido.
    Concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas, é muito melhor ver uma pessoa dentro da igreja praticando o bem, para si e para os outros, do que ver (como vemos diariamente) as pessoas disperdiçando seu tempo em botecos, fofocas e crimes, contra si e contra os semelhantes.
    Não aceito a idéia de pessoas rotularem uma doutrina sem nunca terem participado dela, ou seja, espalham o que ouviram sem nem ao menos saberem se é realmente verdade.
    Senti em suas palavras a firmesa de quem sabe defender de maneira coerente as práticas e doutrina da CCB.
    Por este motivo, convido você a fazer um texto com seu ponto de vista e sua vivencia e eu me disponho a publica-lo aqui, para que os leitores do blog tenham acesso a estas informações.
    Desta maneira, tiramos das trevas as informações que faltaram aqui e talvéz algum leitor se sinta movido a conhecer pessoalmente a CCB.
    Também, se quiser, está convidado a ler o que escrevi de outras doutrinas e comenta-las.
    Sinta-se sempre bem vindo.
    Um grande abraço
    Giba

    Responder
  5. Avelino 17/05/2010 em 00:23

    Olá Giba!
    Primeiramente não sou nenhum expert na CGB(bem longe disso!!!rsrs) só ressalto uma coisa,todos conhecem a CGB e por isso quando entram sabem que é bem rigido a doutrina diferente de muitas que dão uma grande liberdade(sem ofensas).
    Eu falei demais aqui nos comentários(coisa que não faço na vida real e virtual!!rsrs)e dá a impressão que sou advogado da CGB,nem preciso criar um texto (é so juntar os nossos comentários que já dá um texto!rsrs,meu português não é muito bom também)mais agradeço o convite.
    Abraço e novamente obrigado!

    Responder
  6. Anonymous 24/05/2010 em 08:30

    Sobre a afirmação de que nós vemos as outras igrejas como SEITAS E OBRAS DO MALIGNO, não é verdade. Pode haver ainda em nosso meio (CCB) alguns irmãos mais antigos que pensam assim, mas não reflete a opinião nem do Ministério e nem da irmandade em geral. A Congregação jamais atacou nenhuma igreja em seus cultos. Respeitamos todas as crenças. Agora, já não posso dizer o mesmo de outras tantas denominações, que não só falam a vontade da Congregação, como fazem palestras, livros, debates a respeito de nossa doutrina.

    Responder
  7. Giba 24/05/2010 em 08:41

    Caro amigo, como já citei nos comentários acima, deixei esta afirmação por ter escutado por muito tempo o Colaborador dizer isto em púpito.
    Se o ministério não aceita esta prática, é uma ótima notícia, posso até retificar o meu texto.
    Obrigado
    Giba

    Responder
  8. Vagno 28/05/2010 em 12:31

    Olá Giba,gostei muito da sua matéria sobre a Comgregação Cristã no Brasil, muito interessante eu só gostaria de ressaltar que nos dias de hoje são lidos os topicos de ensinamentos a todas as igrejas tanto na Brasil como no exterior, estes topicos são todos os anos modificado se precisos para que os fieis principalmente os domésticos na fé sigam estes ensinamentos que nada mais é a doutrina aplicada nas igrejas,inclusive nestes tópicos lidos no ano de Abril de 2001 foi lido que a irmandade não devem chamar outras pessoas de criaturas, primos ou seitários, estes que assim agem estão totalmente fora da doutrina e dos ensinamentos aplicados nas congregações, quanto a alguns coperadores que pronunciam estes tipos de palavras são chamados em conselhos administravos e são corrigidos para que não falem mais principalmente em horario de cultos, pois tenho doze anos de batizado faço parte do corpo administrativo da CCB e mesmo antes de fazer parte da administração eu ja sabia que tenho que ver os da congregação ou outras religiões como irmãos em cristo Jesus é isto que eu e muitos somos ensinados, temos um grande exemplo que é o Avelino aplicou em sua matéria uma grande explicação foi um sábio em uma linda explicação parabens Avelino.

    Responder
  9. Anonymous 14/06/2010 em 17:52

    olá Giba, conheço muito bem a CCB, e muitos que ali se reunem, uns p/orar a Deus, outros p/reparar as roupas, e outros p/paquerar.e etc…
    Muitos,só colocam a roupa decente p/ir a Igreja
    n/vê a hora que termina o culto p/ir p/balada.
    alguns fora da CCB nem parecem ser crentes.
    Namoram e dormem c/namoradas(os), bebem,fumam.
    São Crentes de Fachadas,falsos,mentirosos,enganam
    os homens, mais não enganam a Deus.
    Frequentei muitos anos,mais com o tempo tudo isso
    que eu via e presenciava começou a me incomodar.
    preferi sair desse balaio de falsidade.
    Hoje eu sirvo a Deus, não sirvo religião e nem
    doutrinas de homens.
    Leio a Biblia, oro, louvo ao Senhor,
    Tenho uma Família Abençoada pela Graça e Misericordia de Deus. Somos Feliz.
    Servimos ao Senhor., mais na minha casa no nosso
    Lar. Diante de tanta decepção não frequento mais
    nenhuma Igreja.
    Obs;- Muitos que frequentam o CCB não sabem o histórico dela., de como surgiu. Muitos acham
    que foi um Brasileiro que fundou a Igreja
    eu tbem não sabia até hoje.
    Deus Abençoe a Todos.

    Responder
  10. Anonymous 30/07/2010 em 11:01

    giba muito bom o texto, voce esta de parabens. sou da ccb,mais quero dizer que nem todos da ccb ve as outras igreja como seita, alguns irmao que nao conhecer a bliblia semeia isto no meio da irmadade, pois temos ensinamento a nao falar mau de nenhum igreja.

    Responder
  11. Giba 30/07/2010 em 14:28

    Em breve estarei fazendo um adendo a esta matéria.
    Estive pesquisando e recebendo retornos como o seu e vi que muitos dos erros cometidos dentro desta doutrina, são error pontuais, onde o indivíduo atua por contaprópria, não obedecendo as determinações da igreja.
    Bem, esta é uma situação normal em qualquer instituição de grande porte como a CCB, com muitas pessoas atuando, sempre tem aquela que pisa fora das regras.
    Muito obrigado por sua participação.
    Um grande abraço
    Giba

    Responder
  12. Anonymous 22/02/2011 em 02:58

    GIBA COMO SE DECLARA,VC TEM A PAZ DE DEUS EM TI?A VOZ PRECIOSA DE CRISTO AINDA FALA EM TEU CORAÇÃO?
    PQ DIGO ISSO,NÃO PQ TENHO PRECONCEITO,SIM PQ VEJO PALAVRAS DE UM FILHO DA PERDIÇÃO,CREIO NA MISERICÓRDIA DE DEUS.SIM DAQUELE QUE BATE A SUA PORTA,QUE TENTA TOCAR EM SUA ÓRLA,NÃO DAQUELE QUE SÓ ESTEVE NO MEIO NOSSO SÓ DE PASSAGEM.A OBRA DE DEUS NÃO CRITICA AS OUTRAS DENOMINAÇÕES,NEM OS QUE TRANSGRIDEM A LEI DE DEUS,ANTES ORA PARA QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA E MUDEM,MAS POR VENTURA TEMOS SOMENTE COMO IRMÃOS AQUELES QUE SEGUEM A MESMA FE E DOUTRINA,E VAMOS DIZER ESPIRITUALMENTE,AGORA EU DIGO O QUE EU VEJO E SIM,PESSOAS QUE CONFESSAM O MSM DEUS.NÃO A MSM FÉ.NÃO TEM O MSM ESPIRITO,PQ CRISTO É A CABEÇA E NÓS SOMOS O CORPO,E NÃO A DIVISÃO,PQ COMO PODE UM CORPO SER FORMADO POR MENBROS DIFERENTES,DEUS NÃO É DE CONFUSÃO,POR VENTURA É O REI DA MISERICÓRDIA,E PODE A TER DAQUELES QUE SÃO ENGANADOS,POR LOBOS DEVORADORES DE OVELHAS,OU VIVEM DA LÃ DELAS.
    A PAZ DE DEUS
    QUALQUER COISA MEU EMAIL É
    ramonbcc@hotmail.com

    Responder
  13. Adão Viana 02/12/2011 em 22:31

    Olá Giba ..FOI LENDO TODOS ESTES COMENTÁRIOS QUE RESOLVI IR ATÉ A IGREJA CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL, FUI EM CULTOS EM TRES IGREJAS ,EM DIFERENTES LOCALIDADES CONFESSO QUE NUNCA EM MINHA VIDA PRESENCIEI UM CULTO A DEUS TÃO LINDO TÃO CHEIO DE VIRTUDE….SE FOR DA VONTADE DE DEUS MUITO EM BREVE IREI PEDIR O BATISMO, QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA ENTRE TODOS NOS..

    Responder
    • Gilberto 03/12/2011 em 00:03

      Adão, espero ter colaborado para que você tenha encontrado o caminho que lhe traga paz e felicidade.
      Um grande abraço
      Giba

      Responder
  14. Isa 03/01/2012 em 17:04

    Ola Giba, muitas coisa foram faladas da CCB pelo fato de não terem conhecimento da realidade, o nosso DEUS ensina nos a não ficar discutindo sobre religiao porque quem fica feliz com as discusão e o nosso inimigo.
    Nos temos que procurar a servir a DEUS porque dentro de qualque denominaçoes tem o joio e o trigo , não podemos se espelhar no homen e si m em Jesus Cristo de nos deixou muitos exemplos para seguirmos, estou servindo a DEUS na CCB a 12 anos e sou musico pela misericordia de DEUS, e somos ensinados a nao criticar nem uma denominação porque da mesma forma que estamos buscando a DEUS as outras denominaçoes tambem esta. Se os que estão na frente do povo tão agindo de ma fe eles serão cobrados pelos seus atos, os fieis nao tem culpa, e DEUS esta de olho em cada um deles. Fico feliz de poder deixar aqui a minha opinião porque no nosso meio existe muito que ainda não são convertidos e por não terem sabedoria acabam errando e dando um mao testemunho. E quem não conhece a obra de DEUS acaba se escandalizando, nos somos ensinado a quando vermos o nosso irmão no erro orarmos por ele para que o nosso DEUS tenha misericordia dele e a mesma sabedoria que deu para nos que de ao nosso irmao tabem.
    Que DEUS te abençoe

    Responder
  15. Giba 03/01/2012 em 22:48

    Olá Isa,
    O grande problema entre as religiões é que os fieis costumam olhar para as outras doutrinas como concorrentes.
    No dia em que os fieis começarem a ver as outras como escolas diferentes sobre o mesmo ensinamento e para o mesmo fim, tudo ficará muito mais simples para todos.
    Dentro de uma familia bem estruturada, um filho resolve ser médico, outro resolve ser advogado, outro engenheiro e assim por diante.
    Na humanidade, em relação ao culto é a mesma coisa, cada qual escolhe aquela doutrina que lhe é semelhante e ou lhe parece correto.
    Hoje procuro trazer aqui informações sobre as mais variadas doutrinas, pois assim muitos poderão saber do que se trata cada uma delas e eliminar o preconceito.
    Obrigado por sua visita e seu comentário, sinta-se sempre bem vindo
    Que Deus lhe abençoe
    Um grande abraço
    Giba

    Responder
  16. Isa 12/01/2012 em 23:11

    Ola Giba
    Me desculpe mas entendo a sua opiniao mas nao concordo, na realidade eu vejo a maioria das religioes nao como concorrentes mas como comercio vendendo a palavra de DEUS que deixou escrito nas escrituras da de graça o que recebeste de graça. A doutrina e uma so o tempo passa mas a palavra de DEUS nao, o homen cria doutrinas para beneficio proprio se aproveitando da fe dos fieis para acabar sendo sustentado pelos fieis. Na minha opiniao hoje em dia eles criam tanta coisa para levar o dinheiro dos fieis , a maioria dos que se dizem pregadores de palavras querem estatos e falam de DEUS da boca para fora e na sua vida particulares sao homens perversos que engana os homens ( fieis ) mas o nosso DEUS eles nao engana porque ele conhece e o coração do homen , nos vemos e jugamos o homen por fora mas DEUS conhece por dentro. Mas tudo isso esta nas escritura sagrada e nos so estamos vendo o cumprimento da palavra de DEUS.
    Me desculpe pela minha opiniao mas e o que eu acho.
    Que DEUS te abençoe

    Responder
    • Giba 12/01/2012 em 23:59

      Olá Isa,
      Entendo e respeito sua opinião.
      Eu costumo dizer que a religião é o mal do século 21.
      Eu não duvido que algumas igrejas como a IURD possam gerar uma onda de depredações, basta os líderes acharem que é lucrativo financeiramente.
      A igreja católica reinaugurou o mecanismos de indulto, onde há um preço por pecados e se você pagar (em dinheiro), a igreja intervem no perdão do pecado, ou seja, estão enganando os fieis em busca de lucro financeiro.
      Outro detalhe, eu acredito que um budista, um taoista e tantos outros seguidores de outras doutrinas mundo afora também tem seu percentual de salvação, pois não acredito no monopólio de salvação do cristianismo, que é totalmente fundamentado na cultura judaica e as pessoas citadas na bíblia, são em sua grande maioria judeus ou romanos.
      As outras etnias são minoria.
      Mas se você acredita e se sente bem em sua fé, seja aquela que servirá de exemplo, para que seus próximos possam se espelhar em você e se tornarem pessoas muito melhores.
      Que Deus ilumine seu caminho e lhe conceda sabedoria.
      Um grande abraço
      Giba

      Responder
  17. sergio 10/03/2012 em 19:30

    Bom eu visitei varias igrejas sei que falam do mesmo Deus mas pra isso temos que ter o conhecimento de como servir a ele e percebi que o unico meio de conhecermos Deus e sua vontade é lendo sobre ele na biblia sagrada é como um mapa que conduz ao tesouro escondido penso eu…então assim comecei observar os sinais primeiramente para servir a Deus com esperança da vida eterna temos que ser batisados então procurei saber sobre batismo e resumindo a Congregação Cristã não aceita batismo de outras denominação e em parte eu concordo depois de examinar nas escrituras Jesus disse dai de graça o que de graça recebeste então se recebo de Deus o entendimento do envangelho de graça não posso receber dinheiro pra pregar ou no caso dos Pastores Batizar as pessoas..Os Pastores recebem salario por mes pra pregar e batizar quem é batizado vai pagar dizimo e o Pastor desce na agua ganhando pra fazer aquele serviço..no caso da Congregação Cristã ninguem recebe salario nenhum nem pra pregar nem pra fazer batismo o ancião da ccb desce na agua sem receber salario e a pessoa que vai ser batizada não vai pagar nada tambem e na biblia ta escrito que o batismo é um só então qual será o verdadeiro?Começando por ai gostei muito dos cultos e doutrinas da congregação Cristã mas sou novo ainda no entendimento mas se estou errado na vida do mundo agora quero servir a Deus mas começar certo e começa pelo que eu entendi o Batismo..me corrijam por favor se disse algo que não é bem assim.obrigado

    Responder
    • Giba 11/03/2012 em 03:31

      Olá Sergio, tudo bem contigo?
      Você está começando a procurar o melhor caminho e o entendimento, isto é um bom inicio, mas não garante sucesso.
      Se você procurar bem, verá que muitos são os caminhos que conduzem ao pai.
      Porém o segredo será a sua conduta e seu objetivo.
      Nunca, em hipótese alguma, faça algo por medo e/ou obrigação. Erro cometido pela maioria dos cristãos.
      Pesquise, escolha a igreja que atende suas necessidades e te agrada.
      A partir deste momento, siga-a com determinação e amor, mas nunca cegamente, pois poderá colocar tudo a perder se parar de pesquisar e procurar entender o sentido daquilo que está fazendo em prol de sua fé.
      Nunca, em hipótese alguma alimente o preconceito, se achando o salvo, escolhido e julgando as outras pessoas como condenados, pois incorrerá em pecado inafiançável.
      Quanto ao que você disse sobre os pagamentos na CCB, está corretíssimo, tanto é que em 90% das igrejas é até difícil visualizar a caixa para depósito de doações, pois este não é o objetivo dela, ou seja, não é uma igreja que visa o lucro, a arrecadação financeira e o sustento de seus líderes. Aliás, o colaborador é criado pelo perfil de saber conduzi o culto, não se pondo este acima de nenhum fiel, o que mostra um respeito ímpar com os irmãos de fé. Esta atitude é raríssima dentre as igrejas cristãs.
      Lembre-se sempre que, o batismo não salva nem cura ninguém, pois a cura vem da essência de seu coração e da intenção de seus atos e pensamentos.
      Faça o que fizer com amor e nele se fortaleça.
      boa sorte em sua jornada
      Um grande abraço

      Responder
  18. sergio 11/03/2012 em 19:26

    muito obrigado eu acato com amor todos os ensinamentos e fico feliz por encontrar pessoas como voce sempre disposto a esclarecer nossas duvidas para melhor nos viver nesta terra cheia de tanta maldade aqui realmente vi uma grande diferença comparando este site com muitos que tem por ai nota 1000 pra voces e Deus abençõe e te de aquilo que voce tem mais nescessidade isso nem voce sabe nem eu sei mas Deus que conhece o intimo de nossa existencia com certeza vai preparar sempre o melhor para aqueles que procuram andar em seus caminhos retamente manso e humilde de coração ele sabe o que nós precisamos de verdade.aquele que confia no Senhor jamais sera confundido ou desamparado.Amem e a Paz de Deus.Fique com Deus me alegrei muito com o seu procedimento.até mais……

    Responder
    • Giba 11/03/2012 em 21:16

      Sergio,
      Sempre que quiser, sinta-se bem vindo ao blog.
      Um grande abraço

      Responder
  19. maria de fatima 31/03/2012 em 21:50

    perto de minha casa tem uma CCB e sempre que passo por lá ouço os canticos e fico com uma imensa vontade de assistir a um culto. Vejo que as mulheres usam véu. Se algum dia eu for até esta igreja posso ir de calça comprida?Faço esta pergunta porque algum dia entrarei nesta igreja, tenho certeza, pois parece que algo está me chamando.

    Responder
    • Giba 31/03/2012 em 22:02

      Olá Maria,
      Na doutrina da CCB eles ensinam que mulher não deve usar roupas de homem, por este motivo, para não atrair olhares de censura, evite ir de calça no culto.
      Depois conte aqui como foi.
      Um grande abraço

      Responder
      • maria de fatima 01/04/2012 em 20:25

        Obrigada Giba, sua informação foi muito importante. Vou procurar saber o horário do culto e dentro de alguns dias darei o retorno.

        Responder
        • Giba 02/04/2012 em 00:54

          Boa sorte Maria

          Responder
  20. gaotre 13/07/2012 em 23:48

    Nasci na ccb, tenho 48 anos, estes dias fui convidado pelo pastor da assembleia de Deus para visitar sua igreja, então eu fui visitar a AD puxa: quase mim excluiram da igreja, até hoje mim olhão diferente, parece até que sou um pecador…

    Responder
    • Giba 14/07/2012 em 00:13

      Gaotre, o erro de muitos religiosos é o julgamento e o preconceito.
      Em algum lugar está escrito, amas ao teu próximo como a ti mesmo, mas a maioria das pessoas, inclusive dentro da CCB, não aprenderam esta lição tão básica.
      Em um dos mandamentos também está dito: Não julgais, mas também é outra lição não aprendida.
      Trilhe da melhor forma possível o seu caminho e sirva de exemplo para as pessoas de bom coração que precisam ser guiadas.
      Não alimente rancor nem maus pensamentos em relação as pessoas da AD.
      Lembre-se que Jesus disse: Pai, perdoe, eles não sabem o que fazem.
      Siga com fé
      Um grande abraço
      Giba

      Responder
  21. douglas 15/11/2012 em 21:08

    a paz de deus estejao en todos ,,…eu tenhu uma pequena perguna ,,,quen ainda não é batizado e sente de proseguir a oraçao de agradecimento ..ou quais quer osutra …ou se sentir de fazer a or5açao sen ser batizado eu tenhu esse direito ..eu se sinto en liberdade para oraçao ,,,,desculpa as perguntas mais tava en duvida ….espéro ter augun resultado o quanto antis ….a paz de deus a tod

    Responder
    • Gilberto 15/11/2012 em 21:49

      Douglas, sobre esta questão você terá que conversar com o colaborador da igreja que quer frequentar.
      Boa sorte.

      Responder
  22. douglas 26/11/2012 em 12:58

    deus que abençoe irmao giblberto…falarei com o ansiao… to agradecido ……..

    Responder
  23. Carmen 22/10/2013 em 15:26

    Só gostaria de saber ou melhor até eu sei o pq….. Mas tenho uma cunhada/irmão carnal que vive falando mal das pessoas.. criticam..tem invejas…odeiam outras pessoas de outra denominação…. as pessoas humildes são todas coitadinhas… vive cantarolando…subiando…. e ao mesmo tempo falam muito “caramba”…. acho que Deus não está em seus corações….
    Prefiro ficar com Jesus Cristo ………….. eu hem……..

    Responder
    • Gilberto 22/10/2013 em 18:20

      Carmen, eu tenho visto muitas pessoas ostentarem suas denominações como forma de vaidade, apenas para se dizerem “as salvas”, enquanto que não fazem nada para a própria evolução e elevação espiritual.
      É aquela história da embalagem bonita com conteúdo estragado…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Seu último artigo é