Belo Monte ou Estação Solar? 3Novo telhado terá mais de 6 mil m² de painéis solares Foto: solarcentury.co.uk /BBC Brasil

Giba

Tem governista dizendo que não há solução para a futura crise energética brasileira se não for construida a hidrelétrica de Belo Monte, porém, há muitas provas que mostram o contrário.

Lembre-se que vivemos em um país tropical de dimensões continentais e que temos vento, sol e grande território.

Vou mostrar um exemplo de cada  vez para não deixar o texto muito longo e cansativo, começando por uma alternativa de energia elétrica proveniente de células fotovoltaicas.

Para quem não sabe, estas células são capazes de transformar a luz solar em energia elétrica, limpa, sem inundar nenhum lugar, sem o perigo de vazamento de lixo radioativo, sem precisar de toneladas de água para refrigeração, sem precisar inutilizar todo um ecossistema, sem precisar explorar ë queimar carvão e/ou gás.

Em 1886, foi inaugurada em Londres a ponte ferroviária de Blackfriars sobre o rio Tâmisa, com seus 281metros de comprimento, onde atualmente está sendo realizada uma reforma de reestruturação e modernização.

A estação contará com 4,4 mil painéis solares em seu telhado, se tornando a maior ponte solar do planeta.

Após o término desta reforma, a estação ficará com nada menos que 6 mil m² de painéis solares, que segundo a previsão, irão gerar em torno de 900 mil KW/h por ano, que é metade da energia consumida pela estação.

Além da economia na conta de energia elétrica, esta instalação representará uma redução significativa na emissão de gas carbônico, na ordem de 511 toneladas anuais.

Além dos painéis solares, outras medidas de economia de energia adotadas na nova estação incluem sistemas para coleta de água da chuva e o uso de “canos solares” para aproveitar a luz natural.

“A ponte férrea vitoriana em Blackfriars é parte da história de nosso sistema ferroviário. Construída na ‘idade do vapor’, nós estamos a atualizando com uma tecnologia solar do século 21 para criar uma estação icônica para a cidade”, diz o diretor do projeto, Lindsay Vamplew.

A obra de instalação dos painéis solares em Blackfriars deve terminar em 2012. Além dela, a única “ponte solar” conhecida no mundo é a ponte de Kurilpa, em Brisbane, na Austrália, construída em 2009.

Agora me diga, será que não há uma solução alternativa para Belo Monte?

 

Giba é técnico em sistemas de TV digital, radioamador, idealizador e administrador dos blogs CozinhaMasculina.com.br e GibaNet.com

Clique aqui e leia mais artigos do Giba

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.


1 thoughts on “Belo Monte ou Estação Solar?

  1. Lino Tavares says:

    A tese que você levanta aqui, Giba, representa com certeza a opinião da maioria dos brasileiros lúcidos, que têm consciência de que podemos gerar energia sem agredir a natureza pela construção de engenhos monstrengos tipo essa usina de Belo Monte. A questão é que o governo do PT, que representa 9 anos de estagnação no setor energético, além de outros – é claro – quer deixar para a posteridade uma obra tipo Itaipu, realizada no Regime Militar. Investir em energia solar seria o ideal, mas não alcança a mesma repercussão de uma usina do porte da de Belo Monte. Ou seja, não rende tantos votos quanto àquela. Como nesse governo, tudo gira em torno de demagogia, com certeza irão tocar em frente esse projeto, para tristeza dos ambientalista e alegria geral dos que costumam enriquecer em torno de obras desse vulto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.