A prática de atividades físicas ajuda melhorar problemas circulatórios

Eliane Costa Honorato

..

Além de prevenir doenças a prática de exercícios físicos regulares também melhora o fluxo sanguíneo sendo essencial para quem sofre com inchaços, dores, varizes e vasinhos nas pernas. Fazer natação, andar de bicicleta, praticar esportes aquáticos, fazer cooper ou caminhadas são muito benéficos para quem tem problemas circulatórios.

O médico especialista em cirurgia vascular e endovascular, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. Rogério Abdo Neser explica a importância de não ser sedentário. Os movimentos por meio das atividades físicas trazem bons resultados para quem é saudável como para quem foi diagnosticado com problema de circulação. “Atividades físicas são fundamentais para a manutenção de uma vida saudável. Movimentar-se é importante tanto para pessoas com problemas circulatórios já instalados como para aquelas pessoas saudáveis e que desejam minimizar o risco de doenças”, explica.

..

..

Em busca de uma expectativa de vida mais saudável muitos conciliam seu tempo com a academia ou optam para outro meio de exercitar-se. Se adequar as atividades que promovem ativação sanguínea é fundamental para doenças cardiovasculares, além de beneficiar na redução de peso e colesterol. “Atividades físicas fazem parte do tratamento de muitas doenças vasculares, por exemplo, aquelas pessoas que já têm varizes nas pernas vão se beneficiar muito no alívio dos sintomas; pessoas com obstruções nas artérias das pernas também vão experimentar melhoras quando é praticada atividade física regularmente. Além disso, há benefícios indiretos como redução de peso, aumento do HDL- colesterol, que é o chamado colesterol bom, etc”, esclarece Neser.

A genética está entre os principais fatores responsáveis pelo surgimento das varizes não sendo possível evitá-las ao realizar exercício físico. No entanto, contribui com a musculatura das pernas sendo uma forte aliada para minimizar esse problema como explica o Dr. Rogério Neser. “Não há atividade física que evite a formação de vasinhos ou varizes, já que este é um problema muito relacionado com a genética, porém o fortalecimento dos músculos das pernas pode ajudar o retorno venoso e consequentemente minimizar o problema. Evitar é uma palavra muito forte”, explica.

..

..

Para os iniciantes nas atividades físicas alguns cuidados são essenciais para o seu rendimento. Alongamento, roupas adequadas, limites na velocidade, lugares adequados se os exercícios forem feitos ao ar livre faz toda a diferença. Além disso, para quem está começando a se exercitar, o tempo da atividade também deve ser respeitado. “Obviamente a prática de atividades físicas deve ser iniciada com exercícios leves e progressivamente ser aumentada à medida que se ganha condicionamento físico. O melhor exercício é aquele que a pessoa se sente bem, pois o segredo para se manter a regularidade é que a prática seja prazerosa e não um sacrifício. De maneira geral, recomendo sempre as atividades aeróbicas e que exijam movimentação dos músculos das pernas, porém, como mencionei, cada pessoa deve fazer suas escolhas”, esclarece.

Para quem tem mais de 40 anos, ele também acrescenta a importância da avaliação médica antes de começar a praticar exercícios físicos. “Recomendo também que pessoas acima dos 40 anos, mesmo que já tenham praticado atividades físicas no passado, procurem um médico para uma avaliação antes de iniciar seu programa de exercícios. Pessoas abaixo dos 40 anos com algum problema de saúde também devem procurar um aconselhamento médico”, explica.

..

..

Ele esclarece que as atividades físicas não desencadeiam ou agravam problemas de varizes. “Raramente as varizes são agravadas ou desencadeadas pelas atividades físicas, exceto se forem cometidos exageros ou em casos de um antecedente familiar muito significativo para doença varicosa”,disse.

Para pessoa com idade mais avançada, os cuidados que deve ter ao realizar atividade física sempre é maior. Por isso, a importância de um médico para avaliação é fundamental. Sempre procurar um médico para uma avaliação prévia dos riscos/benefícios da atividade física”, finaliza Neser.

..

Eliane Honorato

Eliane Honorato é Jornalista, formada na PUC-Campinas, possui experiência como correspondente internacional, repórter em mídias impressas e digitais. Possui ampla vivência em Assessoria de Imprensa.

Uma resposta para "A prática de atividades físicas ajuda melhorar problemas circulatórios"

  1. marcondes de oliveira borges   10/07/2018 em 21:35

    é verdade, Boa noite

    Responder

Deixe um comentário