Aqui na nossa Pátria amada e idolatrada (Salve, Salve) há uma nova modalidade de emprego que rende muito dinheiro e é fácil conseguir vagas: consultorias. Além de não precisar ter curso superior e nem entender de nada, o ‘consultor’ pode faturar alguns milhões em poucos meses. Para se tornar um consultor rentável basta o cidadão ocupar algum cargo de confiança no governo, seja na esfera federal, estadual ou municipal; não importa a função, desde que consiga ficar no cargo um tempo (ou doe algumas cestas básicas) e apareça nas fotos oficiais com seu mandatário no estilo ‘papagaio de pirata’. O que importa mesmo é o seu QI (quem indica).
Depois de conseguir isso, basta o cidadão registrar a empresa de consultoria usando o seu currículo para ingressar no ramo das milionárias consultorias e fazer um acordo com algum dos partidos que estão no poder, para prestar serviços de sua empresa na administração pública. Fazendo isso o ‘consultor’ ganha um dinheirão, desvia recursos, legalizando então a roubalheira.
Outra maneira de ganhar dinheiro é o cidadão que conseguiu se enquadrar no descrito acima entrar no mercado de palestras. Alguém decide fazer um grande evento, e solicita ajuda do governo, para que liberem recursos para a contratação de palestrantes qualificados, com custos elevadíssimos. Só que na hora de contratar, convidam amigos deputados, ex-ministros ou até ex-presidentes por uma fortuna para iludir a plateia durante uma hora.
Pra se ter uma ideia do que estou falando, Marcos Valério, preso semana passada numa operação contra grilagem de terras e principal réu do escândalo do Mensalão, continua utilizando sua ‘fama’ prestando consultorias à órgãos públicos e empresas ligadas ao governo. O Ex-Ministro Antonio Palocci caiu pela segunda vez, porque não soube explicar os milhões faturados com consultorias. Agora, esta semana o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, vai ter que explicar onde foram as suas consultorias que lhe renderam R$ 2 milhões em pouco tempo.
O estranho é que nenhum órgão fiscalizador e nem a Receita Federal descobrem as mamatas e a roubalheira acontece em baixo de seus narizes, precisa a imprensa fazer a denúncia para depois as investigações começarem.
Então, se você sabe roubar, sabe mentir e o mais importante, tem bons contatos com jornais e revistas, o que está esperando para abrir sua empresa de prestação de serviços e lucrar muito com contratos de consultorias governamentais?
José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira
Clique aqui e leia mais artigos de José Antonio Karacek
Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:
1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.
2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.
3. Complete o cadastro.
Não chega o dinheirão que recebem com seus salários, ainda ‘criam’ essas empresas pra tirar ainda mais dinheiro do povo.
O pior é que funciona assim mesmo, infelizmente temos muitas notícias de “ex-representantes do povo” aderindo a este digamos, “moviemnto do 3º setor com ênfase na riqueza”.