Alimento na Veia 1

José Antonio Karacek

Falar em saúde no Brasil é como apresentar um show de humor. Ultimamente, vem acontecendo certos casos na saúde pública de nosso país que nos deixa indignados pelo modo como ela é tratada, os erros infantis que são cometidos, resultando na maior parte deles em mortes de cidadãos sem condições de obter atendimento em hospitais particulares e obrigam-se a buscar atendimentos na área pública, mas sem ter a certeza que melhorará, ou pior, sem ter a certeza que voltará vivo para sua casa.

Comento isso, pelos fatos noticiados na mídia esta semana, onde estagiários ou enfermeiras injetaram sopa e café com leite na veia de pacientes. Há alguns meses atrás, leite foi injetado em um bebê, numa maternidade pública, levando o bebe ao óbito.

Diante destes casos, destes erros, um tanto quanto imbecis, ficamos nos perguntando, sem poder compreender, como erros tão absurdos como estes podem ter acontecido em um país onde se diz ter o melhor sistema de saúde do mundo?

Não é possível que um estagiário não perceba a diferença de uma sonda de alimento para uma sonda de veia. Se ele estudou/a sobre isso é obrigatória saber diferenciá-las. Sabe-se que erros acontecem, mas casos de injeção de alimentos na veia por engano, não podem ser aceitos, se fosse um caso raro, até podia dar um desconto, mas em uma semana dois casos idênticos divulgados, aí já é sinal de alerta na fiscalização dos estagiários e auxiliares de enfermagens…

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.