Julia Gama, Beleza Feminina Brasileira a Caminho do Miss Mundo

.

Lino Tavares

.

Nossa entrevistada da série é a Miss Mundo Brasil 2014 Julia Weissheimer Werlang Gama, conhecida no glamour das passarelas como Julia Gama. É uma modelo e universitária gaúcha, natural e moradora de Porto Alegre, onde cursa Engenharia Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Julia Gama foi eleita Miss Mundo Brasil 2014 em concurso realizado dia 9 de agosto no Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina, no qual representou seu estado concorrendo com 39 candidatas de outras regiões do país.

julia gama 8

 

De posse desse cobiçado título, Julia habilitou-se a representar o Brasil no concurso de Miss Mundo, que se realiza no dia 14 de dezembro em Londres, no Reino Unido. Fruto dessa coroação, ela foi contemplada com uma bolsa de estudos integral da Faculdade Estácio. além de um carro zero e preparação internacional com o consultor de imagem venezuelano Alexander Gonzalez. Julia Gama foi eleita Miss Mundo Rio Grande do Sul em 2012, concurso promovido pelo programa semanal Studio Pampa, da TV Pampa, afilhada da Rede TV em Porto Alegre. Julia descreve o próprio perfil, narrando os trechos significativos de sua trajetória, nos seguintes termos:

“Se fosse preciso descrever em um elemento que me move, esse seria a sede de viver. Viver cem vidas em uma, viver o máximo de experiências que me for possível. Fora isso, busco ao máximo não me definir. Quem se define se restringe, e, facilmente seduzida por desafios como sou, sou possibilidades! Por essa característica, com apenas 21 anos, já pude me experimentar nas mais diversas atividades, atividades essas que tiveram participação essencial na formação do meu caráter.”

.

Os Primeiros Passos

.

“Nascida em uma família pequena, com raízes no sul e no sudeste do país, fui uma criança muito amada. Ainda muito nova, introvertida, brincava sozinha, e muito cedo apresentei gosto por atividades manuais, artesanatos, que dividiam espaço com a paixão por cozinhar, atividades que cultivo até hoje e que, na época, ocupavam o lugar que normalmente seria das bonecas. Estudando em escola pública, gordinha como era, pude sentir na pele a intolerância e a hostilidade das pessoas frente às diferenças, o que me fez amadurecer e crescer imensamente enquanto ser humano. Desde muito cedo e naturalmente, desenvolvi um espírito de responsabilidade e perfeccionismo muito grandes, que me norteiam desde então e que considero caraterísticas responsáveis por muitas das conquistas que tive até agora. Muito estudiosa desde sempre, a dedicação aos estudos me rendeu as oportunidades mais importantes que já tive: intercâmbio ao Uruguai ainda no ensino fundamental, bolsa de estudos no ensino médio, lideranças de turma, bolsa mérito na universidade e meu primeiro emprego oficial – de Diretora Administrativa Financeira da empresa de engenharia EME Jr. – ainda no primeiro semestre da faculdade; experiências que me permitiram desenvolver o espírito de equipe e de liderança, além de uma visão muito ampla de mundo e um senso crítico aguçado”.

 

.

julia gama 7

As Primeiras Conquistas

.

“Depois de me aventurar em modalidades como patinação, natação, boxe, basquete, judô e dança, quando o curso de Engenharia Química já tomava 30 horas do meu dia, eu, que nunca havia usado maquiagem e não tinha sequer um par de salto alto no armário, resolvi me inscrever (em segredo e por muita insistência de uma amiga) no concurso A Mais Bela Gaúcha 2012, promovido pela Rede TV regional. Não pensei que seria selecionada, e quando o fui, não fazia ideia da magnitude e da complexidade do concurso. Nas semanas do concurso eu ( muito longe de ser uma miss de profissão, como várias das outras candidatas) vi ali a possibilidade de aprender muito com elas, de, quem sabe, resgatar aquela autoestima que em algum momento se perdera, se é que um dia existira. Jamais pensei que viria a ganhar o concurso, apenas sabia que, mais uma vez, eu iria fazer o meu máximo! Neste tempo, pude fazer inúmeras e boas amizades, emagreci 10kg, me tornei mais vaidosa, aprendi a cuidar e a gostar mais de mim. Quando ganhei não acreditei! Minha vida naquele momento virou de cabeça para baixo! Eis que o título não só me abriu um mundo de possibilidades, mas também, de alguma forma, fez com que eu me permitisse a viver coisas que sempre quis. Em especial cito os cursos de Teatro e de TV e Cinema, minhas mais novas paixões! Pude me experimentar em áreas antes totalmente desconhecidas, tendo oportunidades como atriz, como modelo e até como apresentadora de TV!”.

 

.

julia gama 5

O Despontar do Sucesso

.

“Admito que, ao me inscrever no concurso tive medo. Medo da reprovação e do preconceito dos meus colegas e familiares, até mesmo por se tratar de algo tão distante da minha realidade, tão diferente de mim. Mas tenho a felicidade de compartilhar com vocês que fui surpreendida com o apoio incondicional de todos eles. Descobri que tinha mais amigos do que imaginava, e, principalmente, que Isso também é a Julia. Quando me deparei com a possibilidade de representar o Rio Grande do Sul no Miss Mundo Brasil 2014 eu sabia que não seria fácil e que havia muito a ser aprendido ainda. Mas eu sabia que eu queria isso mais que tudo! Por mais bairrista que sejamos enquanto gaúchos, eu sempre tive uma relação patriótica e nacionalista mais exacerbada (poucos andam pela rua cantando o hino, ou se emocionam ao ouvir o hino da bandeira). Eu sabia que eu podia fazer isso com amor! E que podia contribuir para o despertar de sentimentos como esses nas pessoas. Achei nisso a razão para me empenhar nesta oportunidade. Ainda desnorteada sobre como me preparar para tamanha responsabilidade, minha primeira ação foi fazer a relação de tudo que vocês esperam da Miss Mundo Brasil e, após, o que Eu espero da Miss Mundo Brasil, e foi em cima disso que criei o meu cronograma de preparação enquanto candidata.

Com esta jornada, além de aprender o real significado da palavra persistência, pude conhecer pessoas maravilhosas, genuinamente boas, além de fortalecer as relações que já cultivava, e minha realização frente a isso me faz perceber que a minha maior paixão são justamente as pessoas, o Ser Humano em sua essência. Que não importa a instituição de ensino a que pertenço, nem o título que ostento, o melhor que tenho a oferecer é quem eu sou, a minha intensidade, a minha energia, a minha empatia, a minha entrega!.”

 

.

julia gama 2

 

Julia Gama Responde

.

Que idade você tinha quando estreou na passarela ?
R: 19 anos ( no concurso estadual)

Que outras participações você teve no mundo da beleza feminina ?
R: Apenas o concurso estadual que me concedeu o título de Miss Mundo Rio Grande do Sul. Antes disso, nunca havia usado maquiagem nem salto alto!

Além de Miss, você possui algum pendor artístico (cantora, artista plástica, atriz, etc ?
R: Sou atriz. Estudo teatro e TV e Cinema.

Que ramo de atividade apontaria como sua grande vocação ?
R: A comunicação.

Que outros títulos de beleza você possui, além de Miss Rio Grande do Sul Mundo e Miss Brasil Mundo ?
R: estes foram os únicos dois concursos de que participei.

Os títulos de beleza até aqui conquistados lhe surpreenderam de alguma forma ?
R: Imensamente. Me dispus a me dedicar ao máximo nos dois concursos, estar inteira e buscar aprender tudo que poderia com a experiencia e me superar. No primeiro concurso estava imersa em um universo totalmente novo, jamais imaginei que venceria. Já no segundo tive tempo para me preparar, conhecer esse tal “mundo miss”, mas estava ciente de que as demais candidatas eram fortíssimas e possuíam muito mais experiencia do que eu. Fiz questão de valorizar todas as etapas do concurso, sabia que muitas não fariam isso e esse poderia então ser o meu diferencial. Mas até o momento da coroação tudo era uma incógnita!

Subir na passarela concorrendo a um título de projeção, como o Miss Brasil Mundo, desperta algum nervosismo?
R: TODO! É o medo de cair, a vergonha de errar o caminho (mesmo ele sendo em linha reta! hahah), de frustrar as expectativas de todos que te apoiaram, a vontade de provar sua capacidade para os que dela duvidaram. Uma auto-exigência que corrói ! A cada vez que entrava na passarela respirava fundo e ia, não pensava, não respirava, mas quando voltava só me vinha na cabeça ” nuca mais, nunca mais, nunca mais, por que que eu faço isso comigo?” , mas tudo porque quase infartava! hahahah

Afora a beleza física, quais são os requisitos que você considera mais importantes para o sucesso de uma candidata a miss?
R: Empatia, simpatia, caráter, patriotismo e inocência.

A seu ver, os critérios adotados no julgamento dos concursos de miss deixam a desejar em algum aspecto ?
R: Os dois concursos dos quais participei têm um enfoque critérios a serem julgados totalmente diferente da grande maioria dos concursos de miss. Hoje parece sim, que por muitos concursos foi perdido o real significado da palavra miss, enquanto simbolo nacional não apenas de beleza externa, mas também de valores, de opiniões, de cidadã. Nesse sentido sim, acho que deixam muito a desejar. Para símbolos de beleza já existem as modelos. A miss deve ter algo mais, deve ter consciência do seu papel social. O Miss Mundo Brasil propõe uma série de provas as candidatas e estas são realmente consideradas, é dado valor a cada etapa do concurso, e um valor especial ao Beleza com Propósito, que acaba por conferir sentido a tudo.

O título de Miss Brasil Mundo foi conquistado repetidas vezes por candidatas do Rio Grande do Sul. Isso lhe causa uma pontinha de orgulho de ser gaúcha ?
R: Claro que causa. Mas como boa gaúcha meu orgulho de ser gaúcha transcende os títulos de beleza. .É o nosso tradicionalismo, o caráter e a personalidade do povo gaúcho que me enchem de orgulho acima de tudo.

Você diria que preparar-se para um concurso de miss requer uma cota de sacrifício semelhante ao de uma candidata a modelo ?
R: Eu diria que hoje em dia até mais. Porque cada vez mais vem se perdendo aquela ideia de miss tem corpo, modelo é seca. Hoje as misses já apresentam um biotipo muito próximo ao de modelos. Portanto os sacrifícios em busca do corpo perfeito, a luta contra a balança são os mesmos! No entanto ainda exigi-se da miss que ela seja 24h por dia simpática e impecável. Que ela tenha uma conduta exemplar em todas as ocasiões. Recai uma pressão e uma expectativa muito grande sobre as misses neste sentido, o que não acontece com as modelos. Fora isso a preparação para o concurso inclui entrevista, oratória, boas maneiras, prova de talentos, prova de esportes, engajamento social…

Quais são suas expectativas em relação aos concurso de Miss Mundo, que se realiza dia 14 de dezembro em Londres ?
R: É grande! Mais uma vez estou apostando em uma preparação muito intensa e completa, acreditando que eles buscam eleger este conjunto. Tenho uma equipe maravilhosa ao meu lado e terei a oportunidade de ir à China me preparar com Alexander Gonzales em seu centro de treinamento de misses, tenho certeza de que estou em ótimas mãos! Estou muito empenhada em meu projeto social onde como Embaixadora da Luta contra a hanseníase no Brasil viajo o país em prol da causa e hoje trabalho fortemente na reestruturação do bairro Jardim Gramacho em Caxias, RJ. Tenho certeza de que o Miss World será a experiencia da minha vida. A possibilidade de conhecer tantas culturas, poder viajar ao exterior, toda essas vivências já serão a realização de um sonho!

Além dos familiares, quem mais a incentivou ao glamour das passarelas da beleza feminina ?
R: Meus amigos, colegas de engenharia química, professores, ex-professores, vizinhos, todos os gaúchos!

Fruto dessas experiências adquiridas, que conselho você daria às jovens que sonham em conquistar seu espaço nas passarelas ?
R: As maiores conquistas exigem os maiores esforços. Eu sempre digo, se é seu sonho, acredite em si mesma e vá atrás, vale a pena!. Mas não se iluda, não será fácil e é uma luta sem fim. Acima de tudo busque o seu diferencial e respeite os seus limites!

 

.

maraca

Bate Bola com Júlia Gama

.

Grande paixão ? Meu irmão, a natureza, as pessoas.

Gratidão eterna ? Meus pais.

Surpresa boa? Um quilo a menos na balança! hahaha

Doce recordação ? As Páscoas passadas no sítio de minha vó com minha família. Escondiam-se os ninhos, todos acordavam antes do sol raiar para procurar “o que o coelhinho havia trazido”!

Momento especial ? Quando ingressei no curso de Teatro na Casa de Teatro de Porto Alegre onde me encontrei enquanto pessoa.

Sonho realizado ? O ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de Engenharia Química.

Superstição ? Sempre mantenho portas e armário fechados na hora de dormir, pois quando criança acreditava que os anjinhos ficariam presos no armário, e até hoje não consigo dormir com eles abertos.

Cor preferida ? Branco.

Prato preferido ? Chocolate.

Esporte que aprecia ? Patinação artística.

Esporte que pratica ? já pratiquei: patinação artística, dança, vôlei, handball, basquete, natação, judô, boxe. Atualmente, pilates, academia e ciclismo.

Principais Hobbies ? cozinhar e escrever.

Time do coração ? Brasil.

Gênero musical ? MPB.

Cantor (s) ? Chico Buarque e Lenine,

Cantora (s) ? Shakira e Elis Regina.

Ator ou atriz ? Julia Roberts

Melhor filme ? Un Cuento Chino

Melhor livro ? Flicts – Ziraldo

Personalidade brasileira ? Dra. Zilda Arns

Projetos na carreira ? Pretendo viajar o mundo, conhecer novas culturas, expandir meus horizontes. Depois me formar e pós-graduar, apaixonada pelas pessoas como sou, quero trabalhar com a comunicação. Promover e mediar a comunicação entre elas, motivá-las a uma vida melhor. Quem sabe, eu mesma possa ser esse veículo de comunicação, seja na televisão, seja como diplomata.

 

.

julia gama 9

Considerações finais:

.

Mais uma vez surpreendida com o título de Miss Mundo Brasil e de Embaixadora da Luta Contra a Hanseníase, tenho também a vontade ser uma excelente Miss para o nosso país. Quero contribuir com o máximo que eu puder para a formação e o desenvolvimento da nossa sociedade. Tenho certeza que tendo isso como foco principal meu coração se manterá puro, fator que considero primordial para uma forte candidata ao Miss World.

 

.

Julia gama 1

Vídeos com participação de Julia Gama

.

Desfile das candidata a Miss Mundo Brasil 2014 (Julia Gama na passarela a 5 min 2 seg da gravação):

.

Miss Brasil World (Full Show):

.

Coroação de Julia Gama a Miss Brasil Mundo:

.

Entrevista de Julia Gama, eleita Miss Brasil Mundo 2014, a TamaraAlmeida (TV Miss Mundo Brasil):

.

Facebook Júlia Gama – Miss Mundo Rio Grande do Sul, clique aqui para acessar

.

Facebook Júlia Gama – Miss Mundo Brasil, clique aqui para acessar

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.