O que significa ser um escritor - Gibanet.com

Aprender a ler, dizem, é mais fácil do que aprender a escrever. Isso porque a informação, os signos, estão ali prontos. Tudo o que você precisa fazer é decodificar o que está no papel – ou no iPad, iPhone, iQualquercoisa, do jeito que a tecnologia anda nunca saberemos. Juntar as palavras é encontrar um significado que é comum no dicionário para todas as pessoas. Texas Hold’em é uma modalidade de se jogar o poker. Carteado é um tipo de jogo cujo objeto são cartas. Havaí é uma ilha no Oceano Pacífico. E assim sucessivamente. Em outras palavras, há uma receita básica para se ler – e essa receita é ensinada nas escolas.

O que significa ser um escritor

Todavia, não há propriamente uma receita para ser um escritor. Nas escolas ensinam como juntar palavras para criar um significado objetivo. No Ensino Médio, exaustivamente ensina-se a dissertar. Mas não há como ensinar a criação literária.

A criação literária se faz de duas formas: inspiração e expiração. Não, não falo do movimento respiratório realizado por seu diafragma. Falo do processo criativo que todo escritor tem de passar para colocar caracteres no papel.

A inspiração é o momento no qual o texto ganha sua matéria-prima. Não está tudo lá de forma ordenada como nos é ensinado na infância naquela receitinha que falamos acima. Primeiro aparece a ideia. Depois, a ideia cria pontes entre seus elementos constitutivos. Nada está ordenado. Por exemplo, um texto jornalístico sobre um jogo de futebol. A criação dele se dá primeiramente em nossa mente criativa – é só depois, quando ele é escrito, que o jogo de futebol se materializa na mente de possíveis leitores  .

Quanto à expiração, ela é justamente essa materialização que disse. A expiração é o momento que o escritor tem de pensar: como meu texto/mensagem será recebido? Quem será o meu leitor? Qual objetivo quero atingir com este texto? Em outras palavras, a expiração acaba por ser os ajustes que temos de fazer à ideia inicial de nossa mente para que ela chegue como queremos à mente alheia.

Escrever é isso: passar mensagem. De modo sucinto, para que o raciocínio fique menos complexo, escrever é colocar nossa ideia na cabeça de outra pessoa. Viram? Neste parágrafo realizei esse método. A ideia inicial parecia muito complexa. Para adaptar a ideia complexa (criada no bojo de nossa mente, com nossas individualidades) a todos os leitores possíveis, seja uma criança de 10 anos ou uma pessoa com doutorado em linguística, a habilidade de sintetizar ideias para que elas sejam recebidas pelo maior número de pessoas o possível (nossa mensagem à mente alheia) foi utilizada.

E é exatamente por isso que não se pode ensinar como escrever nas escolas. Não se fala de escrever enquanto habilidade técnica de se colocar signos numa folha de papel; Mas, sim de transmitir ideias, mensagens e conceitos por meio desses signos. Escrever é transmitir para a outra pessoa o que está dentro da sua cabeça. A boa escrita, parafraseando Goethe quanto à leitura, nada mais é do que a arte de desatar nós cegos.

One thought on “O que significa ser um escritor

  1. Massucatti Neto
    Massucatti Neto says:

    Escrever….desde dos tempos mais remotos das cavernas passando pelo cuneiforme, hieroglífico e chegando aos dias atuais o homem sempre buscou uma forma de fazer seus pensamentos se tornarem mais do que apenas lembranças ou pegadas na areia do tempo apagadas pela maré da historia, a escrita e algo tão individual a cada povo e nação que apenas na língua portuguesa temos a palavra saudade, herança dos nossos lusos ancestrais, estudos mostram que áreas especificas do cérebro trabalham de forma tão peculiares que o ato de escrever ainda é uma das atividades humana mais curiosa e cercada de mistérios que se apresentou a ciência, tanto que a escrita ideogramática dos chineses e japoneses comprovadamente ativam partes diferentes do cérebro em relação a escrita ocidental.

    Parabéns Giba sempre muito bem em seus artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.