Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o  bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista anti-Israel e apoia o Movimento Gaza Livre. Produziu Cultures of Resistance , um documentário que promove vários ativistas anti-americanos, anti-Israel e pró socialistas. Ela é Presidente e diretor da Fundação Iara Lee e George Gund III, e também é CEO / Presidente da Fundação Caipirinha.


Com o passar do tempo está ficando cada vez mais evidente a influencia de investimentos massivos de pessoas ricas e influentes e suas instituições na disseminação do pensamento de esquerda, onde estes agentes financiam partidos políticos, ditaduras e grupos terroristas.

Acredito não ser mais segredo para os mais atentos que o radicalismo, somado a ações violentas contra as liberdades de expressão e opinião são as armas mais utilizadas pelos agentes da esquerda mundial, culminando na maioria das vezes em politicas absolutistas.

Já citei aqui no Gibanet.com as ações e investimentos que o magnata George Soros faz para financiar o pensamento e as ações socialista pelo mundo. Agora trago a você informações sobre a produtora de filmes Iara Lee e seu marido, o Magnata George Gund III. Boa Leitura.

Quem é Iara Lee

Iara Lee é uma coreano-brasileira, nascida em abril de 1966, na cidade paranaense Ponta Grossa. Ela é uma produtora de filmes que iniciou sua carreira cinematográfica nos anos 80.

De 1984 a 1989, foi produtora do Festival Internacional de Cinema de São Paulo.

Em seguida, mudou-se para a cidade de Nova York e criou a Caipirinha Productions, um veículo multimídia (em homenagem ao coquetel nacional do Brasil) que chefiou de 1989 a 2003. Sob a bandeira da Caipirinha, Iara Lee dirigiu vários documentários curtos e longas.

Iara Lee e seu trabalho

Nos anos 90, os documentários de Iara Lee trataram principalmente de temas culturais. Em 1995, por exemplo, ela lançou Synthetic Pleasures , um filme focado em tecnologia e arte e contou com as figuras contraculturais Timothy Leary e RU Sirius.

Seguindo a mesma receita em 1998 com Modulations: Cinema for the Ear, documentando a história da música eletrônica.

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...

.

Mas, à medida que a perspectiva de uma invasão do Iraque pelos EUA se tornava cada vez mais provável no início de 2003, Iara Lee começou a voltar sua atenção cada vez mais para questões políticas e a abraçar uma variedade de visões de esquerda.

Essa mudança se refletiu em seu trabalho documental, principalmente no que diz respeito ao conflito árabe-israelense no Oriente Médio.

Iara Lee e sua ligação com grupos radicais islâmicos

Em 2004, Iara Lee e seu marido, o bilionário magnata do esporte George Gund III , fundaram a Fundação Iara Lee e George Gund III (ILGGF). Dois anos depois, eles criaram a Fundação Caipirinha (CF), onde Iara Lee atuou como CEO. Ambas as entidades foram criadas para conceder doações a inúmeras organizações de esquerda. Cumulativamente, em 2007 e 2008, Lee e Gund contribuíram com  US $ 1.133.562 para a ILGGF e  US $ 762.953 para a CF.

Em sua página no Facebook, Iara Lee relata que enquanto morava no Líbano em 2006, ela “experimentou em primeira mão o bombardeio israelense de 34 dias naquele país”. Ela não menciona, no entanto, que a campanha militar de Israel foi uma resposta a uma série de ataques e sequestros do grupo terrorista Hezbollah, baseado no Líbano .

Em 2008, Iara Lee viveu no Irã e apoiou vários projetos de intercâmbio cultural entre esse país e o Ocidente, na esperança de usar as artes e a cultura como ferramentas para promover a solidariedade global.

Em maio de 2010, as atividades documentais de Iara Lee e sua antipatia por Israel a levaram a ingressar no Movimento de Gaza Livre (MGF), que procurava “quebrar” o que chamava de “cerco a Gaza” pelo estado judeu – uma referência ao bloqueio que Israel havia causado.

imposta à região (em 2007) em um esforço para reprimir as campanhas terroristas do Hamas.

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...

.

Em 30 de maio, Iara Lee, uma crítica vocal do que chamou de ” punição coletiva ” de Israel aos palestinos, foi uma das várias centenas de ativistas anti-Israel a bordo do Mavi Marmara, o maior navio de uma frota da MGF de seis navios que transportava suprimentos humanitários destinados a Gaza.

Quando os membros da flotilha ignoraram repetidamente as instruções do governo israelense, pedindo que se submetessem às inspeções de carga antes de atracar em Gaza, comandos de helicópteros israelenses subiram nos conveses dos navios e os impediram de prosseguir.

Os passageiros e tripulações a bordo de cinco navios da MGF se renderam pacificamente, mas muitos dos que estavam a bordo do Mavi Marmara atacaram os comandos com paus, facas e revólveres.

No tumulto que se seguiu, nove ativistas da MGF foram mortos. Iara Lee filmou clandestinamente a altercação e depois publicou suas imagens no The Huffington Post , juntamente com uma postagem de blog lamentando que “nove ativistas civis da paz” haviam sido “injustamente mortos” pelas ações “indefensáveis” de Israel.

Em uma entrevista subseqüente, Iara Lee acusou que os “comandos de guerra” de Israel haviam sido enviados explicitamente “para matar”, em uma “ação criminosa”, pessoas inocentes envolvidas em “uma missão humanitária”.

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...
Embarcação turca Mavi Marmara

.

Notavelmente, ela não mencionou o fato de que muitos dos passageiros de Mavi Marmara eram afiliados à Fundação de Direitos Humanos e Liberdade e Ajuda Humanitária , uma organização islâmica com fortes laços com o Hamas e a Irmandade Muçulmana .

Ela também não notou que pelo menos 40 jihadistas turcos e membros da Irmandade Muçulmana estavam entre os passageiros do navio.

Mais tarde em 2010, Iara Lee incluiu imagens do incidente de Mavi Marmara em Cultures of Resistance, um documentário produzido sob a égide de sua rede de ativistas on-line com o mesmo nome ( Cultures of Resistance ).

Também nessa produção havia imagens elogiando os respectivos esforços de:  Jeff Halper , porta-voz do Movimento Internacional de Solidariedade e fundador do Comitê Israelense Contra Demolições da Casa; um grupo libanês de cinema que “torna visível como é a vida dos refugiados palestinos”; “Poetas comprometidos em promover a paz e a justiça social”; uma equipe de ativistas socialistas anti-globalização; e um grupo de hip hop libanês composto de revolucionários Marxistas.

Um admirador notável   de  Cultures of Resistance  foi  Jodie Evans , co-fundadora do  Code Pink.

Em maio de 2011, a conta pessoal do Facebook de Iara Lee foi suspensa depois que ela postou um desenho anti-semita que descreve Israel como um enorme polvo adornado com suástica, com seus tentáculos enrolados em um navio fundador chamado “Freedom”.

No início de junho de 2011, Iara Lee  relatou que havia recrutado o crítico anti-Israel e negador do Holocausto Norman Finkelstein para se juntar a ela na próxima viagem da FGM a Gaza, marcada para o final daquele mês. Finkelstein já havia elogiado “a grande Iara Lee” em uma manchete em seu site, em reconhecimento à sua escrita no “banho de sangue da flotilha”.

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...
Foto utilizada na campanha “Gaza Livre”

.

Mais do trabalho de Iara Lee

Além dos filmes citados acima, outros documentários produzidos por Iara Lee incluem:

  • n Autumn Wind  (1994, destacando a simplicidade e a beleza dos jardins japoneses);
  • Architettura  (1999, uma série de quatro curtas-metragens sobre as complexidades da vida urbana);
  • Sob o Borqa no Afeganistão  (2002, um filme centrado em entrevistas com refugiados afegãos);
  • Batalha pelo Xingu (2009, apoiando campanhas indígenas e da sociedade civil para impedir a construção de uma mega barragem no rio Xingu);
  • The Suffering Grasses  (2012, explorando os impulsos concorrentes entre os oponentes do regime de Assad no início da revolução síria);
  • O Kalasha e o Crescente (2013, documentando os desafios enfrentados pelo povo Kalash do norte do Paquistão);
  • Um  K2 e os Invisible Footmen  (2015, documentando os esforços dos carregadores paquistaneses que ajudam aventureiros a escalar a segunda montanha mais alta do mundo);
  • Life Is Waiting: Referendum and Resistance in Western Sahara  (2015, um olhar sobre a vida do povo saharaui do noroeste da África);
  • Em 2018, Iara Lee produziu um par de documentários sobre a nação do oeste africano de Burkina Faso: Burkinabè Rising: The Art of Resistance in Burkina Faso e B urkinabè Bounty: Agroecology in Burkina Faso.

Além de seus projetos e afiliações acima mencionados, Iara Lee também participou do conselho do presidente do International Crisis Group, do conselho consultivo da National Geographic Society e do conselho de administração da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang.

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...
George Gund III

.

Quem é George Gund III

George Gundo III, Marido de Iara Lee foi um magnata bilionário do esporte,
filantropo prolífico, patrono da arte e colecionador, Co-fundador da Fundação Iara Lee e George Gund III, Co-fundador da Fundação Caipirinha.

George Gund III nasceu em 7 de maio de 1937, em Cleveland, Ohio, o mais velho dos seis irmãos. Sua mãe morreu em 1954; seu pai – um banqueiro de Cleveland, empresário e filantropo – morreu em 1966.

Gund abandonou o ensino médio aos 16 anos e conseguiu um emprego como auxiliar de convés em um barco de minério. Juntou-se aos fuzileiros navais dois anos depois e ganhou um diploma educacional geral e uma medalha de boa conduta.

Posteriormente, frequentou a faculdade, mas não se formou.

Os negócios de George Gund III

No mundo dos negócios, Gund deixou sua marca mais notável como co-proprietário do Cleveland Cavaliers da National Basketball Association e do San Jose Sharks da National Hockey League. Seus outros grandes negócios relacionados ao esporte envolviam hóquei profissional: ele era sócio do California Seals, presidente do Cleveland Barons e presidente do Minnesota North Stars.

A família Gund

A família de Gund tem uma longa história de apoio às artes. Sua irmã Agnes, por exemplo, desenvolveu uma extensa carreira como colecionadora de arte, patrocinadora de arte, curadora, educadora e fundadora sem fins lucrativos. O próprio George Gund possuía grandes coleções de arte indiana, japonesa, ocidental e da costa noroeste; ele também foi doador do Cowboy Poetry Festival, um evento anual que ganhou as manchetes em 2011 quando o senador democrata Harry Reid procurou preservar sua elegibilidade ao financiamento dos contribuintes.

Uma das paixões artísticas de Gund foi a distribuição de filmes independentes e estrangeiros. Foi membro do conselho do Sundance Institute, de Robert Redford, do Cleveland Film Festival, do Cleveland Cinemateque e do San Francisco International Film Festival. Ele também atuou no comitê de cinema do Museu de Arte Moderna de Nova York, provavelmente uma conexão facilitada por sua irmã.

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...
George Gund III e Iara Lee

.

George Gund III e Iara Lee

Em 1986, Gund conheceu a cineasta coreano-brasileira Iara Lee , com quem mais tarde se casaria. Gund produziu muitos dos filmes de Iara Lee, desde seus primeiros trabalhos apolíticos nos anos 90 até seus esforços posteriores de extrema esquerda e anti-Israel, incluindo o filme Cultures of Resistance, de 2010 . Gund e Lee também criaram uma rede de ativistas on-line, também chamada Cultures of Resistance .

Em 2004, Gund e sua esposa foram co-fundadores da Fundação Iara Lee e George Gund III (ILGGF); dois anos depois, criaram a Fundação Caipirinha (CF).

 

Politica e ativismo

George Gund também atuou como administrador da Fundação George Gund, que foi criada por seu pai em 1952 e exigia que todos os solicitantes de subsídios especificassem com precisão o que estavam “ fazendo ou considerando para reduzir ou eliminar seu impacto nas mudanças climáticas”.

Ao longo dos anos , Gund doou dinheiro para campanhas políticas de numerosas figuras políticas democratas, incluindo notáveis como  Hillary Clinton , Dianne Feinstein , Nancy Pelosi , Barbara Boxer , John Kerry , Adam Schiff , Tom Udall e Barack Obama .

Ele também apoiou organizações como  ActBlue , America Coming Together , Comitê de Campanha do Congresso Democrático, Comitê de Campanha do Senado Democrático e Corporação de Serviços DNC.

Gund morreu de câncer no estômago em 15 de janeiro de 2013, em sua casa em Palm Springs, Califórnia.

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...

.

Leitura adicional

“Iara Lee” ( Facebook.com , HuffingtonPost.com );

” World Beat de Iara Lee ” ( Metroactive.com , 10-23 de agosto de 1998);

” Entrevista exclusiva com Iara Lee ” ( Salem-News.com , 7-2-2010);

” Sobre o filme ” ( CulturesofResistanceFilms.com );

“ O Propagandista Artístico dos Jihadistas da Flotilha e Seu Marido Bilionário ” (por David Swindle, 6-29-

” George Gund III, proprietário de equipes esportivas, morre aos 75 anos ” ( NY Times , 1-21-2013); 

” George Gund III … morre terça-feira aos 75 anos ” ( Cleveland.com , 16-01-2013);

” George Gund ” ( IMBD.com );

“ Homenagem a George Gund ” ( Fest11.sffs.org );

” World Beat de Iara Lee ” ( MetroActive.com , 10-23 de agosto de 1998).

.

Iara Lee é documentarista de origem coreano-brasileira, casada com o bilionário George Gund III, que financia e produz seus filmes, ela também é ativista...

.

.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.