Lilian Knapp, Diva dos Palcos da "Era Jovem Guarda" - Gibanet.com

Lino Tavares

..

    Nossa entrevistada é  Lílian Knapp, cujo nome completo é Sílvia Lília Barrie Knapp, famosa cantora brasileira, carioca da gema,  que faz aniversário no dia 30 de março.

   Lillian cresceu numa época em que o rádio era a grande porta de entrada para o sucesso dos que se descobriam vocacionados para a arte musical. Integrou a famosa dupla Leno e Lilian e depois seguiu carreira solo,  alcançando a marca de 500 mil cópias vendidas do disco com a música Como se fosse meu irmão,  que foi incluída na trilha sonora do longametragem Pixote.  Pouco tempo depois tornou-se cantora de estúdio, realizando backing vocals para artistas consagrados, como Gal Costa, Alceu Valença, João Bosco entre muitos outros. Isto durou até ser convidada por Roberto Livi, para gravar um disco pela gravadora RCA com a música “Sou Rebelde”(Soy Rebelde), uma versão de Paulo Coelho, gravada em 1980, que foi seu maior sucesso , vendendo três milhão de cópias. 

     Quatro anos depois, gravou o disco Lilian, vendendo cerca de um milhão de cópias.  Voltou a brilhar nas paradas com Uma música lenta, de Roberto Live e Alessandro, que teve uma vendagem próxima de 850 mil cópias. Respaldada no êxito alcançado com essas gravações bem sucedidas, Lilian conquistou o mercado fonográfico brasileiro, sendo contratada para shows em todas as regiões Brasil, bem como transpondo nossas fronteiras com apresentações na Argentina, Colômbia e  Chile.  Vários cantores de sucesso gravaram músicas de sua autoria, tais como Sandra de Sá, José Augusto, Sandy e Júnior e Zezé Di Camargo e Luciano. Em 1992, lançou o disco Lilian. Em 2000, Adriana Calcanhotto gravou Devolva-me, de sua autoria, que foi tema da novela da Globo Laços de Família. Em 2001, foi a vez do lançamento do disco Lilian Knapp. Entre suas gravações de sucesso destacam-se ainda o relançamento em 2002 de um CD de 2001, com o nome de Lilian Barrie, além de outro com a música inédita Enrosca, de Guilherme Lamounier.

lilian-1

Composições e Premiações

 

    Além das versões que interpretou, sete delas de músicas dos Beatles, Lilian, que também é atriz, fez muito sucesso como compositora, em músicas de sua autoria como  “O pica-pau” (primeiro rock feito por uma mulher no Brasil), “Eu só penso em você”, “Coração gelado” e “Devolva-me” (estas três últimas, entraram em novelas da Globo). “Dovolva-me, sua composição de maior sucesso, recebeu indicação para o prêmio Multishow e ganhou dois Troféus imprensa, no SBT, como ‘Melhor música’ e ‘Música mais executada do ano 2.000’, tornando-se, como já foi dito,  tema de “Laços de familia”,  novela de grande sucesso na Rede Globo.

lilian-2

Atualidade Artística

 

       Em 2010,  Lilian Knapp participou do  Programa do Jô (TV Globo), onde lançou sob muitos aplausos sua nova Banda de Rock Underground “Kynna”, que formou juntamente com o marido Cadu Nolla, conceituado engenheiro de áudio e baterista. Em sua agenda de shows figuram, com relativa frequência,além de seus sucessos dos anos 60, 70 e 80, apresentações que reverenciam a época de ouro da Jovem Guarda, que teve no Rei Roberto Carlos o seu ídolo maior,  Lilian está escrevendo um novo livro (autobiográfico) que é a continuação do primeiro “Como um conto de fadas”, cujo título será “Sou rebelde porque o mundo quis assim”. Também está gravando um EP de carreira e um CD com clássicos de Bossa Nova.

lilian-3

Lilian knapp respode:

 

Sua vocação para a música vem da infância ?

R: Sim

 

Qual era seu gênero musical preferido na infância e na adolescência ?

R: Na infância adorava música clássica que aprendi a gostar ouvindo minha tia Helena Knapp Mira tocar no piano e vários discos de músicas clássicas que minha avó comprou para que eu e meu irmão conhecêssemos os grandes compositores clássicos. Na adolescência, bossa-nova e Beatles

 

Havia algum músico em sua família quando você se interessou por essa arte ?

R: Meu bisavô, que não conheci,  tocava violino;  minha tia,  como já falei, piano.

 

Seus pais contribuíram de alguma forma para que você se tornasse cantora ?

R: Não.

 

Você estudou música na infância ou na adolescência ?

R: Estudei piano… Mas pouco tempo.

 

Qual foi a primeira vez que você cantou em público ?

R: No clube “Radar” em Copacabana, Rio de Janeiro…cantei “Minha namorada” e “Primavera”;  cantava Bossa Nova… 1965.

 

Você toca algum instrumento musical ?

R: Violão, mal…haha

 

Como foi que começou sua parceria com Leno ?

R: Uma ideia do Renato Barros (Renato e seus Blue caps) meu namorado na época.

 

Por que a dupla Leno e Lillian se separou dois anos após ter sido formada em 1965 ?

R: Leno sempre quis cantar sozinho. Ele resolveu que era o momento.

 

Você ficou fora do meio artístico de 1967, quando a dupla se desfez, até 1972, quando voltou a formar dupla com Leno. A que você se dedicou nesses cinco anos longe dos palcos ?

R: Casei (com o Márcio,  da dupla “Os Vips”;  tivemos uma filha, a Priscilla Evelyn Knapp Antonucci. Me dediquei à casa e à minha filha…também fiz muitas músicas e versões.

 

Em 1974, a dupla Leno e Lillian se separou definitivamente e você seguiu carreira solo. Qual foi o motivo dessa mudança de rumo na carreira ?

R: A CBS, nossa gravadora , não aceitou nossa vontade de mudar um pouco o estilo da dupla e,  como não entramos em um acordo, resolvemos não gravar mais juntos. Cada um seguiu sua carriera solo desde esse ano em diante.

 

Tanto em dupla como na carreira solo você fez parte daquele momento efervescente dos grandes movimentos musicais,  como a Jovem Guarda, o Tropicalismo, a Bossa Nova e outros. Você se considera uma cantora típica da Jovem Guarda ?

R: Não gosto de rótulos, mas posso dizer que considero que fiz muito sucesso na Jovem Guarda.

 

Nos áureos tempos da jovem guarda eram comuns os boatos envolvendo relações amorosas entre artistas. Dizia-se que a maioria das cantoras da época tinha alguma atração por colegas como Roberto Carlos, Erasmo “Tremendão”, Wandeley Cardoso, Jerrey Adriani e outros. Você se sentiu atraída alguma vez por algum daqueles “galãs dos palcos” ?

R: antes de lançarem o programa “Jovem Guarda”,  que deu nome ao movimento, eu conhecí e comecei a namorar o Renato (Blue Caps) e,  depois que terminamos, me casei com o Marcio (Vips);  assim que ….

 

Você viveu o apogeu de sua carreira durante o Regime Militar. Era difícil ser artística naquela época, como dizem hoje, ou o clima de maior segurança existente naquele tempo até facilitava a vida de cantor, proporcionando tranquilidade para a realização dos shows ?

R: Nós éramos muito crianças (14, 15 anos) e não participamos muito dos problemas de censura… Nossas músicas eram de amor… Mas, vimos como o pessoal da bossa-nova sofria com a censura.

 

Qual foi o maior sucesso da dupla Leno e Lillian ?
R: O nosso primeiro compacto simples,  que do lado A trazia “Devolva-me” e,  do lado B, Pobre menina (Hang on sloopy).

De todas as músicas que gravou solo e em dupla, qual a que mais marcou sua carreira ?
R: Como cantora, “Sou rebelde”,  meu 1º disco de ouro (3 milhões de cópias vendidas) e,  como compositora,  “Devolva-me”, regravada pela Adriana Calcanhotto .

 

Mesmo sendo uma cantora experiente com muitos anos de estrada, você ainda sente algum nervosismo ao pisar no palco ?

R: Não…. Nunca senti esse tipo de nervoso,,,, sempre adorei estar no palco… nasci pra isso…

 

Como você classifica o nível musical brasileiro destes primeiros anos do século 21 ?

R: Acho que cada um tem um gosto e gosto não se discute.

 

Que análise você faz da Música gospel; acha que é uma manifestação de fé ou mero interesse comercial ?

R: Acredito que seja uma manifestação de fé…

 

Você participou alguma vez de programa de calouros ou concurso do gênero ?
R: Não.

Além de cantora, você é também compositora. Já participou de algum festival de música ? 

R: Não.

Qual é a música de sua autoria de maior sucesso ? 
R: Devolva-me.

Na ausência dos grandes festivais, como os que existiam no século passado, você acha possível a um cantor principiante alcançar o sucesso sem dinheiro para se promover no rádio e na televisão ?

R: Como era…. sinceramente não….. mas, agora temos a internet… :))

 

Considera satisfatório o apoio dispensado pelo governo, através do Ministério da Cultura, para o desenvolvimento musical do país ?

R: É um pouco complicado de se conseguir esse apoio.

 

Qual, na sua opinião, é a maior canção brasileira de todos os tempos ?

R:  São muitas lindas canções…..

 

Você acredita que a Copa que vem aí, mesmo com a gastança desenfreada em infraestrutura e estádios, poderá deixar alguma margem de lucro para o Brasil, ou vai ser uma conta a mais para a gente pagar ?

R :Acho que agora que já está tudo aí, temos que fazer dar certo e valer o sacrifício do que foi gasto.

 

Numa avaliação de zero a dez, que nota você daria para o os governos eleitos na nova democracia que sucedeu o Regime Militar ?

R: Nossa política é uma coisa muito complicada… Acho que teria que começar do zero. Mudar tudo pra ver se melhora …mas como isso é utópico…. penso em sair do Brasil.

lilian-4

Bate bola com Lilian Knapp

 

Uma doce recordação ?   O nascimento de minha filha Priscilla Evelyn

 

Pessoa mais importante na sua vida ?   Cadu Nolla (meu marido)

 

Um grande amor ?   Minha carreira musical

.

Viagem inesquecível ?   A Londres (Inglaterra), onde nasceu meu avô.

Momento da vida mais importante ?   Quando nasci…haha

Algo para esquecer ?   A horrível tristeza e dor …. que pesa no coração… cada vez que uma pessoa querida vai embora para sempre… :((

Sonho realizado ?   De ser artista.

Uma decepção ?   Não lembro de nenhuma… Que ótimo… :))


Surpresa agradável ?   Meu primeiro Disco de ouro “Sou Rebelde”

    

Superstição ?   Sempre bato na madeira 3 vezes pra isolar qualquer mau pensamento e não passo por baixo de escadas.

.

Cor preferida ?   Violeta.

Número de sorte ?    3 (três)

Prato preferido ?   Frango ao curry. (feito pelo Cadu)


Principal hobby ?   Adoro pintar (a óleo).

Time do coração ?   No Rio,  Botafogo e,  em São Paulo,  faço parte do ‘bando de loucos’ do Timão, Corinthians..

Cantor ou cantora nacional ?   Elis Regina

Cantor ou cantora internacional ?   Cat Stevens

Ator ou atriz nacional ?   Pessoal da “Porta dos fundos”.

Ator ou atriz internacional ?   James Dean

Personalidade brasileira?   Joaquim Barbosa

Personalidade estrangeira ?   Presidente Barack Obama

 

Projetos na carreira ?

 

Estou escrevendo um novo livro (continuação do 1º), um EP de carreira e um CD de clássicos de Bossa Nova., um show de músicas de sucesso com a banda Oldiesmobile e um show com sucessos das 3 duplas mais importantes da Jovem Guarda, com Deny (Deny e Dino),  Ronald Vip (Os Vips) e eu (Leno e Lilian).

 

lilian-5

Considerações finais:

 

Agradeço a você (Lino Tavares) a oportunidade e mando bjins a todos os que nos acompanham a tantos anos e aos que estão nos conhecendo agora também. (Lilian knapp)

lilian-6

Contatos profissionais para Shows de Lilian Kanapp:

 

 E-mial:         cadunolla@yahoo.com

 

Facebook Oficial:

https://www.facebook.com/pages/LILIAN-KNAPP/176096159102757?id=176096159102757&sk=info

lilian-7

Vídeos com Interpretações musicais de Lilian Knapp

 

Sou Rebelde ’99 (Lilian)

 

 

Vai voltar (Lilian)

 

 

Devolva-me (Lilian)

 

 

Lilian canta na novela Ana Raio e Zé Trovão

 

2 thoughts on “Lilian Knapp, Diva dos Palcos da “Era Jovem Guarda”

  1. Pingback: 50 Anos de Jovem Guarda com Direito à Volta de Leno e Lillian - Gibanet.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.