Gilberto Vieira de Sousa

 

O que é o câncer?

O câncer é o resultado da multiplicação exagerada e descontrolada de algumas células que adquirem a capacidade de invadir estruturas sadias à sua volta. Eventualmente podem deslocar-se do seu local de origem , atingir a corrente sanguínea e alcançar outras partes do corpo. Quando estas alterações ocorrem no tecido prostático, temos o câncer de próstata.

O câncer é o resultado da multiplicação exagerada e descontrolada de algumas células que adquirem a capacidade de invadir estruturas sadias à sua volta
Câncer de próstata

O que é a próstata?
A próstata é uma pequena glândula do aparelho reprodutor masculino, que envolve a uretra na saída da bexiga. Produz o sêmen que é responsável pelo transporte e fonte de energia para os espermatozóides.

Quando devo começar a me preocupar com a próstata ?
Caso não ocorra nenhum sintoma antes, todo homem deveria consultar o urologista na 4ª década da vida, momento em que pode ocorrer o prostatismo, conseqüente ao aumento prostático. Como a próstata envolve a uretra (que é o canal por onde passa a urina), esta pode ficar estreitada ou comprimida, causando os sintomas clássicos do prostatismo.

O que é prostatismo?
É uma condição caracterizada pelos seguintes sintomas:

Câncer de Próstata 1 urgência para urinar
Câncer de Próstata 1 aumento do número de micções à noite
Câncer de Próstata 1 dificuldade para iniciar a micção
Câncer de Próstata 1 diminuição do jato urinário.

Quais são as causas mais comuns de prostatismo ?
As causas mais comuns são: hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata.

É possível diferenciar a hiperplasia benigna do câncer de próstata?
Existem quatro procedimentos que possibilitam a diferenciação das lesões benignas do câncer: toque retal, dosagem de PSA no sangue, ultra-sonografia de próstata e biópsia de próstata. O uso adequado destes exames torna possível a descoberta precoce do câncer de próstata.

Qual a vantagem do diagnóstico precoce?
O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita uma resposta mais adequada aos tratamentos escolhidos, evitando procedimentos mais radicais e aumentando as chances de cura.

Quais as estratégias para o diagnóstico precoce do câncer de próstata?
A detecção precoce inclui três estratégias complementares:

exame digital retal (toque) – a palpação da próstata, realizada pelo médico durante a consulta clínica ou urológica, permite a detecção de áreas suspeitas na glândula;

dosagem de PSA total e/ou livre no sangue – o aumento desta substância no sangue não ocorre apenas nos casos de câncer mas os valores encontrados podem auxiliar na diferenciação dos casos benignos e malignos;

ultra-sonografia de próstata com biópsia – apesar de ser o exame definitivo para o diagnóstico de câncer, apresenta inconvenientes que restringem a sua utilização freqüente, sendo indicado apenas nos casos considerados suspeitos pelo exames anteriores.

O que é mais detalhadamente a dosagem de PSA?
O PSA (antígeno prostático específico) é uma substância produzida nas células da próstata. Quando existe um aumento no número de células produtoras como, por exemplo, na hiperplasia benigna e no câncer o PSA eleva-se no sangue, servindo como indicador destas doenças. A diferenciação dos casos benignos e câncer nem sempre é possível apenas com valores isolados de PSA sendo necessária a correlação com outras informações da história e do exame clínico.

Qual a idade ideal para iniciar a realização dos exames de próstata?
É indicado uma avaliação anual da próstata, com o toque retal e a dosagem de PSA, a partir dos 50 anos de idade. Em homens com historia familiar (parentes em primeiro grau com câncer de próstata) esta recomendação deve ser adiantada em 10 anos. O toque retal e a dosagem de PSA são recomendados como método de rastreamento, sendo indicados para todos os homens, independente da existência de sinais ou queixas sugestivas de câncer.

Cuide bem de sua saúde.

Um grande abraço

.

 

 

4 thoughts on “Câncer de Próstata

    • Gilberto says:

      Olá Maria,
      Uma pessoa que tenha tido o câncer, mas que tenha realizado o tratamento corretamente e que não tenha tido nenhuma complicação em sua saúde, volta a ter uma vida perfeitamente normal.
      Isto vale para a maioria das doenças.

  1. Giba says:

    O que leva muitos homens a não procurar o médico para fazer os exames preventivos é um maxismo imbecil e arcaico.
    Hoje em dia, um simples exame de sangue é suficiênte para diagnosticar com precisão a existência ou não do problema.

  2. Rose says:

    Matéria informativa que vale a pena reforçar.
    Hoje o índice de cura p/ o cancêr de próstata é de 90%, as causas ainda não são bem definidas, acredita-se ser uma disfunção hormonal ou até hereditário.
    Conheço diversos casos em que o final foi positivo, mas para o homem ainda é um "Tabu", até porque mexe com a masculinidade e causa alguns fatores mais psicológicos que orgânicos.
    Se diágnosticado a tempo, concordo com a matéria é bem melhor e os fatores diminuem.
    Boa matéria Giba !

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.