Está chegando ao fim o julgamento dos réus do maior escândalo envolvendo pessoas públicas, o Mensalão. As penas estão sendo dadas, e os envolvidos estão indo pra cadeia. Uma pena baixa, se comparado ao tamanho do crime de lesa pátria praticado por eles. Porém, pelo menos assim, uma pequena quantidade que foi desviada dos cofres públicos retornará, através das multas que foram aplicadas.
Infelizmente o mandante – e chefe maior – do esquema escapará imune mais uma vez. Foi um plano perfeito, planejado minunciosamente que não deixou rastro de sua participação neste mar de lamas. E apesar de sua corja irem pra cadeia, nada lhe acontecerá, pois as penas foram mínima, se for comparado, por exemplo, do crime praticado por eles, com um “ladrão de galinha” e os seus subordinados não abrirão a boca para entregar o chefe.
Não é ainda o que esperávamos, mas pelo menos, uma vez, veremos ladrões do erário atrás das grades. Já estávamos cansados de ver e ouvir falar sobre roubo de verbas públicas e sempre ficar como se nada tivesse acontecido. Essas penas – apesar de serem poucas – liga um alerta vermelho aos corruptos que estão no poder ou sonham na conquista de posse de um cargo público, pensando apenas nas “mordomias” e esquemas fraudulentos que prejudicam a sociedade brasileira como um todo.
José Antonio Karacek
Charge gentilmente cedida por Humor Político