A Internet Está Matando Meus Amigos

Gilberto Vieira de Sousa

..

A internet é uma ferramenta fantástica de trabalho, lazer, busca de informações e conhecimento e também uma forma rápida e fácil de conhecer o mundo e todas as informações sobre o que quiser.

Até aqui não disse nenhuma novidade e como na vida comum, onde encontramos coisas boas também encontramos muito lixo.

Mas a questão que quero levantar não é esta, mas o fato de, quando vamos marcar uma reunião com nossos amigos, seja ela uma reunião informal, um aniversário, um dia no clube ou seja lá o que for, fazemos por e-mail.

Conhecemos e conversamos com muito mais amigos virtuais que com amigos pessoais.

Conhecemos mais pessoas de nossas redes sociais que pessoas de nossa vizinhança.

Scarface

Sabemos mais sobre como estão nossos amigos da internet, que muitas vezes nem conhecemos pessoalmente, do que sabemos de nossos amigos verdadeiros, aqueles que conhecemos na vida real, pessoalmente e apertamos as mãos e abraçamos e as vezes até tomamos um café e/ou cerveja juntos.

Relacione em uma folha qualquer os amigos que tem conversado pessoalmente, fora do ambiente de trabalho e/ou escola, em outra folha relacione aquelas pessoas que tem trocado informações por via eletrônica, depois compare os números.

Fazendo esta analogia cheguei a conclusão que a internet está matando meus amigos reais e substituindo estes por amigos virtuais, os quais, por melhores que sejam, não sabem nem quem eu verdadeiramente sou, não conhecem o brilho de meus olhos e nunca tiveram a oportunidade de sentir como é sincero meu sorriso.

Simbolicamente, é como se eu tivesse virado um personagem qualquer de um videogame, pois para muitos deixei de ser o Gilberto, para me tornar o GibaNet.

Então eu pergunto ao leitor mais atento:

Esta mudança de modo de vida é benéfica?

Fica a questão para refletirmos e debatermos.

Um grande abraço

Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador do site GibaNet.com

7 Responses to "A Internet Está Matando Meus Amigos"

  1. Rachel Lima   23/07/2012 at 16:23

    Adorei a postagem,sobre uma realidade que só esta aumentando nos dias de hoje,e vou ainda mais longe,acredito que de uma maneira geral a internet acaba por tornar as pessoas um pouco mais frias em relação aos sentimentos,sejam eles quais forem,pois as pessoas perdem um pouco aquela coisa do “tato”,do olho no olho,de contato fisico mesmo,de estar frente a frente,ouvir a voz,pois já que se falam pela internet,quase não se visita o amigo,se confessa tudo pela internet,se namora pela internet,vê se pode?.
    Veja não sou contra a ferramenta,acho que veio pra se tornar mais uma forma de comunicação e de informação e até de trabalho,porém não gosto dessa substituição pelo contato pessoal,vc acaba não sabendo se o que esta sendo dito é real ou imaginário,se do outro lado é um personagem ou uma
    realidade,a vida fica parecendo um palco.
    Abraços.

    Responder
    • Giba   23/07/2012 at 17:24

      Rachel, você tem razão.
      Um colega de trabalho estava me contando que foi em um barzinho com outros colegas, chegando lá, depois de alguns minutos, estava cada um com seu Smartphone, respondendo e-mails e/ou conversando por meios virtuais e ali, entre eles, não havia diálogo. Surreal a situação, não acha?
      Um grande abraço

      Responder
      • Rachel Lima   30/07/2012 at 14:52

        É Amigo,um dia assistia uma reportagem exatamente sobre isso na Tv,as pessoas no restaurante e barzinho,nesse grupo de pessoas foi feito um teste de quanto tempo ficariam sem mandar mensagens,atender e falar com alguém no celular,até jogar no momento em que estão em companhia de pessoas reais,foi retirado deles todos os celulares e smartphones(literalmente confiscados) e testou-se quanto tempo cada um deles ficaria sem pegar o celular, e pasmem alguns ficaram desesperados,pode parecer absurdo,não sou tão careta assim,mas não consigo imaginar amigos em uma mesma mesa se comunicando pelo telefone,adoro bater altos papos com colegas,parentes pessoalmente,sei que nessa vida corrida a internet,redes sociais e smart é um aliado,mas apenas para cobrir um espaço do tempo que não se está junto,não para substituir ou abolir qualquer possibilidade de contato.Mas essa é uma realidade cada vez maior,mas ainda mantenho meu jeito de me comunicar,o mais a moda antiga possivel,abraços.

        Responder
        • Gilberto   30/07/2012 at 17:29

          O habito de se estar conectado todo o tempo, acaba se tornando um vício, tão perverso quanto qualquer outro.
          Rachel, você faz muito bem em manter seu jeito de se comunicar a moda antiga bem vivo.
          Obrigado por sua visita e comentário, sinta-se sempre bem vinda.

          Responder
  2. Pedro Lopes   03/08/2012 at 23:31

    Acredito que tudo isso é parte de um mundo moderno, que mais tarde estará obsoleto. Portanto, o contato físico está se tornando cada vez mais raro. Sinceramente não sei onde vamos parar.

    Responder
  3. Pingback: YABA DABA DUUUUU!!!

  4. Pingback: Entenda como funciona a autenticação do certificado SSL - Gibanet.com

Deixe um comentário