Da Bíblia ao Alcorão

Há uma novidade na praça: pastores evangélicos se convertendo ao islamismo. Visite o site Porque Deixei o Cristianismo clicando aqui. Segundo um deles afirmou, na verdade, estão se revertendo porque “todo mundo já nasce islâmico”. Ai, ai, ai… Como se não bastasse o que nos vem acontecendo. Tadinho do nosso Brasil. Isto não é preconceito, é conceito mesmo do que vem a ser religião monoteísta e seu rastro pela história.

Não se fala, mas o islamismo surgiu por influência do cristianismo. Segundo o historiador Toynbee, no século VII os árabes eram contratados como mercenários para guardarem as fronteiras no Oriente Médio, tanto a dos persas quanto a dos romanos do Oriente. Uma dessas situações inusitadas da história. Com suas caravanas, comerciavam livremente com os dois beligerantes auferindo grandes vantagens.

bismillah

Assim formaram fortunas e adquiririam conhecimentos civis e militares de ambos os contratantes. Até que um dia se encontraram suficientemente fortes e se voltaram contra aqueles unidos por uma nova cultura religiosa inspirada pelo poder e glória cristãos. O Império Romano do Oriente era romano só de nome, pois na verdade este império cristão tornara-se grego. A cultura árabe é de base grega e persa.

O mundo árabe se constituía de cidades-estados lideradas por clãs familiares, como no antigo mundo grego. Era o normal na Antiguidade e a desunião campeava por questões menores. A nova cultura dos árabes, a semelhança da cristã, serviu para uni-los em nome de Alá (Deus), que, segundo Toynbee, significa “Senhor” em siríaco; língua antiga que antecedeu o idioma árabe como a língua da unificação islâmica.

Se para o ex-pastor evangélico da Assembleia de Deus todos já nascem islâmicos, é curioso notar que para a historia ocidental o islamismo nasceu do cristianismo, do qual o ex-pastor desistiu. Às vezes, quando surge a oportunidade de voar da gaiola a exemplo de outros, um pássaro cativo pode optar apenas por mudar de poleiro. Isto, sem considerar as possibilidades político-religiosas que podem estar agindo nos bastidores também aqui no Brasil.

Ivani de Araujo Medina

Ivani de Araujo Medina é um Homem com a percepção do descompasso existente entre a história e o favorecimento ideológico ao cristianismo

3 resposta para "Da Bíblia ao Alcorão"

  1. Mohammed Haziz   20/01/2018 em 02:07

    A Base do Islamismo não é do Cristianismo somente, mas diretamente de Deus Único que chamamos de Allah(SWT). A Base do Islam vem do Livro Torá, pentateuco, o livro do Salmos de David, o livro do Evagelho de Jesus e o Alcorão. Mr. Ivani!

    Responder
  2. Mohammed Haziz   20/01/2018 em 02:10

    Precisa estudar um pouquinho mais senhor Ivani…

    Responder
  3. Ivani Medina   01/02/2018 em 08:01

    Diretamente de deus surgiu religião alguma. O fato é que todas as crenças religiosas se dizem originárias diretas da suposta divindade. O sucesso do cristianismo impressionou profundamente os povos daquela região oriental, mostrando-se funcional na organização, condução e propagação dos seus valores culturais. Essa foi a influência ou a contribuição cristã para a origem do islamismo, senhor Haziz.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.