O livro traz seis contos desenvolvidos na temática anunciada no título: casos de amor e traição
Em “DOIS ESPELHOS”, o autor, em viagem a Paris com a esposa, conhece um homem que narra um curioso caso de infidelidade, relacionado ao hotel no qual o próprio autor estava hospedado. Assim, a narrativa contém duas histórias: aquela narrada pelo desconhecido e a vivida pelo autor, ao relembrar tudo, no local onde os fatos aconteceram.
O segundo conto é o que está em destaque no título do livro: “A MANICURE”. É a história de Armando, tido como marido perfeito pelos amigos, mas com um lado obscuro, que ele pretende manter em segredo. Tudo pode acabar sendo revelado por causa de uma manicure.
O conto “ENTRE AMIGOS” tem como tema central a chamada “cumplicidade masculina”. A aparente tendência natural que os homens têm de protegerem-se uns aos outros, principalmente quando o caso envolve aventuras amorosas. Mas há situações em que essa cumplicidade é posta à prova. Nesses casos, podem aparecer as diferenças entre os verdadeiros amigos e simples colegas de trabalho.
Um grupo de amigos está a beber e conversar, após uma semana de trabalho duro, em “TRAIÇÃO, RESPEITO E SAUDADE”. À medida que se sentem à vontade para falar de suas experiências amorosas, um deles surpreende, narrando um caso de infidelidade que o havia marcado para sempre.
“E tudo acabou ali” é a frase com que se inicia o conto “TRAGÉDIA ROMÂNTICA (narrada do final para o começo)”. A partir desse final, a narrativa segue em direção ao começo da história, gerando uma espécie de suspense ao contrário. O leitor já sabe como o caso terminou, mas como se chegou até ali?
O sexto e último conto da coletânea fala de um amor entre um estudante e uma prostituta. A história é inspirada no tango “LOS MAREADOS”, de Juan Carlos Cobián e Enrique Cadícamo, mas, como adverte o autor, também poderia ter sido o contrário.