Giba
.
.
A poderosa Rede Globo de comunicação não desiste de colocar suas garras de fora e trabalhar bravamente para manipular a opinião pública e influenciar a opinião dos eleitores, fazendo assim o seu papel de guia das decisões do país.
A bola da vez é a série escrita pelo Euclydes Marinho, “O Brado Retumbante”, que conta a história de um político honesto que alcança a presidência da república, onde o ator Domingos Montagner faz o papel do presidente Paulo Ventura.
Este presidente apesar de toda a sua boa vontade e sua honestidade, encontra dificuldades em fazer tudo o que o país precisa para alavancar como se deve, graças a atuação dos políticos corruptos que cercam o palácio do planalto.
Embora a ficção tenha algumas particularidades que não podem ser tratadas como possível realidade, algumas remetem a candidatos e políticos que são muito conhecidos do povo brasileiro.
A corrupção que já se tornou o elixir da existência dos três poderes faz parte do contesto de uma forma bem realista, quase que copiando o que fazem nossos eleitos, porém, neste ponto, a Globo amenizou bastante.
É bom lembrar também que a minisérie estreou na mesma época em que começaram os “Horários gratuitos de propaganda partidária”.
O ator Domingos Montagner, protagonista desta história é Desde a semelhança física até o estilo, Aécio da cabeça aos pés.
Então eu lhe pergunto: É ou não é uma aberta campanha política antecipada, já embutindo na cabeça da população semelhanças entre Aécio Neves e a boa política?
A grande falha do enredo é que presidente e vice não podem viajar juntos, mas como o foco não é instruir, mas manipular, está de muito bom tamanho.
Deixe sua opinião a respeito
Um grande abraço
.
.
.
Giba é técnico em sistemas de TV digital, radioamador, idealizador e administrador dos blogs CozinhaMasculina.com.br e GibaNet.com
.
.
Clique aqui e leia mais artigos do Giba
Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:
1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.
2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.
3. Complete o cadastro.
.
.
Ta certo você até pode estar certo, mas, o que acho engraçado é que as pessoas só reparam no físico do ator e na sua aparência com Aécio, o que eu acho bastante complicado, não diria nada se dissessem que na série tem propaganda ideológica “da direita” ou que na série líderes e pensamentos esquerdistas são mal retratados, mas desse jeito não dá pra levar a sério, quando a discussão é sobre aparência física não tem como.
Mas além da aparência, é nítido o contesto político de centro, de neo liberal.
Também percebe-se que a direita conservadora é atacada no enredo.
O ideal seria destrinchar item por item e debater sobre o assunto, mas não acredito que eu teria comentaristas suficientes para uma grande discussão.
Mas quem sabe surge a oportunidade de nós o fazermos.
Essas teorias da conspiração são excelentes para um papo de botequim. Mas, não podem ser levadas a sério, né gente? Pelo amor de Deus. Isso parece mais uma tentativa de evitar o óbvio vínculo criado com José Sarney pela nefasta figura do personagem “O Senador”.
É mais ou menos a mesma coisa que os petistas tentaram ao dizer que a Globo estava comemorando os seus 45 anos só porque era a chance de propagar o número do PSDB antecipadamente na campanha eleitoral. Coisa ridícula.
Arthurius, você não pode me condenar por especular e também não dá para afirmar categoricamente que não há segundas intenções por parte da Rede Globo.
Produzir conteúdo apenas com foco na cultura e entretenimento não é e nunca foi o padrão Globo de trabalho.
A história da comemoração dos 45 anos eu também achei um exagero dos militantes.
Um grande abraço
Giba
Quem vive no Pampa sabe muito bem o que é a tática do Quero-Quero. Trata-se de uma ave esperta que canta em um lugar para fazer o predador acreditar que é ali que está o seu ninho, que na verdade econtra-se bem longe do local onde cantou. A Globo, politicamente , é exatamente assim. Faz de conta que está de um lado, para que ninguém se dê conta de que está na verdade a serviço de outro. O Brado Retumbante é um mero despiste. A verdadeira propaganda é aquela que a Globo continua fazendo em favor do Governo do PT, em combinação com os institutos de pesquisa, dando ao desastrado Governo Dilma, que vive nas manchetes por seus minsitros corruptos, índices de aprovação popular (????????) nunca vistos antes em outro governo com menos de um ano de mandato. Se a Globo se tornar hostil ao governo Dilma podem me chamar de jornaleiro no lugar de jornalista. A mim o Plim-Plim não engana, pois convivi com o ideário global nos tempos em que a Rede prestava relevantes serviços ao Regime Militar, não por idealismo, mas para não correr o risco de bater de frente com aquele poder que era forte, por ser regime de exceção. Com aquela velha sinceridade de sempre, permito-me discordar do amigo Gilberto sobre as tais “demissões” de ministros por parte da Dilma. Ela não demitiu ninguém. Muito pelo contrário, lamentou publicamente a perda de companheiros como Palocci e Orlando Silva, cujo caráter ela conhecimento sobejamente quando os nomeou. Os corruptos é que pediram para ser demitidos, para fugir da exposição na mídia, com risco de serem descobertas outras falcatruais suas a reboque das já denunciadas. Se existe alguma “vassoura atrás do torno do planalto, deve ser de bruxa, poque de faxineira não é.
Qualquer semelhança, não é mera coincidência.
Grande sacada Giba.
Compartilhado.
Um abraço.
Beth, no caso da Rede Globo, nunca é coincidência.
Um grande abraço
Giba
Achei interessante o comentário do Lino Tavares, além é claro do próprio blog do Giba, sua idéias e pretenções. Mas creio que o Lino tem que observar que a globo não é muito conhecida por se contentar apenas com as agua da torneira da Dilma, portanto prefere um governo mais atento a sua filosofia, que é um governo de direita, assim que o leão esta sempre faminto atrás do que lhe convèm sem se atrelar a nada. Outra coisa é a preocupação de uma linha de governo petista que tem tudo para se perpetuar no poder, e isso a globo não quer mesmo, a globo, assim como a igreja católica, também pensa a longo prazo.
Uma grande abraço, Giba!
Marcos, você vê o que a maioria das pessoas não encherga.
Concordo plenamente com sua visão.
Um grande abraço
Acho que existe um exagero aí, pessoalmente. Mas não posso mentir. Os dois parecem demais.
Mas se a intenção for realmente a de manipular a opinião pública, o que também não consigo duvidar completamente, eu, pelo menos, sou imune a isso. Sou apolítico a muito tempo, e sou por que conheço essa sujeira bem de perto.
Sim, mas você não pode esquecer que tem muitas pessoas que dizem: Já que todo mundo vai votar no Zé, eu vou votar também.
Eu acredito que este seja apenas o primeiro passo de uma grande campanha, como a que ajudou a eleger Fernando Collor.
Eu não duvido de nada, de quem tem tamanho poder. Ontem assisti a mini série (por um acaso) e achei fraco, se comparado a outras produções do canal. E fiquei pensando o que este pessoal queria passar ali. Vc deu uma luz. E eu gostei da ideia que deu. Vou prestar atenção, de agora em diante.
Valéria, preste atenção também nos diálogos sobre política que começarão a brotar nas novelas e o foco das notícias dos telejornais nacionais (Bom dia Brasil, Jornal da Tarde, Jornal Nacional e Jornal da Globo).
Obrigado por sua visita e comentário, sinta-se sempre bem vinda.
Um grande abraço
Giba
É, caro Giba. Que a Globo é manipuladora da opinião pública até o meu gato sabe disso. A semelhança do “presidente” da minissérie com Aécio Neves é real. Porém, tem coisas que a tal “questão de lógica” não nos permite aceitar sem questionamento. Todos sabemos que a Globo é o “instituto de beleza” onde o Brasil da Era PT é maquiado. É voz corrente que a emissora do Plim-Plim é prestadora de relevantes serviços a quem está no poder, em troca dos favorecimentos de sempre. Será que a Dilma teria fechado as torneiras do Governo PT em relação à Globo, levando a emissora opatar por um dos virtuais opositores do partido (Aécio Neves) na próxima eleitção presidencial ? Romper com a Globo seria um suicídio eleitoral e dona Estela (a guerrilherias comunista da década de 1970) não iria nadar nas costas do Lula, chegar a presidente e depois morrer na praia. Isso pode ser um despiste da Globo, para que os telespecatadores esqueçam que ela é “pau mandado do governo petista”, ficando confusos diante dessa hipotética guinada. O tempo dirá.
Lino, não esqueça que a Dona Estela demitiu alguns ministros que sempre foram políticos a serviço das organizações Globo.