Lino Tavares

EFIPAN 2013: Alegrete (RS)

Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Tamanho do texto Imprima esta página

EFIPAN 2013: Alegrete (RS) Prepara-se para Receber Futuros Astros do Futebol Mundia

Lino Tavares

    Como acontece anualmente há mais de três décadas, na cidade de Alegrete (fronteira-oeste gaúcha), realiza-se de 12 a 28 de janeiro próximo o 33º Encontro de Futebol Infantil Pan-American (EFIPAN), reunindo, nessa edição de 2013, equipes representativas do Flamengo de Alegrete (promotor do evento), Santos, Grêmio, Internacional, Corínthians, São José (Porto Alegre), Portuguesa, Figueirense, Bahia, Coritiba, Caracas (Venezuela), Defensor e Peñarol (Montevidéu)  e Boca Juniors (Argentina).   A fórmula do torneio,  definida em Congresso Técnico na Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre,  divide os 14 clubes participantes em dois grupos (A e B) – como se vê a seguir -,  que irão se confrontar, de forma cruzada em sua primeira fase, totalizando 49 partidas que decidirão os oito classificados para a fase seguinte.

    O EFIPAN é o único do gênero na América Latina, sendo realizado desde sua primeira edição, em 1980,  no Estádio Municipal Farroupilha.  Em 2013,  será disputado, com os 14 clubes citados,  pela categoria 1999. O objetivo do Torneio é incentivar a salutar prática

 do futebol, dando ênfase à integração entre os diferentes povos e à noção de respeito à diversidade através da convivência no decorrer da competição. Por sua vital importância para o esporte e em função da história construída ao longo de três décadas, o torneio foi incluído, neste ano de 2012.  no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei n° 13.987, sancionada em 03 de maio último.

    A competição é considerada de grande importância para o desenvolvimento social, cultural e esportivo de sua cidade-sede, contando com a participação de torcedores locais e visitantes dos diversos estados da federação e de países vizinhos, representados por desportistas e clubes, em cujas hostes despontaram atletas que se projetariam no cenário futebolístico do Brasil e do mundo,  tendo o Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano como seu primeiro palco. Nessa extensa lista de astros da bola figuram nomes como  Ronaldinho Gaúcho (Grêmio – 1994), Alexandre Pato (Internacional – 2003), Román Riquelme (Argentinos Jrs – 1992), Cambiasso (Argentinos Jrs – 1994), Neymar (Santos – 2005), Carlos Tevez (Boca Jrs – 1998), Martín Cáceres (Defensor – 2001), Jefferson (Cruzeiro – 1997) Emerson (Vasco – 1989), Maxi Pereira (Defensor – 1998), Rodrigo Braña (Independiente – 1994), Gabriel Milito (Independiente – 1994), Muriel (Internacional – 2001) Marcelo Grohe (Grêmio – 2001), Federico Insúa (Argentinos Jrs – 1994), Álvaro Gonzalez (Defensor – 1998), Diego (Santos – 1999), Renan (Internacional – 1999), Lucas Viatri (Boca Juniors – 2001) e muitos outros.

Repercussão

    O EFIPAN, promovido pela Escola de Futebol Flamengo, presidida pelo desportista Antônio Carlos Fagundes,  é mundialmente conhecido, tornando-se alvo de cobertura na mídia sul-americana e brasileira, como pode ser visto no link a seguir, do Portal Esportivo Terceiro Tempo, da Rede Bandeirantes de Televisão, comandado por Milton Neves, que tem entre sua equipe de comentaristas o jornalista Lino Tavares, um dos pioneiros da criação do Torneio, integrando em várias edições a  sua Comissão de Divulgação.  Clique no título, para abrir a matéria:

“PEIXINHOS DA VILA” LEVAM O “CANECO” DO EFIPAN 2012. Por Lino Tavares
 
    Lino é também o autor do Hino do EFIPAN (letra e música), gravada pela cantora alegrentese Nehite Brandolt,  cujo clipe  se acha postado no Youtube e no final deste texto, com se vê a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Seu último artigo é