Entrevista exclusvia: Lino Tavares

..

A entrevista da Série Personalidades é a arquiteta e urbanista Consuelo Van Caeneghem, formada pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UnoChapecó), no Oeste Catarinense, residindo atualmente em Toronto, no Canadá.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 1

Biografia

Consuelo nasceu em Alegrete-RS, transferindo-secom os pais, ainda criança, para o interior de Santa Catarina, sendo criada em Chapecó, onde frequentou o ensino básico, médio e superior. É filha do engenheiro eletricista Albert Van Caeneghem, funcionário da CELESC, e da enfermeira Marcelina Lucho Van Caeneguem, funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, de Chapecó. Aniversaria no dia 14 de novembro, sendo portanto do signo de Escorpião.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 2

O Início

Teve suas primeiras experiências profissionais em 2011 e 2012, atuando como desenhista na empresa chapecoense Magalhães Arquitetos Associados. Em 2013, realizou estágio profissionalizante na Hagia Sophia – Arquitetura Sustentável, e na Tumelero Arquitetas Associadas, em 2014 e 2015. Nessas empresas, a jovem arquiteta e urbanista consolidou na prática sua formação universitária, adquirindo consciência plena de sua real vocação e partindo para projetos de maior relevância no curso da carreira.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 3

O Despontar no Exterior

Durante uma viagem de estudos ao Canadá, Consuelo conheceu em Toronto o Gastrônomo brasileiro Rafael Faysano, radicado profissionalmente naquela cidade, de quem se tornou namorada, vindo a contrair matrimônio pouco tempo depois e fixando residência naquele país da América do Norte. Após um período de adaptação aos hábitos e costumes do nova pátria que escolheu para viver , Consuelo Van Caeneghem teve seu potencial reconhecido, recentemente,  sendo contratada por um importante complexo empresarial da área de Arquitetura e Urbanismo do Canadá, onde vislumbra um futuro promissor no ramo profissional que abraçou.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 4

Consuelo Van Caeneghem Responde

Quando despertou em você o interesse em cursar Arquitetura e Urbanismo ?
R: Quando percebi que gostaria de entender como uma edificação pode alterar o cotidiano das pessoas, como a arquitetura está envolvida na história da humanidade e como ela estará no futuro.

Antes de optar por essa área, você teve outros planos em relação ao estudo universitário ?
R: Eu tinha vontade de fazer engenharia química, até conhecer alguém que estava na faculdade do mesmo (hehe!). Percebi que Arquitetura e Urbanismo era a melhor escolha.

Você se inspirou em algum familiar para cursar Arquitetura e Urbanismo ?

R: Não, ninguém na minha família é arquiteto, porém a maioria trabalha com humanas e meu pai é engenheiro eletricista, então de certo modo tive um contato com artes e exatas.

Quando ficaram sabendo sobre sua opção universitária, seus pais encararam com naturalidade ou tinham outras expectativas sobre sua carreira ?

R: Meus pais nunca me direcionaram a alguma profissao especifica, mas sempre incentivaram a ter educacão superior e/ou principalmente conhecer algo que eu gostaria de fazer como profissão.

Logo que iniciou essa faculdade, você sentiu que era isso mesmo o que queria, ou chegou a pensar em mudar de curso ?
R: Nunca pensei em mudar e nem desistir. Sempre achei a faculdade desafiadora mas sempre fui curiosa e determinada.

Após ter se formado, você teve projetos de exercer Arquitetura e Urbanismo no Brasil, ou já tinha planos de exercer a profissão no exterior ?
R: Sempre tive vontade de trabalhar com projetos grandes e desafiadores, infelizmente a cidade onde morava não tinha incentivo a isso. Nunca tive planos de exercer a profissão no exterior, até que eu conheci uma cidade que senti que tinha o que eu procurava.

A Arquitetura brasileira, a seu ver, está entre as mais evoluídas do mundo ou ainda levará anos para chegar a esse nível ?
R: Evolução é uma questão relativa, é dificil entrar nesse assunto. Mas acredito que tudo pode melhorar e sempre devemos procurar alternativas mais econômicas e eficazes. O que é mais agravante , pra mim, é o planejamento urbano no Brasil, é o que mais sinto diferença morando no exterior.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 5

Como você vê a evolução da Arquitetura e Urbanismo no Brasil da década de 1950 para cá, quando o arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costa projetaram e edificaram Brasília ?

R: Triste é a evolução da arquitetura das formas ( formas apenas), e que que atualmente foi parar na arquitetura que está limitada à função apenas (pra não dizer econômico)

Sendo a Arquitetura e a Engenharia Civil atividades correlatas, você acredita que ambas estão no mesmo nível, no Brasil, ou considera que uma está à frente da outro em termos de evolução ?

R: Um necessita do outro, sendo assim nenhum pode estar muito mais evoluído do que o outro.

Você diria que Arquitetura e Urbanismo ou Paisagismo, além do aspecto técnico que as caracteriza, podem representar também expressão de arte ?

R: Tudo representa arte pra mim. Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo são feitos para as pessoas e lida com os sentimentos das pessoas. Ter essa profissão é uma entrada para o coração das pessoas, assim como a arte.

O fato de estar iniciando o exercício profissional de sua formação universitária no Canadá representa uma perspectiva mais promissora do que se isso estivesse acontecendo no Brasil ?

R: Bem, mais promissora não sei dizer, mas é muito desafiadora, não apenas na carreira profissional mas pessoal também. Confesso que achei que ia ser mais facil a adaptação e eu diria que é nascer num lugar diferente sem ter pontos de referência, sem conhecer quase ninguém, não ter história nenhuma ou rotina. Porém tudo isso é compensador. Muito. Estou muito feliz trabalhando com pessoas que passaram ou que passam por esse renascer, pois Toronto tem população de 50º estrangeiros.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 6

Bate-Bola com Consuelo Van Caeneghem

Uma Saudade ? Meus pais

Dever de gratidão ? Meus pais

Lembrança ? Acordar num sábado de manhã com o conversar das minhas tias, mãe e vó na cozinha, tomando chimarrão e ouvindo a rádio.

Amigos para sempre ? Devemos ser nós mesmos.

Deus ? Cada um tem o seu.

Religião ? Não vejo benefícios.

Superstição ? Acreditar que tudo que vivo é real.

Cor preferida ? Azul escuro

Número de sorte ? 7

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 7

Prato preferido ? Panqueca americana, com chantilly, maple syrup e morangos num domingo preguiçoso com a companhia de meu marido e minha filha de 4 patas.

Principal hobby ? Escrever cartas e cartões.

Time do coração ? Minha família.

Sonho realizado ? Trabalhar na área que gosto.

Sonho a realizar ? Ter filhos.

Gênero musical ? O que me faça dançar.

Filme ? Amélie

Livro ? O Mundo de Sofia e Trilogia Millennium

Viagem inesquecível ? Aquelas que acontecem coisas que não estavam programadas.

País ? Canadá.

Personalidade nacional ? Jane jacobs.

Personalidade internacional ? Elon Reeve Musk

Atriz ou ator ? Nicole kidman

Cantor ou cantora ? Ella Fitzgerald

Como Consuelo define Consuelo ? Consuelo gosta de ouvir os outros e guarda muita curiosidade dentro de si. Ainda não sabe porque vivemos, mas acredita que a vida é isso, viver sem ter certeza de nada.

Projetos na carreira ? Muito estudo, muita dedicação e muito suor.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 8

Considerações finais

Acho engraçado escrever sobre mim, pois ao mesmo tempo que somos únicos no mundo, estamos incluídos na população mundial de 7,6 bilhões de pessoas; então quem sou eu na importância disso tudo? Sou muito jovem e muito ignorante ainda, mas só sei que estamos na mesma caminhada e todos temos a oportunidade de fazer algo diferente da única vida que vivemos nessa Terra.

Consuelo Van Caeneghem,  jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá 9

Contatos e Redes Sociais

E-MAIL:vanconsuelo@gmail.com

              FACEBOOK

              PINTEREST

              LINKEDIN

              VÍDEO DAFORMATURA 

5 thoughts on “Consuelo Van Caeneghem, jovem promessa da Arquitetura brasileira despontando no Canadá

  1. Lino Tavares
    Lino Tavares says:

    Amigos e compadres Albert e Marcelina. Nós, comunicadores somos apenas meio. Personagens centrais das notícias e matérias correlatas positivas são e pessoas que as tornam interessantes mercê de sua pujança e talento. A Consuelo, que tanto orgulha aos pais e reflete sua luz nos parentes próximos como eu e a Tânia, é um exemplo clássico desses seres iluminados, o que me sugere dizer que a excelência dessa matéria consubstancia-se basicamente no que ela respondeu e não no que lhe foi perguntado. O Diretor desta revista eletrônico de São Paulo, meu colega e amigo Gilberto Vieira Souza, certamente ficou encantado com essa publicação, conforme tem revelado em outras entrevistas que produzimos em parceira com gente talentosa de todas as áreas profissionais e artísticas. Obrigado, Consuelo, por teres nascido, crescido. estudados nos dado mais esta alegria.

  2. Lino Tavares
    Lino Tavares says:

    Amigos e compadres Albert e Marcelina. Nós, comunicadores somos apenas meio. Personagens centrais das notícias e matérias correlatas positivas são e pessoas que as tornam interessantes mercê de sua pujança e talento. A Consuelo, que tanto orgulha aos pais e reflete sua luz nos parentes próximos como eu e a Tânia, é um exemplo clássico desses seres iluminados, o que me sugere dizer que a excelência dessa matéria consubstancia-se basicamente no que ela respondeu e não no que lhe foi perguntado. O Diretor desta revista eletrônico de São Paulo, meu colega e amigo Gilberto Vieira Souza, certamente ficou encantado com essa publicação, conforme tem revelado em outras entrevistas que produzimos em parceira com gente talentosa de todas a áreas profissionais e artísticas. Obrigado, Consuelo, por teres nascido, crescido. estudados nos dado mais esta alegria.

  3. Avatar
    Marcelina says:

    COM CORREÇÕES:
    Parabéns à Arquiteta Consuelo por mostrar que o Brasil tem profissionais competentes, bem além do Carnaval e da corrupção, E principalmente parabéns a você Lino, pelas perguntas tão bem elaboradas.

  4. Avatar
    Marcelina says:

    Parabéns à Arquiteta Consuelo por mostrar que o Brasil tem profissionais competentes, Bem além do Carnaval e da corrupção, É principalme te parabéns a você Lino, pelas perguntas tão bem elaboradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.