Arquivos de Categoria: Autores Convidados

Nesta seção estão textos de autores convidados que não fazem parte dos colunistas do Gibanet.com

Lampião O Mata Sete, Um Agressivo, Maldoso e Inconsequente Livro Eivado de Enxurrada de Inverdades

Lampião O Mata Sete, Um Agressivo, Maldoso e Inconsequente Livro Eivado de Enxurrada de Inverdades 7

Discutir se Lampião e Maria Bonita eram bandidos ou heróis é História. Mas, publicar um livro ressaltando inveridicamente a orientação sexual do casal e tantas outras leviandades é violar a privacidade e intimidade da própria família Ferreira, seus remanescentes, sem qualquer interesse histórico, científico ou jornalístico.

Enfim com as Cores do Brasil

Enfim com as Cores do Brasil 11

Eu queria que a Presidenta do Brasil viesse sempre a público com as cores do meu país como veio hoje, não só de vermelho, como se aquele vermelho fosse uma segunda pele da qual ela não quisesse e nem pudesse se desapegar…mas assim, espontaneamente!

O CRACK DO OIAPOQUE AO CHUÍ

O CRACK DO OIAPOQUE AO CHUÍ 13

Disseminada por todo o país a mais avassaladora das drogas, o crack, já causa problemas no sistema de saúde de 64% das cidades brasileiras, conforme atesta a Confederação Nacional de Municípios. O crack invadiu grandes e pequenas cidades, periferias e lugares de baixa a alta classe social, municípios, povoados, zona rural e já chegou até às aldeias indígenas transformando os seus tristes usuários em espécie de zumbis ou mortos-vivos.

As Forças Armadas são a instituição mais confiável para os brasileiros, aponta FGV

As Forças Armadas são a instituição mais confiável para os brasileiros, aponta FGV

As Forças Armadas são a instituição mais confiável aos olhos da população brasileira. Esse é o resultado da pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliou o índice de confiança do 4º trimestre de 2011. Em primeiro lugar com 72% na preferência dos entrevistados, a instituição ficou à frente da Igreja Católica (58%) e do Ministério Público (51%).
O levantamento realizado pela Escola de Direito da FGV de São Paulo ouviu 1550 pessoas de diferentes Estados, como Rio de janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2011.

Barbear Casher ou Kosher

Barbear Casher ou Kosher

Fazer a barba é algo simples para o não-judeu. Basta apenas usar uma navalha ou uma lâmina de barbear e pronto: rosto lisinho em alguns minutos. No entanto, o judeu é obrigado a seguir as 613 Mitzvot, preceitos de alta iluminação da fé judaica, muito deles incompreensíveis ao intelecto humano, mas todos igualmente importantes para atingir os objetivos espirituais que o Eterno D’us de Israel espera de todos os judeus. Uma dessas Mitzvath proíbe ao homem e à mulher raspar os cabelos.

A Saudade que Fica do Caipira de Poço Redondo

A SAUDADE QUE FICA DO CAIPIRA DE POÇO REDONDO

O que chamamos de morte e que na verdade é apenas o desencarne, o fim da vida terrena, é um caminho inevitável. Temos todos, um dia ou outro, hoje ou amanhã, próximo ou mais demorado, de uma forma ou de outra, que viver isso. Não porque é uma fatalidade do destino, mas porque faz parte da vida desde que a nossa vida se faz vida. Mas o que sempre esperamos, torcemos e pedimos ao Criador é que os bons, aquelas pessoas ILUMINADAS que só fazem o bem ao seu semelhante durem mais tempo, sobrevivendo aos maus.

Comissão da Verdade e Guerrilha do Araguaia (Parte 1)

Capa do Livro Bacaba II

– A guerrilha do Araguaia do início, ano de 1972 até o término, ano de 1974 (final). Todas as operações que foram feitas pelas Forças Armadas. Operações: PEIXES I, II, III, IV, V, CIGANA, PAPAGAIO, SUCURI, MARAJOARA e LIMPEZA. Com provas (documentos confidenciais e secretos) para confirmar a minha narrativa, por eu ter participado da guerrilha na última operação, na qual nós vencemos os guerrilheiros das Forças Guerrilheiras do Araguaia (FOGUERA) do Partido Comunista do Brasil (PC do B), os quais tinham sido treinados na CHINA e em CUBA para nós combater e impôr o COMUNISMO no BRASIL. O que não conseguiram.

As Mulheres do Cangaço

As Mulheres do Cangaço

Tomando emprestadas as palavras do amigo João de Sousa Lima: “A mulher, na expressão primordial da palavra, amenizou as marcas das pegadas ferradas das sandálias de couro do cangaço e em seus rastros gravou sua passagem, nos confins do solo sagrado de uma nação chamada Nordeste”.

Sociabilização Real Para uma Sociedade Virtual – Denke auf Denke 03

Sociabilização Real Para uma Sociedade Virtual - Denke auf Denke 03 15

Este diálogo acima nos dá a brejeirice e a graça da “mitologia” mineira, cheia de maneirismos e silêncios. Num falar quase “prá dentro”, chegando a ser parcialmente cifrado (não por acaso, as principais companhias de segurança e cifragem virtual estão sediadas na capital mineira, é sério!), temos a caricatura de uma sociedade e como ela se realciona.

A Força do Solo

A Força do Solo 16

O princípio básico da Agricultura Natural consiste em fazer manifestar a força do solo. Até agora o homem desconhecia a verdadeira natureza do solo, ou melhor, não lhe era dado conhecê-la. Tal desconhecimento levou-o a adotar o uso de adubos e acabou por colocá-lo numa situação de total dependência em relação a eles, tornando essa prática uma espécie de superstição.

História Cangaceira

História Cangaceira 18

Sobre o autor Enéas Athanázio: Contista, crítico, biógrafo com extensa bibliografia, é um dos escritores mais publicados e conhecidos de Santa Catarina. Reside em Balneário Camboriú e é m dos fundadores de Literatura – Revista do Escritor Brasileiro, na qual tem colaborado assiduamente

Lampião no Mundo das Celebridades

Lampião no Mundo das Celebridades 20

Octavio Iani ( 1926/2004), considerado um dos fundadores da sociologia no Brasil, tem um belo estudo sobre tipos e mitos do pensamento brasileiro. Para ele, o Brasil pode ser visto ainda como um país, uma sociedade nacional, uma nação ou um Estado-não nação em busca de um conceito. É neste processo de buscar uma cara que florescem as figuras e as figurações, os mitos e as mitificações de “Lampião”, “Padre Cícero”, “Antonio Conselheiro”, “Tiradentes”, “Zumbi” e outros, reais e imaginários.

Lampião Contra o Mata Sete, A Separação do Joio do Trigo

Lampião Contra o Mata Sete, A Separação do Joio do Trigo 21

O escritor João de Sousa Lima, membro da ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso, membro da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, prefaciou o livro “Lampião Contra o Mata Sete”, de Archimedes Marques, lançado no último sábado, 02, em Aracajú, capital de Sergipe.

Delegado Archimedes Contra o Mata Sete (Crônica)

Capa do Livro Lampião Contra o Mata Sete

Acatando ação promovida por familiares de Lampião e Maria Bonita, o livro “Lampião, o Mata Sete” foi proibido de ser lançado. O magistrado de primeiro grau proibiu que o seu teor chegasse ao conhecimento do público por ferir a honra, a imagem, a dignidade, enfim, os direitos da personalidade de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Floresça Store – Você Mais Bonita

Floresça Store - Você Mais Bonita 22

Gil de Marqui Três amigas, gostos parecidos e um desejo em comum: vender roupas e acessórios que façam a diferença em qualquer look. Peças que não encontramos em qualquer lugar. Coisas que quando a gente bate o olho se apaixona e não pode mais se imaginar sem. Nascia então a “Floresça Store”, uma loja virtual [leia mais…]

“Carta Aberta à Comunidade Presbiteriana de Jaguapitã”

Carta Aberta à Comunidade Presbiteriana

Josimar Álvaro dos Santos . Sei que é difícil de entender e até mesmo de aceitar que um pastor que alcançara muitas vidas para Jesus, agora apareça negando tudo aquilo que outrora pregava. Quero deixar claro que ninguém faz isso porque acha legal negar as coisas. Jamais quis ser repudiado por meus amigos e admiradores. [leia mais…]

Os Dois Lados da Verdade

BACABA II

Para que você tenha a oportunidade de também ouvir o lado dos militares, eu escolhi indicar dois livros, que contam sobre os acontecimentos da Guerrilha do Araguaia, mas pela visão de um militar que esteve presente e deixa seu depoimento e impressões, para que possamos entender o que levou os militares a participar desta página da história e como foi o entendimento deste autor em relação a todos os acontecimentos da época.

São Paulo Inteira de Chico!

São Paulo Inteira de Chico!

Gil de Marqui . Minutos antes de o show começar a platéia era pura ansiedade. Preenchido com uma capacidade incrível de atrair inesgotáveis olhares de admiração, ele discretamente entrou. Voz, violão, simplicidade e leveza que nós conhecemos bem e que por diversos motivos nos encantam. O último álbum “Chico” lançado em julho de 2011 atiçou [leia mais…]

Estreia do Filme “Um Método Misterioso”

Um-Método-Misterioso

Eduardo Ramicelli . Estreou ontem, dia 10/02/2012, “UM MÉTODO MISTERIOSO” o novo filme do excelente diretor DAVID CRONENBERG, eu sou fanático por esse diretor. Quando VIDEODROME estreou no cinema não me chamou muito a atenção, mas quando percebi que era a história macabra de uma fita VHS não perdi tempo e fui assistir, não me decepcionei, pelo [leia mais…]

Estréia o Filme “A Bela e a Fera”

A Bela e a Fera

Eduardo Ramicelli . Com estreia em 03/02/2012, “A BELA E A FERA” um dos desenhos mais aclamados e premiados da nova geração da DISNEY tem como principal objetivo chamar atenção das crianças devido as novas copias em 3D, como não poderia deixar de ser esse que vos pertuba já assistiu 5 veses esse longa e não tenho [leia mais…]