Está Tudo Embaçado ? - Gibanet.com

Uma das piores coisas que podem acontecer para o motorista é dirigir na chuva, sem ar condicionado e a noite, ninguém merece tamanho calvário.

O para-brisas embaçado pode ser um dos principais motivos de acidentes em dias de chuva e é um problema relativamente fácil de ser resolvido.

A causa

O vidro embaça sempre que a temperatura de dentro do carro é mais alta do que a temperatura externa. O ar de dentro do veículo está cheio de vapor d’água proveniente do próprio ambiente e também da nossa respiração. Ao entrar em contato com o vidro frio, o vapor volta ao estado líquido e cria este embaço.

As receitas

A forma mais fácil desembaçar o vidro é igualar as temperaturas externa e interna ligando o ar condicionado, pois o funcionamento do aparelho de ar condicionado consiste em retirar o ar quente e úmido do veículo, jogar para o ambiente externo, e devolver para o interior do veículo um ar mais fresco e sem umidade. As vezes demora um pouco para on resultado ideal, pois depende de vários fatores, como a diferença de temperatura entre o interior e exterior do veículo, quantas pessoas tem no interior do veículo, as dimensões do ambiente interno e a própria capacidade do equipamento de ar condicionado.

O ideal seria que todos tivessem ar condicionado em seus carros, ou ao menos um sistema de ar quente/frio, mas sabemos que o ideal nem sempre é possível.

Muitas receitas caseiras para melhorar a visão são conhecidas, como lavar com detergente, passar óleo de mamona, jornal, borra de cigarro, água com álcool dentre outras. Confesso que antes de ter um carro com ar condicionado ou até mesmo desembaçador, já utilizei jornal na limpeza dos vidros e ficou bom, mas isto somente quando lavava o carro, o problema era depois, durante as chuvas.

O pior que você pode fazer é passar as mãos nos vidros, a gordura presente em sua pele só vai piorar a situação, o que pode suavizar nesta emergência é um pano limpo e seco, se possível abrir um pouco os vidros.

No caso da flanela, lembre-se de deixa-la dentro de um saco plástico fechado, assim evita-se que ela acumule poeira e gordura, pois uma flanela suja em um para-brisas úmido pode piorar muito a situação.

O para-brisas embaçado pode ser um dos principais motivos de acidentes em dias de chuva e é um problema relativamente fácil de ser resolvido.
Está tudo embaçado ?

.

Há diversos produtos sendo vendidos para não embaçar os vidros, você só deve tomar cuidado ao utilizá-los caso seus vidros tenham película protetora, caso o produto contenha algo abrasivo, pode danificar a película.

Outra dica é em um papel toalha seco despeje um pouco de detergente liquido para louça, espalhe no vidro até que o detergente desapareça. O detergente vai dificultar o embaçamento do vidro, pois impede que as gotas de vapor fiquem acumuladas no vidro, porem com o uso do detergente podem aparecer manchas no vidro e também pode criar um efeito de distorção visual, por este motivo, só utilize esta técnica caso no momento não haja possibilidade de se utilizar outra alternativa mais apropriada.

Existe à venda em postos de combustível e lojas de peças, um pano específico para desembaçar vidros. Basta umedecê-lo e passar no para-brisa e demais vidros do veículo, ele evita o embaçamento durante algumas horas, mas se o vidro estiver muito sujo, você poderá encontrar alguma dificuldade em recuperar a visibilidade ideal.

Importante

De nada adianta conseguir desembaçar os vidros se as palhetas de seu limpador estiverem ressecadas e/ou danificadas. Não espere as próximas chuvas para substitui-las se for necessário.

Vidros trincados também podem ser um grande transtorno além de diminuírem sua segurança, Muitas vezes a manutenção é mais barata do que se imagina.

Lembrete

Lembre-se, sua segurança é o mais importante, já que é melhor chegar com um pouco de atraso do que não chegar, então se não conseguir ter uma boa visibilidade, pare o veículo em local seguro e espere o tempo melhorar, ou procure um posto de serviços, abra os vidros das portas e espere o desembaçamento ocorrer naturalmente.

Grande abraço.

2 thoughts on “Está Tudo Embaçado ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.