Eleições 2020: Projeto lança cartilha para incentivar pautas de governo sobre agenda climática
.
Na reta final para as eleições municipais, eleitores ganham uma estratégia a mais para fazer a escolha consciente do voto. Os cidadãos atentos às mudanças do clima e que se preocupam com a qualidade do ar e a sustentabilidade são orientados a identificar propostas de governo que prezem pelas florestas. A cartilha do projeto “Clima de Eleição”, disponível online e gratuitamente, é um incentivo à participação popular no comprometimento à criação de leis climáticas e investimentos verdes.
.
Em atividade desde julho, o “Clima de Eleição” é uma iniciativa criada a partir da “necessidade urgente de termos tomadores de decisão mais preparados para lidar com os desafios da crise climática”, declara um dos idealizadores do projeto, João Henrique Alves Cerqueira.
.
.
O estudante curitibano de engenharia ambiental é um dos quatro membros de um grupo que há tempos vinha pensando em criar uma ação que motivasse atitudes que visam à educação ambiental e a promoção de obras públicas de combate ao desequilíbrio da natureza. Além de Cerqueira, uma bacharel de direito de São Paulo, uma internacionalista do Rio Grande do Norte e um engenheiro ambiental Pernambuco, se mobilizam para fazer do pleito eleitoral uma boa oportunidade para a discussão de políticas ambientais e o comprometimento dos candidatos de inseri-las em seus planos de governo.
.
Energia limpa, resiliência urbana, economia circular, mobilidade ativa, agricultura urbana, compostagem e participação social são alguns dos temas destacados pelo projeto, que já tem o engajamento de mais de 400 candidatos de 23 estados brasileiros. “Esse é o resultado de um trabalho de capacitação que instruiu os concorrentes ao pleito dos conceitos básicos da crise climática a exemplos práticos de legislação municipal que podem ser adotadas nos seus municípios ou até mesmo inspirar outras iniciativas”, reitera Cerqueira.
.
.
O objetivo do curso foi o de “proporcionar aos candidatos caminhos para fazer ações a partir do momento em que se tornem eleitos.” E no pós-eleição, o trabalho continua. “Queremos apoiar na construção dos seus planos de ação, mantendo a rede engajada e continuar gerando impactos pelo país”, afirma.
.
Os eleitores podem consultar no site do Clima de Eleição os candidatos que fizeram os cursos e, assim, se comprometeram em assumir uma agenda climática. No Instagram (@climadeeleicao) é possível acessar materiais informativos e educativos e acompanhar aulas abertas.
.
.
.
Mais informações: http://climadeeleicao.com.br/
.
Informações à Imprensa
Jornalista Loriane Fogaça
F: 41 9671-8316
.
.
.
.
Table of Contents
Pingback: Cartilha gratuita orienta o voto pelas florestas - Assessoria Animal