"Tudo Passará" - Gibanet.com

Lino Tavares

    Nelson Ned ganhou fama e dinheiro com essa música, mas não se deu conta, no auge do sucesso, de que no âmago da expressão que intitula a canção reside uma verdade nua e crua, consubstanciada no fato de que vivemos num mundo efêmero, onde “nada fica… nada ficará”, como está na letra da referida melodia.

..

Nelson-Ned

..

    Inebriado com o sucesso relâmpago e talvez até surpreso consigo mesmo, por haver se tornado tão grande no mercado fonográfico, não obstante ser fisicamente tão pequeno,o cantor, como disse certo dia em um programa de televisão, entregou-se aos prazeres aparentemente irrecusáveis da carne, ingressando no mundo das drogas, do álcool e das conquistas libidinosas de fácil acesso aos que têm “bala na agulha” para comprar tudo, inclusivo o falso amor.

..

Nelson-Ned-2

..

    Algum tempo depois de entrar nesse labirinto que lhe custou a perda de familiares e de espaço nos corredores largos da fama, Nelson Ned, consciente do passo em falso que dera nessa caminhada quase sem volta, procurou redimir-se de seus desvios de conduta,  passando a cantar canções evangélicas,  após ter-se convertido ao neopentecostalismo, tendo conquistado o Disco de Ouro já no seu primeiro lançamento gospel.

..

nelson-ned-seleco-de-ouro

..

     Fora dos holofotes e portando enfermidade que o impedia de continuar fazendo a única coisa que sabia fazer: cantar, o pequeno grande cantor desencarnou neste 5 de janeiro de 2014, deixando como legado aos estudiosos e apreciadores da música brasileira uma invejável história de sucessos, que inclui gravações que marcaram época, além de apresentações artísticas que o levaram a pisar em palcos famosos como o Carnegie Hall, de Nova York, onde brilhou em quatro oportunidades, com lotação total.

..

Nelson-Ned---Tudo-passará--

..

   Entre seus vários sucessos, vale lembrar, além do mais famoso deles,  “Tudo passará”, as bem sucedidas gravações  em português e espanhol realizadas entre 1960 e 1999, tais como “Eu sonhei que tu estavas tão linda/Prelúdio à volta”, “Meu jeito de amar”,  “Penso em você”, “El romântico de América”, “Jesus está voltando”, “Seleção de ouro/20 sucessos” e “Os melhores tangos e boleros. algo que lhe rendeu no curso da extraordinária carreira cerca de 45 milhões de cópias vendidas.

..

Carnegie-Hall

..

   Nelson Ned, que partiu aos 66 anos, era mineiro de Ubá, sendo natural,  portanto, da mesma cidade em que nasceu  Ary Barroso, autor de “Aquarela do Brasil”. Como o grande conterrâneo, também compôs belas canções gravadas por artistas como Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. De seus altos e baixos na carreira, fica como lição a consciência de que ninguém deixa de chegar ao topo por ter a perna curta, tampouco está livre de ‘beijar a lona’ por estar no mais alto degrau da fama.

One thought on ““Tudo Passará”

  1. Avatar
    raul pedro trombetta says:

    Muito justa homenagem meu caro Lino. Parece que toda essa trajetória do Nelson, seve de um modo geral como exemplo as pessoas quando estão no auge e acabam perdendo um pouco o sentido da vida…grande abraço meu amigo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.