Iniciou na mídia a campanha sobre a divisão ou não do estado do Pará, surgindo assim, caso a maioria aprove, mais dois estados, Carajás e Tapajós. A decisão será por meio de plebiscito no dia 11 de dezembro, onde os paraenses irão dizer se aceitam ou não a divisão do estado.
Claro que os interessados irão fazer de tudo para convencer a população de que é preciso dividir o território para melhorar a vida daqueles que vivem distante da capital. Porém, esta divisão não passa de interesses políticos a fim de conquistar cadeiras, tanto na câmara Federal, quanto no Senado. Estes políticos safados estão tentando aplicar um golpe no povo brasileiro e principalmente nos paraenses. E o que é pior é que o povo se ilude facilmente com a bela propaganda (milionária) enganosa e acaba votando favorável nas propostas absurdas apresentadas ao sacrificado povo.
Numericamente, seria bom dividir, mas a nossa política não funciona. Pagamos uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Com a divisão, teremos que pagar mais políticos, para quê? Para roubarem ainda mais o nosso dinheiro, simples assim.
Talvez muitos dos que lerem este texto dirão que não nos interessa e não nos interferirá em nada da divisão (ou não) do estado do Pará, pois vivemos em outro estado. Para esses que pensam assim, afirmo que devemos sim nos preocupar com a decisão deste plebiscito, pois, caso a votação for ‘sim’ para a criação dos novos estados, parte dos impostos que pagaremos irá para custear as novas despesas destes, já que estudiosos afirmam que os novos territórios não terão recursos suficientes para se manterem, dependendo assim da ajuda federal.
Por isso vamos torcer para que o povo paraense tenha a consciência do perigo que será, caso aprovem a divisão do estado, já que se aprovado for todos os brasileiros serão penalizados e sentirão o peso de mais uma decisão mal tomada pelo povo cansado de sofrer.
Esta é minha opinião, respeitando aqueles que pensam diferente!
José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira
Clique aqui e leia mais artigos de José Antonio Karacek