O "Oscar da Verdade" - Gibanet.com

Livro Elza a garota
Livro Elza a garota

Lino Tavares    

 

 

      A Comissão da  “Verdade (?)” que a extrema esquerda aprovou no Congresso (sabe-se lá a que preço)  não pressupõe esclarecer fatos como esse, que será visto no texto a seguir. Aliás, se o fizesse, nossa President(A) se apresentaria em todos os cerimoniais inerentes ao cargo vestida numa desconfortável SAIA JUSTA, como sempre – é claro – na cor “vermelha”. Não por se dizer torcedora colorada, pois esse vermelheo merece respeito, mas pelos motivos que bem conhecemos.  O filme que vem aí, referenciado nessa matéria, mereceria, com toda certeza, uma espécie de “Oscar da Verdade”. 

                ==================================

 

Elza Fernandes, codinome de Elvira Cupello Calônio, nascida em Sorocaba, era namorada de Antonio Maciel Bonfim, o Miranda, líder do PCB ao tempo da revolução comunista de 1935. Diante do fracasso da rebelião e suspeitando que Elza, que tinha apenas 16 anos, tivesse traído o movimento, Luiz Carlos Prestes manda matá-la, o que ocorre em começos de 1936.

 O assunto foi tabu no PCB, sendo objeto de livro, intitulado Elza, a garota, do jornalista Sérgio Rodrigues, publicado em 2009 pela editora Nova Fronteira.

 Segundo o autor do livro, em especial graças a depoimentos da ex-militante do PCB Sara Becker, que tinha a mesma idade que a moça, Elza ou Elvira era semi-analfabeta e não tinha noção do que era o partido ou a sua rebelião.

 No dia 20 de fevereiro de 1936, ela foi estrangulada com um fio de varal, por um militante do partido. Numa carta citada por Sérgio Rodrigues, Prestes ordena, poucos dias antes, sua eliminação.

Virou filme! 

Já vai passar nos cinemas!

.

.

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta , compositor e um grande amigo.

.

Clique aqui e leia mais artigos de Lino Tavares

 

.

.

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.

.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.