Thalita, Um Talento Versátil da MPB - Gibanet.com

Lino Tavares


  Em nossa série de reportagens sobre os talentos emergentes do cenário musical brasileiro, temos como entrevistada, nesta edição, a cantora paranaense Thalita Bardini, detentora de uma voz privilegiada e de uma cultura musical invejável, conforme tem demonstrado nos programas de TV  e nos shows que realiza pelo Brasil, revelando excepcional versatilidade na arte de interpretar canções nacionais e internacionais em diversos idiomas, notadamente o Inglês, que domina no palco com muita segurança, sendo considerada, nesse mister, uma das mais perfeitas do país.

..

THALITA 1

..

O Começo e a Carreira

..

     Thalita Bardini começou a cantar com 8 anos de idade, na verdade de brincadeira,  porque até então, como ela própria diz,  não sabia exatamente o que estava fazendo. Inicialmente,  cantava as músicas de sua querida avó Diva Celine Dion, o que – convenhamos – lhe deu muita sorte, porque depois disso nunca mais parou de cantar.

Aos 12 anos seus pais, grandes incentivadores de sua vocação,  sempre a levavam para cantar em Videokes. Thalita adorava essas experiências , mas cantava de costas para as pessoas, algo do que hoje acha graça, mesmo reconhecendo que sempre foi muito tímida, como lhe dizem ainda, com expressões como essa: “Thali você muda totalmente quando esta em cima do palco”.

Ela reconhece que  tudo isso é verdade, pois sempre se sentiu outra pessoa em cima do palco.  “É  como se Deus sempre estivesse ali do meu lado, me dando força... – observa a cantora.  Nessa época ela começou a fazer testes em bandas de Curitiba, cidade onde mora, ingressando então em sua primeira banda

      Aos 15 anos de idade trocou de banda e passou a participar do programa de calouros Jovens Talentos,  apresentado  por Raul Gil,  permanecendo na televisão até os 19 anos, tendo participado depois do Quadro Homenagem ao Compositor, também dirigido por Raul Gil. Perseverante e muito consciente daquilo que quer,  Thalita Bardini, mesmo atuando em musicais da  televisão, nunca abandonou os estudos, nem suas banda.  No ano passado, aceitou convite para participar do Quadro Mulheres que Brilham, do Progama Raul Gil, levado ao ar aos sábados no SBT.

Repetindo o excelente desempenho de programas anteriores, continuou merecendo  excelente avaliação do Júri, chegando à semfinal, revelando notório amadurecimento na arte de interpretar, o que lhe possibilitou participar das  gravações com melhor condicionamento técnico e emocional.

No curso dessas apresentações, Thalita conquistou muitos Fãs, que até hoje a acompanham, através de seus Fãs Clube e comparecendo a seus shows, algo que a incentiva a perseverar nesse sonho de alcançar o espaço que faz por merecer no cenário da música brasileira. Muito comunicativa e amável com seu universo de admiradores, ela se emociona ao dizer que tem o maior amor, respeito, dedicação e carinho por todos os seus Fãs e seguidores.

..

THALITA 2

..

Thalita Bardini Responde

..

Como se sentiu emocionalmente quando cantou em público pela primeira vez ?

R: A emoção de cantar em público é uma mistura de vários sentimentos, mas a maior porcentagem é com certeza a timidez.. Medo do que as pessoas vão achar.  Um sentimento inexplicável é quando, ao fim da canção, você escuta claramente o som dos aplausos.  Mas é muito difícil dizer. Só estando nessa situação para poder sentir…

.
Você se considera ou já se considerou uma cantora romântica ?

R: Claro, tenho certeza de que todos os cantores têm em si o seu lado romântico.  A música romântica te faz sentir algo diferente. São das músicas que geralmente temos mais lembranças. Às vezes até choramos ao interpretá-las. Me considero sim uma cantora com o lado romântico bem aguçado….

.

Como você se define como cantora ?

R:  Difícil falar do nosso próprio trabalho;  gosto muito do meu trabalho, gosto de me escutar cantando, e fico muito feliz com o resultado, mas me defino como uma cantora que se esforça, que está sempre em busca de coisas novas, técnicas novas, novas músicas ou novos gêneros musicais a serem explorados. Mas ainda tenho muito que aprender;   gosto de estar sempre em busca da evolução.

.

Qual, entre as músicas que já cantou, considera como sua melhor interpretação ?

R: A pergunta eu acredito que seja uma das mais difíceis que eu já respondi. Gosto das músicas que canto, então em cada interpretação eu me dedico ao máximo;  cada ritmo é uma energia, uma sintonia diferente,  e eu amo sentir essas sensações. Então não tenho nenhuma interpretação favorita.

.

Você se acha mais segura cantando em Português ou em algum outro idioma, como o Inglês, por exemplo ?

R: Gosto de cantar em várias línguas,  dentre elas Inglês, Português, Espanhol, Francês e Árabe. Temos que nos sentir seguros em todas as músicas que vamos interpretar;  me sinto segura sim em todas as interpretações.

.

Que nota, de zero a dez, você daria para o nível da música brasileira de hoje ?

R: Nota 4. Acredito que os grandes  talentos, as grandes vozes foram esquecidas. O que faz sucesso hoje é o modismo ou aqueles que conseguem investir milhões na sua carreira. A qualidade da Música Brasileira hoje, na minha opinião,  está péssima.  Perdeu a essência. 

.

Como participante do programa Raul Gil e outros do gênero, você acha que a seleção nos programas de calouros obedece a critérios totalmente justos ?

R: Acredito que os programas de calouros já têm sim um cantor escolhido, mas isso é uma opinião minha. Às vezes procuram um gênero especifico, mas é interessante participar, pois assim você acaba sendo conhecido, ganhando experiência e é isso que vale a pena. 

.

Os Festivais de Música, que marcaram época na segunda metade do século passado fazem falta nos dias atuais para a revelação de novos cantores e compositores  ?

R: Festivais são eventos importantíssimos na nossa música. Sinto falta sim,  apesar de não ter acompanhado muitos. Mas ali surgiram grandes músicas e grandes nomes da música nacional. Acho que eles deveriam voltar. 

.

Você acredita que é possível aos cantores novos de hoje chegarem  ao ápice da fama sem pagar jabá nos grandes programas de rádio e televisão ?

R: O povo pode mudar tudo. Quantas pessoas fazem sucesso simplesmente por publicar músicas na internet. É muito difícil que isso aconteça, mas não é impossível. 

.

Considera satisfatório o apoio dispensado pelo Ministério da Cultura à arte musical brasileira ?

R: Acredito que  esse veiculo poderia ser  mais aproveitado;  o Brasil esta cheio de talentos. Se isso acontecesse,  a nossa música teria um crescimento muito significativo.

.
Os movimentos de protesto que hoje estão ocorrendo no Brasil podem surtir os efeitos desejados, mudando o nosso país para melhor ?

 R:Claro, tenho a seguinte opinião: o povo tem força sim. Temos que lutar pelos nossos direitos e não simplesmente aceitar imposições. Acompanhei todas as manifestações,  é claro. Não apoio as atitudes dos vândalos que aproveitam esse tipo de situação para fazer baderna.

..

THALITA-3

..

Bate Bola com Thalita Bardini

..

Uma palavra de gratidão ?

Ao Raul Gil por todas as oportunidades 

.

O momento mais importante de sua vida ?

Quando fiquei noiva

.

Um sonho ?

Ter minha carreira reconhecida

.

Uma decepção ?

Com a corrupção

.

Uma superstição ?

Nunca deixo os chinelos virados ( acho que trás má sorte )

.

Cor preferida ?

Preto

.

Número de sorte ?

Numero 3

 .

Principal Hobby

Cozinhar 

.

Clube para o qual torce ?

Real Madrid

.

Cantora nacional ?

Ivete Sangalo

.

Cantora internacional ?

Celine Dion

.

Projetos na carreira ?

Tenho muitos projetos em andamento, acredito que eu possa desenvolver um trabalho que seja bem a minha cara;  quero passar verdade a todas as pessoas que me escutam, que gostam do meu trabalho.  Logo estarão disponíveis nas paginas sociais.

..

Considerações Finais 

..

Gostaria primeiramente de agradecer a você Lino,  por essa entrevista, aonde eu posso mostrar um pouquinho mais da Thalita Bardini para as pessoas. Agradecer também aos meus queridos fãs,  que estão sempre ao meu lado, me apoiando, me mandando sempre vibrações positivas. E,  é claro,  agradecer a toda minha família por todo apoio que tem me dado durante todos esses anos de luta. Obrigada !

..

Interpretação

..
Para conferir o potencial artístico de nossa entrevistada, assista ao vídeo a seguir, no qual Thalita Bardini interpreta, com gabarito de cantora internacional,  o clássico mundialmente famoso Stil Loving You.

..

One thought on “Thalita, Um Talento Versátil da MPB

  1. Pingback: Marly Marley, Uma História Bonita de "Luz, Câmera e Ação" - Gibanet.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.