Peças Originais ou Paralelas?

Gilberto Vieira de Sousa

.
Peças Originais ou Paralelas?

 

 

A única certeza que você pode ter em relação ao seu carro é que um dia ele vai “quebrar”. Quando isto acontecer, você vai utilizar uma peça original ou uma paralela na troca ?

As peças originais são mais caras, porém tem durabilidade e qualidade, onde as peças paralelas na sua maioria pecam nestes quesitos. Então na maioria das vezes o barato sai caro, mas há no mercado peças tão boas como as originais, a questão é o conhecimento para aquisição destas peças, como saber?

Se você é um sortudo que tem um mecânico como amigo ou quase da família, ele vai indicar os caminhos das pedras, caso contrário, para não correr o risco é concessionária na certa. Como todos os seguimentos, temos no mercado bons, médios e péssimos produtos, e as vezes, a diferença de uma peça original para uma paralela é pouco e não compensa arriscar,  nestes casos claro.

Cito como exemplo de peça paralela uma correia dentada para motor, a do meu carro sai por 120 reais a original na concessionária, mas uma paralela de ótima qualidade, sai por 80 reais, e sendo atestada até pelos próprios mecânicas da concessionária, então por que eu gastaria 40 reais a mais só pela marca tendo a mesma qualidade? Há outras correias paralelas como já citei em artigo anterior que têm a mesma qualidade das originais e com isto ganharam mercado. O maior problema das peças paralelas é que a maioria não tem qualidade e assim você já deve ter ouvido pelo menos uma pessoa reclamando a respeito.

Agora como um exemplo de peças originais, um rolamento ou peças internas do motor são peças que necessitam de ótima qualidade e mesmo tendo um alto custo, onde são aplicadas também demanda de valores altos, não seria prudente arriscar. Na maioria dos casos, o consumidor acaba comprando a paralela devido o custo alto da original, mas é preciso calma para efetuar esta escolha, pois como citado anteriormente, “o barato sai caro”.

 

Gilberto Vieira de Sousa

Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e Cotajuridica.com.br

Deixe um comentário