Conhecimento é Apenas Detalhe

José Antonio Karacek

Seguidamente vemos greves dos professores Brasil afora. E todos sabemos que a solução não está em apenas dar os aumentos aos profissionais.

O sucesso de um povo depende da educação, e a educação depende de bons professores. Mas não adianta pagar bem o professor se o mesmo não tiver estímulos, respeito, reconhecimento e condições de trabalho.

educação-onu

Nosso país não investe em educação porque um povo culto é o maior inimigo de um governo e isso acaba com a perpetuação de poder.

Para o povo, sendo de graça, tendo vaga na escola para depositar seus filhos está bom. Para o aluno passar de ano, mesmo que não saiba ler e escrever, está ótimo. Para o estado o que importa são as estatísticas, o conhecimento é só um detalhe.

Dar escola não é dar educação, passar de ano não é sinal de aprendizado, estatísticas são apenas números. Conhecimento é abrir mentes, fazer pensar, é o que você adquire em torno de sua vida e utiliza para sobrevivência e melhorias de vida.

E exatamente isso o que os poderoso não querem, pois quem pensa por si não se deixa manobrar. E aí, como continuarão no poder?

 

José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira

3 resposta para "Conhecimento é Apenas Detalhe"

  1. Ivani Medina
    Ivani Medina   08/10/2013 em 09:09

    Atualmente vemos uma oferta de emprego aquecida que não encontra resposta por falta de qualificação profissional. Cogita-se contratar profissionais de outros países para suprir a demanda. Antes, não interessava um povo instruído e profissionalmente bem preparado para se pagar salários baixos e o país seguir a reboque de nações mais industrializadas. Assim apenas um elite se beneficiava como representante dos interesses externos. Agora, a concorrência tecnológica está mudando esse jogo e os interesses internos. Parece que mais uma uma vez será a economia a grande transformadora social a favorecer o ensino. Vamos aguardar, mas reclamando sempre.

    Responder
  2. Maria Marçal   21/10/2013 em 22:35

    Não sei até que ponto esse pensamento contribui para mudança.
    Contudo, o saber, na Base, começa a ter algo que os governos não contavam:
    pais descontentes, pais que saem às ruas em busca de resultados.

    Desta forma, conto que ainda temos outras alternativas de sabedoria.

    Maria Marçal
    Blog Maturidade

    Responder
  3. Ivani Medina
    Ivani Medina   22/10/2013 em 09:52

    Meu comentário é só uma opinião como qualquer outra, mas uma opinião crítica. Portanto, sem ilusões.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.