Alegrete-RS: BM toma conta de espaço público

Lino Tavares

..

A perversidade do poder, que gera privilégios, não tem limites. O Comando da Brigada Militar, em Alegrete, resolveu tomar para si todo o espaço público em frente da minha casa numa extensão de 11 m (estacionamento para três carros), conseguindo junto à Prefeitura Municipal que a área fosse demarcada como privativa para uso de carro oficial.

..

..

    O estranho é que isso foi feito no mês passado, quando eu e minha família estávamos ausentes, em temporada de veraneio na praia. Como morador e usurário do referido espaço, para embarque e desembarque, principalmente de minha sogra, com 96 anos (foto), que não pode embarcar na garagem, localizada num declive e acessada por escada, sequer fui consultado sobre algum transtorno que essa proibição pudesse vir a causar a mim e minha família.

..

..

É claro que tenho consciência de que, embora frontal à minha casa, a área demarcada é de domínio público. Isso não me impede, contudo de questionar a medida, que considero fora de propósito, haja vista que o aquartelamento da Brigada Militar, em frente da minha casa, no outro lado da rua, possui um amplo pátio para estacionamento, sem a necessidade premente de ter avançado com tal amplitude no passeio público, que é um bem de uso comum extensivo a todos os cidadãos. Estou pleiteando a redução do referido estacionamento pelo menos pela metade, a fim que que sobre algum espaço útil para uso de embarque e desembarque, bem como carga e descarga relacionados à minha residência, ora encurralada pela faixa amarela da demarcação. 

..

..

Flagrante da inutilidade

..

    Exite um sábio provérbio que diz que uma imagem diz mais do que mil palavras. Chamo a atenção, portanto, para o flagrante ao lado, colhido na manhã do dia 5/03/18, mostrando uma camioneta da Brigada Militar, ocupando de forma irracional o meio do estacionamento, impedimento assim que outro veículo oficial, caso precisasse, pudesse estacionar no local,  enquanto veem-se espaços de estacionamento sobrando no pátio do quartel destinado a esse fim, como pode ser visto na foto a seguir.

..

Lino Tavares

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.