José Antonio Karacek
..
O Brasil mais uma vez sai na frente e bate mais um recorde. Infelizmente este recorde não é nada satisfatório para nós brasileiros. Já pagamos este ano mais de 1 trilhão em impostos, superando em dois dias antes, a marca do ano de 2012. Tudo isso graças a nossa singela contribuição.
Arrecadamos com impostos como se fossemos país de primeiro mundo, mas temos o atendimento de terceiro mundo. Não temos estradas de qualidade, precárias escolas, na área da saúde não tem mais o que piorar, segurança pública simplesmente não existe.
Fazendo alguns cálculos simples podemos ver o que poderia ser feito com esta pequena bagatela arrecadada pelo governo. Esse dinheiro poderia ser usado, por exemplo, para a construção de mais de 28,5 milhões de casas populares, ou poderia ser pagos quase 1,5 bilhões de salários mínimos, ou então fornecer para toda a população brasileira, 16 meses de cestas básicas.
Não me importaria de estar pagando altos impostos se tivéssemos saúde, educação, moradia, segurança… mas o que vemos? Favelas aumentando, violência a cada dia cresce, professores mal pagos, falta de leitos e médicos em hospitais públicos.
Então pergunto: Cadê o dinheiro?
E na mesma hora me surgem algumas hipóteses:
Pode ter ido para a defesa dos indefensáveis mensaleiros. Quem sabe pro Marketing do governo, já que em propaganda gastou-se quase R$ 16 bilhões. Ou talvez esteja nas meias e cuecas de alguns deputados, senadores e ministros, nunca se sabe. Mas o mais certo é que esteja no bolso de muita gente, é mais higiênico…
Bom, o fato é que nunca se arrecadou tanto e gastou-se tão mal. E pra piorar um pouco mais, a inflação teve um leve aumento, ou seja, aumenta os produtos, aumenta os impostos que iremos pagar para dar alegria a muito político corrupto que se aproveita do povo brasileiro!