Lugar Misterioso – 1/5 – Stonehenge 1

Truques & Trecos
Wiltshare é um condado rural localizado no sudoeste da Inglaterra, que ocupa uma área de menos de 3.500 quilômetros quadrados.
No passado, foi conhecido como Reino de Wessex, que surgiu no século VI, e que foi um dos sete grandes reinos da Grã-Bretanha, que formavam a heptarquia[1] e que precederam o Reino da Inglaterra.
Wiltshare é um sítio onde se encontram o Stonehenge, as montanhas de Silbury Hill e os círculos de pedra de Avebury e onde mais recentemente surgiram misteriosas formas geométricas que se estendem por quilômetros, estampados nos campos.
Temos neste local uma grande concentração de monumentos antiquíssimos e fenômenos modernos, muitas vezes considerados inexplicáveis e normalmente relacionados à forma circular.
Apresentaremos uma série de cinco artigos, dispostos da forma seguinte:
I – Stonehenge – parte 1
II – Stonehenge – parte 2
III – Montanhas de Silbury Hill
IV – Os círculos de pedra de Avebury
V – Os círculos ingleses

I – Stonehenge – parte 1

 

Stonehenge (do inglês arcaico “stan” = pedra, e “hencg” = eixo) é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície deSalisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul daInglaterra.

Constitui-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudosastronômicos, mágicos ou religiosos.
O monumento é formado por círculos concêntricos de pedras que chegam a 5 metros de altura, com peso de cerca de 50 toneladas.
Da construção, identificam-se três períodos distintos e complementares, que exigiram cerca de 30 milhões de horas de trabalho.
Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. Nesta consideração, é importante mencionar que a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o Solstício[2] de Verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o Solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada. Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C..
A respeito da sua forma e funções arquitetônicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge – especialmente os seus círculos mais antigos – pretendia ser a réplica de um santuário de pedra, sendo que os de madeira eram mais comuns em épocas Neolíticas.
[1]Heptarquia (do grego ???? hepta, “sete”, e ????? arkhía, “poder, autoridade”) é o nome conferido ao período da História da Inglaterra que vai da conquista, pelos anglo-saxões, da porção meridional da ilha da Grã-Bretanha, que estes chamavam de Angleland (daí England, o termo inglês para Inglaterra), até o momento em que os Vikings começaram as incursões na ilha.
Em geral, considera-se que este período histórico se estende de 500 a 850 d.C..
O termo “heptarquia” refere-se à existência de sete reinos que vieram a fundir-se para formar o Reino da Inglaterra durante o início do século X. Foi cunhado no século XII, pelo historiador inglês Henrique de Huntingdon, e é costumeiramente empregado desde o século XVI. O termo é considerado impreciso hoje em dia, pois havia na verdade mais de sete reinos naquele período histórico, e alguns Estados da época, menos conhecidos e com categoria inferior a reino, tiveram papel tão ou mais importante que o de alguns integrantes da heptarquia.

Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos

 

Clique aqui e veja mais artigos de Truques & Trecos

 

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.


Truques & Trecos é a união de Amigos Maçons com o intuito de propagar a verdade sobre a Maçonaria, o esoterismo e assuntos correlatos. São idealizadores e administradores do blog Truques & Trecos

Deixe um comentário