José Antonio Karacek
A câmara aprovou 10% do PIB para a educação, até então 5% era destinada nesta área. Se esse dinheiro chegar até o seu destino, sem ficar pelo caminho, com certeza em um período de aproximadamente 25 anos seremos a mais formidável potência mundial.
Porém em se tratando de Brasil, com um aumento duplicado de verbas para a educação, é sinal de festa (em dobro) para muitos políticos mal intencionados – e não são poucos – que já planejam seus “investimentos” com o dobro de dinheiro.
Só temos que ter conhecimento e levar em conta que só dinheiro não faz milagres em educação. É preciso muito mais, é preciso ter vontade política para melhorar e tempo, pois educação não se faz da noite para o dia. É como citei ali em cima, com o dobro de verbas, começaremos a ver mudanças daqui uns 25 anos, pelo menos.
Educação funciona como uma planta: não adianta você investir só dinheiro em cima, tem que esperar o tempo para colher. Claro que com pouco dinheiro colherá poucos frutos, se investe mais, colhe mais e melhor, mas no seu período.