Brasil: País de dimensões continentais, de florestas exuberantes, clima extraordinário em quase todo seu enorme território, terras férteis e altamente produtivas, quase 8000 km de costa atlântica com centenas e centenas de praias paradisíacas, riquezas minerais incríveis, riqueza em petróleo principalmente na plataforma marítima (pré-sal), moeda estável, inflação sob controle, povo pacífico e trabalhador. Todas as condições para crescer, progredir, enriquecer e tornar rico seu povo.
Todas as premissas para avançar, para tornar sua população próspera, feliz e em paz.
E o que presenciamos? A violência come solta e é um salve-se que puder. Nunca se matou tanto policial e os bandidos estão ditando regras dentro de cadeias.
A nossa economia não deslancha e não se atingirá crescimento de PIB de 1,5% neste 2012. Outro espetacular pibinho. Outro ano frustrante, cheio de passagens muito ruins no âmbito político/econômico/industrial/etc.etc. Ainda o que nos salva mais uma vez é o setor agrícola/pecuária/agro-indústria.
Também pudera! Com tantas idiotices orquestradas pelos plantonistas do Palácio do Planalto, não há como haver tranqüilidade para ninguém. E Dilma Rousseff, crê estar no caminho certo? Murros na mesa, a mim, só demonstra imaturidade, despreparo e profundo entendimento de “eu não estou no lugar certo.”
Depois do desastroso episódio da Reserva Raposa do Sol, em Roraima, onde o governo expulsou milhares de agricultores que investiram milhões de reais em seus negócios, para doar imensidão de terras, (praticamente um terço do estado), a meia dúzia de indígenas que hoje vivem na miséria, (todos perderam e perderam muito), observamos agora, repetição deste desastre em terras do sul do Mato Grosso, onde produtores com títulos legais há mais de vinte anos ali instalados, serem expulsos pelo exército brasileiro, a mando do governo federal. Outra vez para devolução de terras a indígenas. MISERICÓRDIA. Quanta sandice!
É óbvio que precisamos cuidar de nossos índios. Mas isso não pode ser feito às expensas de caras pálidas. É ou não é?
Aliás, no meu entendimento, o governo PeTralha é pródigo em beneficiar o vagabundo em detrimento ao trabalhador. Esmera-se em bajular tiranos e déspotas e criminosos em detrimento da justiça da ordem e do bem comum.
Veja o absurdo de se instituir salário aos presidiários! E com valor acima do salário mínimo!!!
É para matar de indignação, nosso trabalhador que sofre diuturnamente estas ações torpes e vis e nauseabundas. Até quando suportaremos estas insanidades petistas de viés gramsciano? Até quando a maldade de alguns ferirá o coração atormentado dos homens honestos e dignos? Até quando, Jesus?
O sistema de cotas nas universidades brasileiras é de uma torpeza infinita. Joaquim Barbosa, nunca precisou disso e recomendo aos políticos de todas as siglas que cumpram a CONSTITUIÇÃO. E, ponto final.
Tomei conhecimento da aposentadoria plena e no limite máximo a todos os ex jogadores que defenderam nossa seleção brasileira de futebol. Na morte do ex-atleta, os filhos receberão a aposentadoria. Parece que o sistema previdenciário tem dinheiro sobrando (mas não é isso que sentem na pele os nossos velhinhos), e de novo este governo bonzinho oferta benesses com o dinheiro que é de todos, ou seja, que NÃO lhes pertence.
O governo petralha ama ofertar benefícios com o chapéu alheio, ama criar confusões e catalizar rusgas e atritos na sociedade. Administra TUDO pessimamente mal e o exemplo emblemático é a PETROBRÁS. Uma monumental empresa petrolífera dando prejuízos, só acontece em nosso Brasil varonil. Uma vergonha! Uma gloriosa vergonha. Fala aí, quem acha que há justificativas plausíveis/ouvíveis.
Não dá mais para contemporizar. Apesar de todas nossas idiossincrasias, sei que não é possível poupar o lobo porque estaremos sacrificando as ovelhas e após longa reflexão, entendo que nossas forças armadas devem se manifestar.
Não podem permanecer passivas diante deste quadro caótico e apenas se exercitando dentro dos quartéis. Precisam evidenciar suas intranqüilidades, precisam convocar reunião com o ministério da justiça, com as mais altas autoridades deste país e consensar ações no sentido de estabelecer uma real democracia neste país, no sentido de tranqüilizar nossa população que hoje vive acuada e onde anti-depressivos e tranqüilizantes já fazem parte de sua dieta.
Enquanto isso, no nordeste brasileiro, assistimos o cataclisma da pior seca das últimas décadas, atingir milhares de comunidades dos estados nordestinos. Cansei de ver cenas de sertanejos com os olhos arregalados e em louco desespero, mostrando seus animais morrendo de sede. Cansei de ver cabeças de gado esturricados no chão ressequido e estas pecuaristas completamente abandonados pelo poder público.
A falta de água é questão básica. Incomensuravelmente mais importante que construir estádios de futebol, dona Dilma, por isso recomendo que visite Israel porque os judeus transformaram desertos estéreis em oásis de alimentos e prosperidade. Creio ser mais interessante aos brasileiros que mantém tantos políticos infrutíferos. Estes que são os artífices de nosso desassossego.
Atenciosamente
João Antonio Pagliosa