Ana Malhoa, Versatilidade e Talento nos Palcos do Mundo

Lino Tavares

 

Nossa entrevistada da série é a cantora e apresentadora portuguesa Ana Malhoa. nascida em Lisboa, aniversariante no dia 6 de agosto. É uma das mais apreciadas artistas de seu país e da Europa, internacionalmente conhecia por sua extraordinária trajetória artística assinalada por 30 anos de sucesso.

A cantora tem como marca essencial no curso de sua carreira o fato de ser considerada a pioneira do gênero Latin-Urban em Portugal. Além disso, enriquecem seu invejável currículo uma série de concertos realizados em Portugal e em outros países dos diversos continentes.

Com seu respeitável perfil de apresentadora, a intérprete musical é presença assídua em todos os canais da televisão portuguesa, sendo a artista feminina com maior visibilidade nacional, o que lhe possibilitou a gravação de inúmeros temas com os melhores produtores do gênero (MIAMI.l.A, etc) e artistas de renome mundial.  É classificada nos meios musicais como a artista mais latina da Europa.

Ana Malhoa 01

Os Primeiros Passos

 

Desde os 4 anos de idade manifestou o desejo de ser cantora, que realizou dois anos mais tarde, ao subir ao palco com o seu pai, o cantor José Malhoa. Passado pouco tempo editou o seu primeiro álbum, “Pai Amigo“.Aos 8 anos foi convidada para apresentar “O Grande Pagode“, um programa de televisão dedicado aos mais novos, que obteve grande êxito na época. Mais tarde, lançou “Calças Rasgadas“, uma estreia a solo.

Com 15 anos de idade, foi escolhida para apresentar um programa de televisão que viria a durar seis anos, o “Super Buéréré“, também voltado para o público jovem, que se tornou num dos programas mais vistos de sempre, ainda hoje lembrado com saudade. Um dos sucessos cantados por Ana no programa era o clássico “Começar no A“. No âmbito deste programa, Ana gravou mais quatro álbuns. Do segundo álbum Ana Malhoa, foi extraído o single de sucesso “Teu Corpo Ardente”. O terceiro, intitulado “Por Amor“, era constituído por 12 temas inéditos, e tinha uma grande influência latina.

Voltou mais tarde à televisão, onde apresentou o “Domingo Fantástico“, que visava apoiar a música popular nacional. O seu quarto álbum “Eu“, mostrou outra vez uma influência latina, recheado de sucessos, destacando-se as canções “Banho de Lua”, “Sinto” e “Tu És Meu”. Contudo, o seu maior hit até aquela data é lançado em 2004, “Eu Sou Latina“, que continha os sucessos “Eu Sou Latina”, “Vem Dançar Junto de Mim” e o êxito de rádio “Se Deus Me Ajudar”. Em 2005, lançou mais dois álbuns, o “BuédaFixe“, dedicado às crianças, e o “Hot Reggaeton“, um projeto mais irreverente, sob o alter ego “Lil´Queen”, Ana Malhoa trouxe-nos os ritmos mais badalados do reggaeton, com um visual remodelado e urbano. Em seguida lançou o disco “Êxitos” (2006), uma compilação com alguns dos seus maiores sucessos musicais, que continha também novas canções que se vieram a tornar clássicos como “Nobre Coração” e “Faça Chuva ou Faça Sol”.

Ana Malhoa 02

Capa de Revista

 

Em 2007 Ana Malhoa faz correr tinta na imprensa ao ser capa da revista masculina “FHM“, uma das mais vendidas de sempre, e regressa à música com o álbum “Nada me Pára“, carregado de promoção, que ajudou em muito seu êxito  e o de canções como “Nada me Pára”, “Beija O Que Tu Gostas” e “Louca Ansiedade”1 . “Exótica” (2008) marca o regresso da cantora ao cenário musical, com um look completamente remodelado, e cabelo curto, seguindo uma onda pop/rock para este trabalho. Desnecessário dizer que se tornou em mais um sucesso, que incluía o hit-single “Nada é Proíbido”, acompanhado de um excelente videoclipe realizado pelo diretor Tiago Carvalho e o cinematógrafo Leandro Silva, com a participação do marido de Ana Malhoa, Jorge Moreira, à semelhança do que aconteceu no vídeo de 2000, “Teu Corpo Ardente”. Este álbum ainda nos brindava com a balada pop/rock “Já Não Sei O Que Sinto”.

Ana Malhoa 03

Novo Visual

 

Sem aviso prévio, em 2009, Ana Malhoa regressa em grande estilo com o seu novo álbum “Sexy” e,  uma vez mais de visual renovado, uma característica na cantora camaleônica, com extensões capilares e outfits justíssimos, Ana Malhoa apresentou-se mais sensual do que nunca para promover o álbum, em sintonia, a cantora saiu ainda na capa da revista “Playboy“, num ensaio belíssimo, marcando assim esta etapa da sua carreira. Neste álbum, podemos ouvir grandes sucessos da carreira da cantora, como “Çinto-me Sexy”, “Devora-me Com Beijos”, “Beija-me Mais Uma Vez”, “Borboletas” ou “Tu Podes Vencer”. Nos finais de 2009 e inícios de 2010, Ana Malhoa volta com uma nova roupagem nas suas canções e lançou-se na tournée “Pop City Music”. Após algum tempo de espera e ansiedade, os fãs de Ana Malhoa foram presenteados com o seu disco “Calíente” em Abril de 2011. Uma vez mais, a cantora apresentou-se com uma nova imagem e lançou os hit-singles “Bomba Latina”, “Carinha Bonita” e “A Noite é Loucura(Caliente)” e embarcou em mais uma intensa tour de promoção, que devido ao seu enorme êxito, ela viu-se obrigada a relançar o álbum no último trimestre de 2011, com remixes, versões ao vivo e um cover do hit “Danza Kuduro” do cantor luso-descendente Lucenzo. Na televisão, o seu mais recente trabalho foi a participação na novela da TVI, “Destinos Cruzados”, representando-se a si própria com grande destaque. Participou também num episódio de “Vip Manicure”, um programa de comédia com Ana Bola e Maria Rueff na SIC, com alguma sátira social e na RTP, na série de sátira política “Contra Informação“, onde,  juntamente com a marioneta Manuela Azeda o Leite, interpretou uma versão do seu grande sucesso “Sinto-me Sexy”.

Ana Malhoa 05

Documentário

 

No final do primeiro semestre de 2010, Ana Malhoa surpreendeu os fãs ao lançar um documentário sobre a vida da cantora, como celebração pelos seus 25 anos de carreira, “Sexy-A História de Ana Malhoa” exibido em 10 episódios pelo site “sapo.pt” foi um sucesso desde a sua estreia, com milhares de pessoas a assistir logo na primeira semana. Ana Malhoa é uma das cantoras mais conhecidas e requisitadas de Portugal. Tem presença assídua em vários programas televisivos e em causas humanitárias. É considerada a cantora mais camaleónica do País, devido a uma constante mudança de imagem e estilo musical, que combinam numa perfeita reinvenção da sua arte e mantém-se fortemente como uma das artistas com maior nível de autonomia da indústria musical.Ana Malhoa conquista o reconhecimento internacional.

Ana Malhoa 08

 

A Carreira internacional

 

Ana Malhoa “La Bomba Latina” Portuguesa, a única artista do gênero Tropical/Urbano em Portugal, de sons quentes e mixados, lança-se no plano internacional, pela mão do famosíssimo cantor/autor El Cata. Em 2012 iniciou a gravação do primeiro single musical “”Colesterol de Amor“, junto ao consagradíssimo cantor internacional El Cata, produzindo o mesmo entre a República Dominicana, EUA e Portugal,  com grandes nomes da produção internacional e nacional. Em seguida grava o videoclipe do mesmo single,  nas belíssimas praias da R. Dominicana, e inicia assim a sua tour de 2012 denominada “AZUCAR“, prevendo-se grandes espectáculos. Ainda em 2012, Ana Malhoa integrou-se num grupo de artistas do movimento Latino/urbano mais reconhecido na América Latina,designado por “EL MOVIMIENTO. Sendo representada pelo mesmo,”EL MOVIMIENTO“, em toda a América Latina. A 11 de Fevereiro de 2013, é lançado o álbum “Azucar”, talvez o mais esperado de sempre pelo público da cantora. O single de avanço, “Sube La Temperatura”, tornou-se um hit imediato, para dar um cheirinho do que aí vinha, Ana Malhoa publicou no You Tube, um preview do clip da canção, que deixou o público em alvoroço, cujo resultado final foi o esperado: mais uma grande produção da cantora, sensual e arrojada como sempre. Este álbum conta ainda com a participação de vários artistas internacionais, como Mr Fama, Mr Rommel, Alicastro e ainda o Dj Mc, oficial da cantora, True Love. “Azucar, o grande êxito de 2013, contém canções bastante populares como “Tu Boquita”, “Palpitacíon”, “Sirena” e o hit “Pegadito Suavecito”, a canção mais atrevida da popstar. A Tour “Azucar”, que obteve grande sucesso no ano de 2012, continua a todo o vapor para uma nova etapa em 2013. Ana Malhoa ,uma presenca assidua em muitos paises do Mundo(EUA.CANADA,AMERICA LATINA,EUROPA,ASIA,AFRICA,AUSTRALIA e outros),onderealmente existe das melhores comunidades do mundo,a comunidade Portuguesa!,…..Ana Malhoa sente- se como se estivesse em casa!,sempre muito bem recebida ao longo destes 30 anos da sua carreira.

Ana Malhoa 11

Discografia

 

     Ana Malhoa é porta-voz musical de um conjunto de gravações que corresponde a um dos mais variados repertórios do mundo, possuindo em sua discografia canções inesquecíveis como as que se veem a seguir.
      1986 – Pai amigo (Ana Malhoa e José Malhoa), 1986 – Vem Dançar (Ana Malhoa & José Malhoa), 1988 – Nossa Lambada (Ana Malhoa e José Malhoa), 1991 – Estamos unidos para sempre- (Ana Malhoa e José Malhoa),1992 – I’m Happy,1994 – O amor nunca pode acabar, 1995 – Calças rasgadas, 1996 – Super-Buéréré,  1997 – Buéréré-Super,1998 – Buéréré-SuperRock, 2000 – Ana Malhoa 2001 – Por Amor, 2003 – Eu 2004 – Eu Sou Latina, 2005 – Bué da Fixe, 2005 – Hot, Reggaeton (by Lil’Queen), 2006 – Êxitos, 2007 – Nada me Pára, 2008 – Exótica,  2009 – Sexy, 2011 – A.M Caliente,(reedição) , 2011 – A.M. Caliente! (Reedição), 2013 – Azucar,  2014 – LA MAKINA…DE FIESTA!
 Ana Malhoa 03

Introdução

.
     Antes da leitura da entrevista propriamente dita, o leitor poderá ter uma ideia da grandeza e da pujança da obra musical de Ana Malhoa, visitando os links das gravações que se seguem e sentindo a latinidade da cantora, expressa nestes termos: “Eu sou latina. Sinto-me sexy. Nada me para. Devora-me com beijos. Bomba Latina. A noite e´loucura. Sube La Temperatura. Ta Turbinada. Pegadito suavecito. Sirena. Chica Bonita.”
   A Paradise Entertainment tem a satisfação de divulgar o novíssimo single da artista ANA MALHOA – “TÁ TURBINADA”, um hino às mulheres, que fará parte do novo álbum discográfico intitulado “LA MADINA…DE FESTA”. SUBELO!!! é uma aposta na vertente mais comercial e de festa do gênero URBAN SUBELATIN/POP !!!, onde a artista foi pioneira em Portugal e no Mundo. Em parceria neste single “TA TURBINADA”, encontramos a intrepretação vocal do artista D-SNOW, brasileiro nascido em São Paulo, morando no Canadá.
O entusiasmo de Ana Malhoa, em face desse lançamento extraordinário, suscita na cantora a seguinte manifestação de gratidão e reconhecimento:
” OBRIGADA A TODOS, SEM VOCÊS NÃO SOU NADA”- by ANA MALHOA, LA MAKINA
 Ana Malhoa 12

ÍNDIA MALHOA

 .
     A Princesinha da pop Portuguesa inicia o ano de 2014 com um single estrondoso “THEY KNOW”, acompanhado de um videoclip com uma imagem doce mas muito  –dinâmica. Detentora de uma voz meiga, INDIA MALHOA mostra agora a sua criatividade num tema original cantado em Inglês….
 .

Ana Malhoa Responde

 .
Que idade você tinha quando pisou no palco para cantar pela primeira vez ?
R: Sempre acompanhei o meu pai “josé Malhoa” desde pequena; com 3/4 anos subia ao palco porque queria cantar com ele, e sem que ele nota-se eu já estava lá num santinho e fingia que cantava para a multidão…mas não ficava por aí, pois tentava ter sempre o microfone que o meu pai usava para poder fazer-me ouvir no público! Com 5 anos ligava para o presidente da editora que o meu pai estava e tentava convencê-los que queria gravar um disco…até que um dia perceberam que não era brincadeira de menina, era coisa séria,  e aos 6 anos gravei meu primeiro single “PAI AMIGO”.
.

Você se considera uma cantora de gênero musical definido ou é do tipo polivalente?

R:. considero-me uma cantora Pop/ LATINA… com grandes influências nos ritmos urbanos, nomeadamente reggaeton,.mas enquanto artista tenho a liberdade de fazer o que gosto e poder fazer várias fusões,isso para mim é sempre um desafio em cada álbum que lanço.
 .

Além do fado, que é patrimônio rítmico de Portugal, que outros gêneros têm sua preferência?

R:Respeito muio o fado,  mas não me identifico com ele, prefiro ritmos alegres ,festa e alegria.
 .

O fato de ser filha do cantor José Malhoa influenciou você a seguir a carreira do pai, ou traz de berço essa vocação?

R: Acho que é um dom que Deus me deu e meu público permite.
 .

Das músicas que compôs em pareceria com seu pai, qual a que marcou mais em sua carreira?

R: A minha primeira música com o meu pai tem muito significado…mas sem dúvida que quando a minha filha decidiu cantar e aí fizemos uma musica para os 3…marcou totalmente a minha vida…”3 GERAÇÕES”.
 .

O que a realiza mais, atuar como apresentadora de televisão ou se apresentar como cantora?

R: A música é a minha grande paixão, a minha vida …o palco a minha casa… a apresentação também tem o seu lugar,mas não é a minha prioridade.

Como foi sua experiência posando como capa de revistas famosas?

R: sinto-me sempre bem ,pois tenho a minha equipa de produção “PARADISE ENTERTAINMENT” que faz sentir-me confiante e tranquila.
Fazemos sempre tudo muito bem pensado e a pensar nos meus fás,e os resultados têm sido sempre extremamente positivos.
 .

Convive com a cantora, compositora e apresentadora de TV Ana Malhoa algum outro tipo de vocação não colocado em prática?

R: A representação é algo que ainda não explorei tanto,mas quem sabe este ano não terei novidades…
 .

Você toca algum ou alguns instrumento(s)?

R: A minha voz é o meu instrumento…
 .

Frequentou escolas de música de grau médio ou superior?

R:Não, sou auto didata,mas aperfeiçoo cada vez mais com professores e músicos experientes…
 .

Qual é a música de maior sucesso de sua carreira?

R: Este ano comemoro 30 anos de carreira,e graças a Deus, ao meu produtor executivo JORGE MOREIRA e aos meus fãs, tenho sido bafejada com grandes êxitos… mas como estou a dizer,30 anos de música e ainda agora começou…pois acho que o GRANDE sucesso ainda está para chegar. e o maior êxito para mim é poder fazer carreira ao longo de muitos anos.
 .

Que momento você considera como o mais importante na carreira?

R:.Um dia responderei a essa pergunta…é cedo demais…ainda tenho tanto para fazer!
 .

Acredita que a música portuguesa de raiz sofreu alguma influência de outras culturas vindas do exterior?

R: Claro que sim,assim como a nossa também influenciou outras…
 .

Como você classifica a evolução da música popular do século passado em relação ao que acontece neste novo século?

R: Acho que devemos evoluir…
 .

Que você acha dessa mistura de religião e manifestação artística, surgida a partir da popularização da música gospel?

R: quando algo é feito com prazer,respeito a dedicação terá sempre uma mensagem positiva.
 .

Convive-se hoje no Brasil com uma espécie de sectarismo, privilegiando certos segmentos musicais em detrimento de outros, que quase não têm espaço na mídia. Em Portugal acontece algo semelhante?

R: Como em todo o mundo também existe.
 .

Como você classifica o incentivo do Governo português à arte musical praticada no país?

R: Poderia ser maior
 .

Clássicos da música portuguesa, como “Lisboa antiga”, “Casa Portuguesa”, “Foi Deus”, “Nem às paredes confesso” e “Coimbra” são conhecidos no mundo inteiro. Qual deles você considera como o de maior sucesso?

R: Acho que todos são sucessos.
.

Você diria que Amália Rodrigues representa para Portugal, assim como Carmem Miranda (também nascida em Portugal) representa para o Brasil, a maior expressão musical feminina de todos os tempos?

R: Sem dúvida.
 .

Quais são os cantores e cantoras brasileiros mais conhecidos e apreciados atualmente em Portugal?

R. Portugal tem aberto as portas aos cantores brasileiros, eu gostaria que acontecesse o mesmo com os cantores portugueses no Brasil,o que é raro ou quase nulo. Eu tenho fãs no Brasil e estão sempre perguntando quando vou ???!!!! Pois amo o Brasil,é a minha segunda casa.
 .

Você já cantou no Brasil ou, se não cantou, inclui essa possibilidade entre seus futuros projetos na carreira?

R: Eu tenho fãs no Brasil e estão sempre perguntando quando vou ???!!!! Tal como disse antes,pois gostaria muito de o fazer,  tenho muitos fãs que sempre perguntam quando faço show no Brasil…Pois amo o Brasil,é a minha segunda casa.
 .

Que países você costuma visitar com maior frequência no seu roteiro internacional de shows?

R:quase todo o mundo…acho que falta mesmo só o BRASIL!
 .

Você considera os vizinhos Portugal e Espanha como parceiros ou concorrentes no cenário da música popular?

R: Acho que cada vez mais somos parceiros, falo por mim, pois minha experiência é essa.
 .

Que cantor português você considera o mais importante de todos os tempos, fazendo par com a imortal Amália Rodrigues?

R: José Malhoa,o meu Pai.
.
 Ana Malhoa 13

.

 “Bate Bola”com Ana Malhoa

 .

Recordação eterna?

O meu primeiro microfone

Fato inesquecível?

O primeiro show

Algo para esquecer?

Gosto de me lembrar de não me esquecer.

Realização pessoal?

A minha familia

Número de sorte?

1

Prato preferido?

Frango… açaí na tigela também é uma delicia!

Principal Hobby?

Gym

Superstição?

limpar os sapatos antes de entrar em palco

Esporte preferido?

Musculação

Cantor internacional?

Marc Antony

Eterna gratidão?

Amor da minha família e carinho dos meus fãs

Viagem marcante?

A próxima …será para o Brasil?!

Surpresa agradável?

Beber agora uma água de coco

Cor preferida?

Azul

Clube de futebol?

Selecção nacional

Cantora internacional?

Madona

Projetos na carreira?

Este ano comemoro 30 anos de carreira e terei muitas novidades…fiquem atentos as minhas redes sociais,muita coisa boa vem por aí.

 Ana Malhoa 14

.

Considerações finais de Ana Malhoa

.

Desejo a todos um ano fantástico de muitas realizações pessoais, e que Deus permita poder estar junto dos meus fãs Brasileiros muito em breve!
Beijos !
.

Vídeos

.

THEY KNOW- INDIA MALHOA

.

Ana Malhoa e Índia Maloa

.

Ana Malhoa grava em Porto Rico

.

Mas no puedo amarte

.

SUBE LA TEMPERATURA

.

TÁ TURBINADA

.

Três gerações, José Malhoa, Ana Malhoa e India Malhoa

.

Clique aqui para ir ao Blog oficial de Ana Malhoa

.

Clique aqui para ir ao site oficial de Ana Malhoa

.

Clique aqui para ir à Fã Page de Ana Malhoa

.

Clique aqui para ir ao site oficial da India Malhoa

Lino Tavares

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

Deixe um comentário