O encontro visa promover o debate sobre técnicas de investigação para o combate ao crime transnacional, dentro do esforço de corresponsabilidade entre os países, principalmente na região sul americana.
Serão discutidas questões legais e operacionais relativas à técnica investigativa de interceptação de comunicações telefônicas e telemáticas. Representantes de 7 países (Canadá, Colômbia, EUA, França, Inglaterra, Nova Zelândia e Portugal), além do Brasil, apresentarão seus modelos de legislação que regulamentam a atividade.
A Lei de Interceptações brasileira foi instituída em 1996 e passa atualmente por várias discussões no Congresso Nacional. Durante o Seminário, serão apresentados os aspectos identificados pela “CPI do Grampo” e experiências de sucesso que subsidiarão no aprimoramento da atual legislação brasileira e na elaboração de regulamentação dos demais países da América do Sul que ainda não possuem lei sobre o tema.
A imprensa terá acesso à cerimônia de abertura, dia 19/05 às 9h, à coletiva de imprensa que será concedida no final desta cerimônia às 10h30, e ao painel de encerramento com a participação da Justiça, Ministério Público Federal e Direção Geral da PF, no dia 20/05 às 16h.
Participarão da coletiva de imprensa o Diretor Geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, e o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Bo Mathiasen.
Serviço:
– Seminário Internacional sobre Repressão ao Crime Organizado
– Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), SGAS 902, bloco C, Brasília, DF
– Cerimônia de abertura: 19/05 – 09h às 10h
– Coletiva de Imprensa: 19/05 – 10h30
–Palestra Diretor Geral PF: 20/05 – 16h
Marcos Ricardo dos Santos
Assessoria de Comunicação – UNODC Brasil e Cone Sul
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime
Tel: +55 (61) 3204-7206
Cel: +55 (61) 9149-0973
http://www.unodc.org.br/
www.twitter.com/unodcprt