Radioamadorismo

Gilberto Vieira de Sousa

..

Um Hobby, uma paixão, um mundo mágico nas ondas do rádio”

O Radioamadorismo, é uma atividade exercida sem fins lucrativos e permite que milhares de pessoas devidamente identificados e licenciados de todo o mundo estabeleçam contato via rádio e um dos seus principais objetivos é a evolução técnica das comunicações, estudo de propagação, do espectro em geral, aspectos geográficos em radiocomunicação. Para os Radioamadores não existem barreiras étnicas, políticas, religiosas, ideológicas, de nacionalidade, idade ou profissão, tentando promover uma relação internacional de amizade, compreensão, cidadã e cordial .

O Radioamadorismo é mais conhecido pelo serviço gratuito que presta quando ocorre desastres naturais, aquisição de remédios difíceis e por ter ajudado na localização de pessoas e até veículos roubados. Contribui significativamente tanto no plano social, quanto no tecnológico para as nações que o apoiam e aprovam.

O Radioamadorismo
ft1000mp

Pode-se assegurar que os radioamadores são representantes do seu país, quando estabelecem contatos internacionais promovem a sua imagem e seu interesse pelo resto do mundo.

O radioamador é tido também como força de reserva das forças armadas prestando serviços quando solicitados, responde rapidamente aos chamados de socorro em comunicações quando os canais normais são interrompidos devido a calamidades . Os amadores tem contribuído em situações de emergência de conseqüências desastrosas como terremotos, erupções vulcânicas e furacões que ocorrem quase todos os anos em diversos países.

Por sua possibilidade de aprendizagem para a juventude o valor do radioamadorismo é muito claro, além do mais, traz a oportunidade de uma atividade produtiva para pessoas de idade avançada e para os fisicamente incapacitados, o radioamadorismo oferece uma oportunidade de contato externo que não seria possível conseguir de outra maneira, é uma inigualável abertura por exemplo, para os deficientes visuais.

Gilberto Vieira de Sousa
Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador do site GibaNet.com

2 Responses to "Radioamadorismo"

  1. Edegard   19/10/2008 at 15:51

    Ola Amigo
    Em primeiro lugar parabéns pela postagem da matéria.O radioamadorismo é uma prática voluntária e sempre com o objetivo de auxiliar, não importa a situação, pertenço uma um clube de radioamador e faixa cidadão em São Paulo( é o primeiro registrado oficialmente no Brasil)e é gratificante a participação de seus membros de norte a sul e leste a oeste do Brasil.
    Um grande abraço

    Responder
  2. GibaNet   26/10/2008 at 22:32

    Sou radioamador classe C, PU2XGF, faço também parte da REP, rede de emergência paulista, vínculada a polícia militar, é muito gratificante

    Responder

Deixe um comentário