50 Anos de Jovem Guarda com Direito à Volta de Leno e Lillian

Lino Tavares

      Vive-se hoje no Brasil um clima muito forte de saudosismo sadio, em função de valores de outrora que caíram de nível por razões diversas,  que sabemos quais são, mas não vai ao caso comentar neste artigo que tem conotação otimista, porque encerra em seu conteúdo básico a notícia de uma volta no meio musical que se torna motivo de alegria para milhões de brasileiros, que tiveram o privilégio de embalar seus sonhos da juventude ao som e ao ritmo dos anos dourados da Jovem Guarda e movimentos similares das inesquecíveis décadas de 1960 e 1970.
 Leno-Azevedo

Refiro-me à reconstituição da Dupla Leno e Lílian, que acontece 41 anos depois de seus integrantes Leno Azevedo e Lílian Knapp terem se separado pela segunda vez, seguindo carreira solo. Como muitos recordam, o Duo marcou forte presença na Era da Jovem Guarda em duas etapas distintas: 1966 A1971, quando gravou seus grandes sucessos “Pobre Menina” e “Devolva-me”, no primeiro disco, incluindo na segunda gravação o clássico “Eu não sabia que você existia”. Na volta da Dupla, em 1972, “Leno e Líllian gravaram, entre outras, composições de Raulzito (Raul Seixas) e Renato Barros. Sua discografia é rica e variada, como se vê a seguir:  Álbuns de estúdio: 1966 – Leno e Lilian, 1967 – Não Acredito, 1972- Leno e Lilian, 1973 – Leno e Lilian. Compactos:Devolva-me / Pobre Menina, 1967- Está Pra Nascer / Não Vai Passar, Coisinha Estúpida / Um Novo Amor Surgirá. Compactos Duplos (EP): 1966 – Leno e Lilian, 1967 – Leno e Lilian – Vol. II, 1967 – Não Acredito, 1968 – Não Acredito – Vol. II. Coletâneas: 1967 – As 14 Mais – Vol. XVIII com as canções Devolva-me e Pobre Menina, 1967 – As 14 Mais – Vol. XIX com as canções Está pra Nascer e Não Vai Passar

      A terceira volta da Dupla, que classifico como “Leno e Lillian Versão Século 21”, acontece à meia-noite de sábado para domingo, 20 para 21/06/2015, como um fato histórico da música brasileira, tendo por local o Palco da Jovem Guarda, na Avenida São João, proximidades da Gal. Osório, centro de São Paulo, dentro da programação comemorativa aos 50 Anos da Jovem Guarda. O evento deverá atrair um numeroso público ao palco do espetáculo, que terá também a participação de outras celebridades dos “anos dourados”, como Eduardo Araújo, Paulo César Barros, Jerry Adriani, Erasmo Carlos, Wanderléa, Golden Boys, Os Incríveis, Ronald (VIPS) e Deny (Dino), Dick Danello, Martinha, Vanusa e vários outros, cujos nomes podem ser encontrados no Site da Virada Cultural.
Há alguns meses, quando ainda não era cogitada a volta da Dupla Leno e Lílian em pleno Século 21, tive  o prazer de entrevistar a cantora Lílian Knapp. No decorrer desta semana, já informado sobre a reconstituição da Dupla pela terceira vez, concedeu-me o prazer de uma entrevista o cantor Leno Azevedo. Ambas as entrevistas podem ser vistas a seguir, clicando nos links correspondentes a cada cantor postados sob os logotipos dos quatro veículos nacionais e dois internacionais em que foram publicadas.
.
.
 Obs: Portal criado após a entrevista com Lilian Knapp
+
.

?

Lino Tavares

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

Deixe um comentário