Família mostra que, com união e talento, negócio pode perdurar gerações

Eliane Honorato

.

Um século de muita doçura

.

Muitos empresários, que hoje possuem grandes empresas, deram os primeiros passos no seu negócio dentro da sua própria residência. Uma das vantagens está no custo, que por não precisar pagar aluguel ajuda com a rentabilidade.

Maria de Lourdes Antenioli Calipo, 65, com muito talento e capricho, fazia bolos sofisticados e doces deliciosos em sua casa. Durante anos, garantiu a satisfação e fidelidade dos seus clientes. Hoje, com seus filhos criados e formados, sua família se uniu para darem continuidade ao empreendedorismo dela, abrindo o comércio Dolciaria Di Callipo.

.

.

A família, que é descendente de italianos, possui no seu DNA as tradicionais receitas italianas que tornam seus bolos e doces referenciais no mercado. História iniciada em 1899, quando Domênico D’ Giorgio Callipo, ainda jovem, veio da Itália para o Brasil em busca de tornar realidade os seus sonhos culinários.

Entre os doces que mais vendem está o famoso cannoli e o bolo esfoliado de morango, que faz muito sucesso. A Dolciaria atende por encomenda ou direto na loja, vendendo bolos inteiros ou por fatias. Entre as muitas opções, também constam bolos recheados, doces no copo que são as especialidades do local e alguns salgados.

Tiago Calipo, 40, formado em Administração de Empresas, gerencia o estabelecimento da família. “Esse estabelecimento nasceu com o intuito de deixar o legado da família que já trabalhava com doces a mais de 20 anos, mas sem ter um lugar aberto, uma loja”, disse.

Ele lembra que durante os momentos em família, os tradicionais doces italianos sempre marcavam o sabor dessa união.  “O doce italiano sempre estava na nossa família em festas, em reuniões familiares e nós decidimos montar isso junto com nossas especialidades que são doces brasileiros. Esse é o link que nós temos com a Itália, nosso bisavô veio de lá”, recorda.

Juliana Calipo de Oliveira, 35, formada pelo Senai em confeitaria, é irmã do Tiago, trabalha no empreendimento da família nas partes dos bolos, doces e auxilia os funcionários na decoração dos bolos. “Comecei desde cedo com minha mãe, eu fazia mais os trabalhos artísticos com pasta americana, as coisas mais decoradas, mais personalizadas e a minha mãe mais os tradicionais”, disse.

Em 2016, ela participou do Reality Show Seja Doce, experiência que agregou muitas oportunidades como a participação, todo mês, no quadro de um programa de TV, como ela mesma relata. “Foi uma experiência muito boa para mim. Abriram algumas portas, todo o mês eu participo na confeiteira da Mulher.com, todo mês eu levo uma receita. Tenho um canal no Youtube que chama Juliana Calipo onde faço receitas fáceis para as pessoas fazerem no dia a dia”, finaliza.

A Dolciaria Di Callipo fica na Rua Alecrins, 659, no Cambuí, Campinas, interior de São Paulo. O horário de funcionamento é de terça à sexta, das 11h00 às 19h00, aos sábados das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 18h00. Para mais informações acesse o site: https://www.dicallipo.com.br/

Eliane Honorato

Eliane Honorato é Jornalista, formada na PUC-Campinas, possui experiência como correspondente internacional, repórter em mídias impressas e digitais. Possui ampla vivência em Assessoria de Imprensa.

Deixe um comentário