Cristianismo Por Inercia 3Giba

Tenho conversado sobre diversos assuntos com meus amigos e colegas de trabalho.
Sempre tive o hábito de prestar atenção nos pensamentos semelhantes entre aqueles que não se conhecem.
Vou citar aqui apenas um dos assuntos que me chama a atenção, que é o Cristianismo na visão de alguns cristãos.

Alguns cristãos simplesmente seguem suas doutrinas religiosas por inércia, rezando, louvando, mas sem saber exatamente o que estão fazendo.

Outros sequer lêem a Bíblia, ou quando o fazem, escolhem apenas alguns pequenos trechos que lhe interessam.

Alguns afirmam que cristãos são apenas aqueles que freqüentam igrejas evangélicas, ou seja, demonstram preconceito e/ou falta de conhecimento, já que cristão é aquele que acredita em Cristo.

Resumidamente posso classificar os cristãos nas seguintes categorias:

1.       Os que seguem os ensinamentos de Cristo e vivem suas vidas retas e imaculadas, ajudando seus irmãos, preservando o planeta e sua cultura;

2.       Os que acreditam, mas se escondem, se omitem e se questionados mentem;

3.       Os egocêntricos, que se acham pertencerem ao único grupo de salvos e corretos, considerando todos os outros condenados;

4.       Os cegos, que acreditam, mas não sabem exatamente em que ou porque, que quando são questionados fogem de dar explicações, pois não sabem defender aquilo que acham acreditar;

5.       Os decorativos, existem apenas para fazer volume, decoram alguns pequenos trechos das escrituras e saem por aí ostentando o título de cristão, porém sua conduta é geralmente torta e duvidosa;

6.       Os hipócritas, que fazem papel de bons samaritanos dentro da igreja e fora a conduta é totalmente diferente;

7.       Os preconceituosos, que tudo nos outros é motivo de preconceito e julgamentos lamentáveis;

8.       Os mendigos, que vão para a igreja com a única intenção de pedir esmolas, como se Deus fosse uma casa de caridade;

9.       E finalmente aqueles que fazem parte da minoria e sabem exatamente o que querem e como querem, estudam e não ficam esperando sentados o conhecimento.

Enfim, o que mais se vê entre os cristãos é a desinformação, o preconceito e falta de respeito consigo próprios.

Como convite para que os verdadeiros cristãos saiam do ostracismo, deixo aqui algumas perguntas:

  1. Quando ocorreu o grande dilúvio mundial, que alagou o planeta por quarenta dias e quarenta noites, a água ficou toda salgada, em decorrência da salinidade do mar, ou a água ficou totalmente doce, em decorrência das águas de rios, lagos e lençóis freáticos?
  2. Ainda citando o advento do dilúvio, como Noé proveu alimento para os animais da arca, incluindo aí os carnívoros?
  3. Qual era a etnia de Adão e qual era a de Eva?
  4. Um apóstolo diz que foi Jesus quem carregou a cruz até o calvário e outro apóstolo diz que foi um tal Simão de Sireneu. Quem está dizendo a verdade?
  5. Se é atribuído a Jesus a frase “Bem aventurados os humildes”, porque os pastores, bispos, papa, tem que ostentar tanta riqueza e tanto luxo?
  6. O que fez Jesus entre os treze e trinta anos de idade e onde encontramos este período descrito na Bíblia?
  7. Jesus trabalhava, ou vivia de favores e/ou herança dos pais?

Você sabe ou acredita que sabe as resposta?

Fico no aguardo de seus comentários

Um grande abraço

 

Giba é técnico em sistemas de TV digital, radioamador, idealizador e administrador dos blogs CozinhaMasculina.com.br e GibaNet.com

Clique aqui e leia mais artigos do Giba

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.


27 thoughts on “Cristianismo Por Inercia

  1. Hendrix Silveira says:

    Os teólogos cristãos afirmam que cristão é todo aquele que acredita que Jesus Cristo é Deus.

    Se a pessoa acha que Jesus é:
    a) filho de Deus;
    b) profeta de Deus;
    c) espírito superior, ser iluminado, espírito de luz;
    d) deva, avatar, Orixá, etc.
    e) santo.

    … nenhum desses é cristão.

    Para ser cristão tem que crer que Jesus e Deus são um só.

  2. Cristian Costa says:

    Interessante a sua colocação!
    A transferência de uma culpa inexistente para um ser, ou chamado de ‘bode expiatório’, nos faz lembrar dos estudos de Rene Girard, que mostra que tantos os mitos quanto a bíblia, e os evangelhos, se fizeram em torno da idéia de sacrifício, para a normalização das crises sociais, ou seja, com o bode, alcançamos uma estabilidade psíquico-emocional e cultural, porque na verdade o ser humano quer ser salvo de si mesmo e dos outros, de suas inquietações e de sua própria obscuridade e violência.
    Esse ‘transfer’, ou transferência é vital para a vida em sociedade, pois a estabiliza, se reconciliando consigo mesma.
    Numa selva onde todos se degladiam, a experiência da morte pode ser NEFASTA E CRUEL.
    E catapultar os piores sentimentos e muita degradação.
    Com a existência do bode expiatório, esses instintos reprimidos, violentos podem ser controlados,mediados, estabilizados e reconciliados.
    O homem e a mulher são salvos de si mesmo e dos outros.
    Faz necessário então entrarmos num processo de CULPABILIZAÇÃO, e aí, segundo Girard, CRISTO é sem dúvida um ÍCONE, desta necessidade humana, presente desde que gente é gente.
    Rene Girard crê em deus…
    Para mim esta explicação soa muito metafísica, apesar de ter estudado filosofia…
    Pra mim que sou ateu e cético(niilista também), não há a mínima necessidade de construirmos grandes teorias para se afirmar a necessidade de um deus ou de bodes expiatórios…
    Pra que tanto esforço?
    Pra que girarmos em torno de criarmos tanto sentido e ordem moral na vida, se ela em si não tem nada disso?
    Realidade absoluta x idéias criacionistas e salvacionistas são CONSTRUÇÕES CULTURAIS, fabulações e racionalizações baseadas em teorização…jamais suscetíveis de experimentação e ligadas a realidade…
    Podemos pensar um mundo sem sentido e sem ordem moral, pois o MUNDO É MUNDO, A VIDA É VIDA, e basta…já é muito alías, rsrsrs!
    Sou fã no natural, mas gosto de estudar a cultura e o pensamento…
    É divertido, mas essas coisas não só não fazem sentido em si, como não são:
    NECESSÁRIAS
    PRECISAS
    REAIS
    RAZOÁVEIS
    LÓGICAS
    RACIONAIS
    EXPERIMENTÁVEIS
    COMPROVÁVEIS

    Abs

  3. Gilberto says:

    Cristian
    Eu acredito muito que Deus e o Demônio servem para assumir a culpa em algumas situações:
    Se não deu certo, foi Deus que não queria e se além de não dar certo, o resultado foi prejudicial, foi o Demônio que atrapalhou.
    Um grande abraço

  4. Cristian Costa says:

    Prezado Gilberto, saudações!

    Para te iluminar com um outro enfoque, venho lhe trazer algumas informações:
    1-O importante não é a DOUTRINA, mas a FUGA.
    2-O mais importante não é o LIVRO, OU SUPOSTA REVELAÇÃO, mas o APEGO EMOCIONAL.
    3-O mais importante não é a VERDADE, mas a MULETA PSICOLÓGICA, criadora de sentido para a vida, para as crises, as doenças, os infortúnios e a MORTE.
    4-O mais importante não é o CONTEÚDO, mas a LITURGIA que provoca CATARSE, VERDADEIRO ANESTÉSICO DESESTRESSANTE E ALIVIADOR.
    5-O mais importante não é a VIDA, mas como AGUENTAR A VIDA, SUPORTAR OS DILEMAS, SUPERAR AS CRISES COM VÃS EXPLICAÇÕES…

    Racionalmente e empiricamente :
    a-O CRISTIANISMO NÃO FAZ SENTIDO
    b-DEUS NÃO FAZ SENTIDO E É DESNECESSÁRIO
    c-A VIDA NÃO É SIMPLES, é complicada sim, é COMPLEXA, a religião FACILITA, REDUZ, DOGMATIZA, CONFORTA, E CONFORMA AS PESSOAS.
    d-PENSAR DÓI, NÃO É FÁCIL…a RELIGIÃO NÃO FAZ PENSAR…JAMAIS…ela até emburrece, rsrs!
    e-Encarar os desafios sem suporte é inevitável, NA HORA, NO MOMENTO CRUCIAL, as pessoas não lembram da RELIGIÃO, pensam na SOLUÇÃO, depois se embotam de novo na religião, COMO SUPORTE, MULETA, AMPARO…
    f-NINGUÉM É COERENTE…O SER HUMANO TEM É INCONSCIENTE, e muitas vezes é ELE QUEM DITA AS REGRAS…não existe ser humano EQUILIBRADO 100%…EXISTE OS QUE BUSCAM ISSO, e muitas vezes erram,ISSO É NATURAL
    g-A religião cria TABUS, meios culturais que a humanidade se serviu diante de barbáries e atrocidades, HOJE COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIOS…
    h-As supostas verdades são construções culturais do homem, não podem ser pensadas como REALIDADE. ESTA REALIDADE NÃO EXISTE…só na mente de alguns que se conformam e não pensam…
    i-A vida sem RELIGIÃO PODE SER BELA, POÉTICA E FELIZ, mas as IDEOLOGIAS DOMINANTES, jamais irão acatar isso,pois é PERIGOSO.

    A RESPEITO DE SUAS PERGUNTAS…
    -A maioria dos teólogos sérios sabem que JESUS JAMAIS EXISTIU, E QUE A BÍBLIA É UMA COLCHA DE RETALHOS CONSTRUÍDA IDEOLOGICAMENTE…converse com algum estudioso sério…ele terá 2 discursos: um para vc, outro para os ignorantes…
    –Jamais ignore o que as pessoas pensam, muitas NÃO QUEREM PENSAR…apenas viver comodamente…e a religião é um belo suporte institucionalizado para isso…é reconfortante e facilita a vida em sociedade…
    —O ser humano é bem complexo-pensar as pessoas crentes como apenas burras ou incoerentes, não responde a questão, MUITOS SÃO BOAS PESSOAS, QUE DESEJAM VIVER HONESTAMENTE, mas que já escravas do cotidiano e do “mais do mesmo”, empurram suas vidas IRREFLETIDAMENTE, de crise em crise, de correria em correria, mais atenta as contas do que ao SABER VERDADEIRO.

    Abs

  5. Delmar Antonio Marques de Souza says:

    Sobre os temas ciência e religião.

    Eu não gostaria de comentar nem um nem outro. Porém, se tiver que fazê-lo, gostaria de dizer que tudo o que vem da religião é mitológico. O que vem da ciência é concreto. São totalmente antagônicos. A ciência evolui a religião não evolui e está estagnada e é baseada na vetusta biblia sagrada. Ambas andam em caminhos paralelos e jamais se encontrarão.
    Eu pessoalmente pendo mais para o lado da ciência.
    Delmar Antonio Marques de Souza.

  6. Lino Tavares says:

    Depois de tanta conversa, me ocorreu uma ideia. Taxar todas as Igrejas, com os mais elevados impostos, de modo a não sobrar nada para pagar altos salários a pastores e bispos, como Edir Macedo e outros milionários da fé.
    As que se mantiverem funcionando, mesmo com escassa margem de lucro, são as verdadeiras. As demais, mercenárias, com certeza virarão boate ou barzinho de sinuca.
    Estou pensando em fundar uma Super Entidade, congregando, numa só pessoa jurídica , um misto de Igreja Evangélica, Partido Político, Clube de Futebol, Rede de emissora e jornais, Promotora de Eventos e Rede Hospitalar não conveniada com o SUS. Se alguém quiser entrar de sócio nessa ideia, me avise. Bom humor é a melhor forma de encerrar a participação num debate em que todos têm razão e ninguém consegue provar nada.

  7. Tiago Marquesi says:

    Pegando um gancho no primeiro comentário do Ronaldo, sobre a oposição entre religião e ciência…
    Sabemos todos que as religiões historicamente sempre se precipitaram em dar oferecer respostas que não tinha à perguntas cruciais. Não bastasse, ela também tem sido célere em condenar (quantas vezes à morte) os que descobriram que as coisas não eram como as igrejas propalavam.
    Pois bem, com o passar do tempo, a ciência ampliou muito nosso conhecimento sobre o universo e sobre a vida, desmentindo sucessivamente, com evidências contundentes, as “verdades” religiosas.
    As religiões negaram esse conhecimento como quem nega que a grama é verde. Com essa postura insustentável, cresceu o ceticismo face ao discurso religioso; mais, cada vez mais pessoas sentiram a necessidade de refletir, de questionar o discurso religioso, a buscar evidências que sustentasse o discurso, em oposição ao dogma do mistério, de que acreditar sem respostas é um dom, uma virtude.
    Dessa nova postura, emerge uma tese perfeitamente razoável – que, pessoalmente, endosso – de que o divino é mesmo uma criação da humanidade para preencher uma necessidade justamente humana. Contudo, não cabe defender essa tese como verdade, mas sim como um possibilidade: os que a advogam certamente estão prontos a abandoná-la imediatamente haja uma evidência indicando outro caminho.
    Agora, o que é mais interessante é que, quando nos despojamos do divino experimentamos uma liberdade curiosa, porque é plena.
    Alguns argumentam, nesse caso, que se não há um Deus a termer, todo mal é permitido.
    Certamente isso não procede. Não procede porque da nossa organização em socidade, nasce uma ética; e essa ética pode perfeitamente sobreviver, amadurecer, melhor, sem esse Deus. Os valores de humanidade são suficientes para que essa ética exista.
    É como Eça de Queiroz diz no seu “Os Maias”. Num diálogo sobre Pedro, Afonso Mais diz:
    – Então que lhe ensinava você, abade, se eu lhe estregasse o rapaz? Que se não deve roubar o dinheiro das algibeiras, nem mentir, nem maltratar os inferiores, porque isso é contra os mandamentos de Deus, e leva ao inferno, heim? É isso?…
    (…)
    – Ouça, abade. Toda a diferença é essa. Eu quero que o rapaz seja virtuoso por amor da virtude e honrado por amor da honra: mas não por medo às caldeiras de Pero Botelho, nem com o engodo de ir para o reino do céu…”
    É isso.

  8. Ronaldo Moraes says:

    Sres., muito bom! Realmente muito bom. Gostei de ler todos os comentários, isso realmente mostra o quanto isso nos intriga e conforta, dependendo do ponto de vista.
    Sou cristão e como cristão creio na bíblia como “manual”, mas é obvio que faltam algumas informações, isso pode sim ser questionado, inquirido, debatido, explorado, pesquisado, enfim… Como li todos os comentários, fiz observações e gostaria de expor a todos.
    Primeiramente continuo concordando com Giba nos tipos de “evangélicos ou crentes” de hoje, alguns por moda, outros por inércia… etc.
    Vamos lá:
    Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Marcos 6:3
    Observe que nos versículos acima, temos o entendimento de que Jesus era carpinteiro, em outra narrativa (Marcos) nesta mesma passagem, menciona o Pai de Jesus (José) como carpinteiro e por necessidade da época, com poucas oportunidades, o filho estudava com o Pai sua profissão. Creio que esta resposta não foi procurada na bíblia.
    Sobre Jesus ter sido alegre: A bíblia também “fala” que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Ora, porque não acreditar que Deus não ri ou não se entristece ou fica com ira? Somos assim. A igreja católica pode ter escondido ou não aprovado as passagens dizendo que Jesus foi alegre, dava risadas e em alguns pontos foi irônico, quando homem, realmente pode ser verdade, mas no meu modo de ver é normal, afinal, Jesus aceitou e se fez homem para passar no teste e homem tem suas fraquezas e peculiaridades. Quando a bíblia não menciona sua infância ou adolescência e juventude, ou mencionava e foi retirado é porque não era nesta época de vida de Jesus que devíamos focar e sim em sua missão que só começou quando tinha 33 anos. Pode até ser uma omissão da Igreja e os evangélicos não canonizados possuem mais informações, não li, aliás, um amigo ficou de me enviá-lo e não enviou… Rs. Como disse, não era este o foco principal.
    Às vezes Giba, quando muito pensamos, queremos entender algo, descuidamos no agir e assim fracassamos em nosso próprio entendimento, e quando agimos em demasia significa que não pensamos e o erro vai aparecer. Tem que haver um equilíbrio. Contudo, temos sim que buscar o conhecimento sempre.
    O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Provérbios 18:15
    No entanto, há algumas coisas que não serão compreensíveis agora, não adianta! Quem esta com a razão?
    Sobre a questão de ser feliz ou ter a “verdadeira felicidade”, creio no seguinte: O homem quando foi criado por Deus, foi criado com um espaço em seu coração, quando digo coração não falo do órgão, falo de seu espírito, este espaço não é preenchido por nada. Pode vir dinheiro, fama, mulheres, religião, carros… etc. Mas mesmo assim teremos noticias de pessoas infelizes, outros sem dinheiro que acham que quando tiverem dinheiro serão felizes e assim o tempo vai passando, passando… e sempre sua mente trabalha tentando responder algumas questões, porém sem sucesso. Para onde isso tudo vai dar? Felicidade é mais fácil conseguir, pois trata-se de uma série de eventos positivos em sua vida, compra de casa, carro novo, casamento, filhos isso deixa-nos em Felicidade, mas se feliz ou ter a “verdadeira felicidade”, isso é só com esse espaço preenchido. Mas há uma resposta, esse vazio no coração só pode ser preenchido por Jesus. Não quero ser prepotente, posso até parecer em algumas palavras, apesar de respeitar muito todas as pessoas, suas opiniões, credos e raças. Sou firme no que penso e sigo, só isso. Relembrando sobre a questão dos grandes picos do mundo oferecer provas de submersão e não uma simples passagem de água por degelo, as provas são de submersão. Como eles fazem? Não sei… rs, mas são cientistas e neste trabalho de pesquisa, visto que algo já aconteceu, a ciência e totalmente capaz de descobrir. Não é atoa que alguns cientistas de diversas partes mundo procuram pela Arca, penso que não perderiam tempo procurando algo que não pudessem provar que existe.
    Sobre Simão de Cireneu na cruz: Ele ajudou a carregar a cruz, porém, não era para ser crucificado, ele não tinha nenhum pecado para aquela condenação. De certo estava por perto quando Jesus estava sendo humilhado, espancado covardemente, se compadeceu, talvez tenha dito alguma coisa que os guardas não gostaram, e o castigaram a carregar a cruz com Jesus, mas de Simão ir até a cruz e ter algo escrito disso não sei, não me faz falta. O importante do episódio da cruz é que ali foi consumado tudo que Jesus veio fazer na terra, e de quebra tivemos o primeiro arrependimento premiado com a salvação.
    Porque se acredita em religar a Deus? Deus! Quando criou o homem detinha com Ele a coroa da salvação, visto que no Edem não havia pecado, porém quando o pecado se instalou em Adão e Eva se perdeu essa salvação (a coroa). Deus por sua vez levantou vários homens ao longo do velho testamento em busca desta coroa, mas não foi possível devido aos fracassos humanos, foi assim com Sansão, Moisés, Davi e outros, pois com o pecado o homem se afasta de Deus obrigatoriamente. Foi necessário dar seu único filho em sacrifício do religar o homem a Deus e também fazer um concerto espiritual no céu, visto que Lúcifer saiu com a terça parte dos anjos, digo que ficou aquele clima ruim. Uma vez que Jesus veio a terra, passou a viver como homem, evangélicos com os mesmo problemas, dúvidas, medos que nós, mas mesmo assim não desistiu, seguiu até o fim. Ele conseguir nos religar a Deus, hoje quando cometemos um pecado um pecado, é possível haver um conserto sem intermediários direto com Deus. Agora, para obter a salvação temos que reconhecer que Jesus veio a terra e morreu em troca dessa coroa, não há outro caminho.
    Adão e Eva eram os únicos na terra? Provavelmente não. Isso é minha opinião, creio que Adão e Eva foram uns exemplos para nós como os primeiros da terra, mas, em minha opinião, deixo bem claro isso, haviam outros e foram criados depois. Deus não criou só um par de pássaros, fez mais com certeza! Veja que quando Caim matou Abel, Deus fez uma marca que outros veriam e saberiam que ele era um assassino, te pergunto: Que outros? Se só tinha Adão e Eva. Então digo que a bíblia foi escrita com nossa inteligência, porém com inspiração Divina. Quando você presencia um ocorrido com outra pessoa, há duas formas de escrever sobre isso com certeza e se você for esperto vai escrever somente os detalhes de maior importância, ainda mais sem papel como na época que a bíblia foi escrita.
    “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”
    Jeremias 17:5
    Neste versículo Deus não diz que não devemos confiar no homem de uma forma geral Ex: O médico te diz: Você vai ser Pai de uma menininha! Daí você já logo recita este versículo ou quanto seu Tio diz que vai te pagar em 30 dias… Rs. Todo mundo merece confiança até que se prove o contrário. Mas fala essa passagem fala do seguinte: O homem não pode confiar em si mesmo para resolver seus problemas ou confiar no outro, confiar em seu entendimento para sanar tudo em sua vida, ser salvo do pecado ou da morte eterna. Ele tem que ser humilde e reconhecer que sozinho não pode resolver tudo, não pode ser salvo, porém se pensar o contrário ele se afasta de Deus e tudo vai por “agua abaixo”. No tocante de o homem ter escrito a bíblia, Deus quis dar realidade, dar credibilidade, trazê-la para o nosso entendimento, falar na mesma língua. Vai dizer que você acreditaria mais na bíblia se falassem que ela foi escrita de um dia para o outro, sem nenhuma lacuna, sem nenhum problema de concordância, perfeitinha, escrita pelo próprio Deus, acho que não.
    Pregação por todos os continentes: Não acho que seria possível, visto que o tempo que Jesus teve após iniciar efetivamente sua missão foi muito curto, não havia tempo e dinheiro para tal cruzada, Ele deu exemplos, não era Humanamente possível, e lembro, Jesus na época era humano, apesar de fazer alguns milagres usando sua fé em Deus o Pai. O restante do mundo Jesus deixou para nós.
    “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregue o evangelho a toda criatura.”
    Marcos 16:15
    Criação do mundo: Descanço? Deus? Não poderia realmente, pois Deus é perfeito! Mas este descanso mecionado tem um siginificado: Trata-se de um exempplo cronograma bem executado por Deus, ou seja, mente cansada esta suscetível ao fracasso. Lembrando que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Existem dois tipos de cansaço o físico e o mental, um deles faz um estrago por um periodo o outro pode fazer para o resto da vida ou acabar com ela. O Descansar é bem pertinente neste tema.
    Grande abraço!!

  9. Lino Tavares says:

    Volto à cena, nesse debate de ideias democrático e interessantíssimo, não para apresentar novos argumentos, porque o que tinha para dizer a respeito do tema eu já disse. Para mim o cerne da questão respousa numa palavra muito clara e contundente, que, alías, está muio na moda em nosso atual desgoverno do PT, que condenava a privatização e agora está desesperado por privatizar os nossos aeropostos. O termo é C O N T R A D I Ç Ã O.
    OLHEM ESSA E VERIFIQUEM COMO A BÍBLIA SE CONTRADIZ, Nela está escrito: “Ai do homem que crer no homem”. Como então acreditar nela própria, se foi escrita pela mão do homem. Precisa mais ?

  10. Rose says:

    Giba, os cometários só complementaram seu post.
    Assim como há diferentes tipos de homens, há diferentes tipos de religiões e dentro das religiões diferentes tipos de adeptos segundo seu nível consciencial e existencial. Assim vivem, viveram e viveram diferentes tipos de cristãos.
    Os textos sagrados eram uma necessidade, distinguiam -se em “três sentidos ou interpretações da Bíblia, o sentido material, o psíquico e o pneumático” . Difícil compreender estas três visões interpretativas, mas o sentido pneumático é aquele que detém maior complexidade, profundidade e natureza mística.
    Estes três sentidos da escritura se relacionariam às três partes constitutivas do próprio homem: o corpo (soma); a alma (psiquê) e o espírito (pneuma); relacionados, respectivamente, à verdade histórica, moral e mística das escrituras.
    O período na qual você se refere a Jesus também por muito é discutido.
    Os quatro evangelhos não falam praticamente nada sobre a sua primeira e segunda infância. Lucas cita a visita ao Templo e a discussão com o doutores, o que teria sido aos 13 anos para a benção da virilidade. Os Evangelhos apócrifos (apócrifos porque não foram escolhidos por Jerônimo) contam algumas passagens tão interessantes quanto absurdas. Por exemplo: o menino colocar um peixe salgado numa bacia com água e ordenar que voltasse à vida, e o peixe começou a nadar. Noutra ocasião, num sábado, teria feito pardais de argila, e como foi repreendido pelos adultos, porque estava profanando o sábado, ele deu vida aos passarinhos de barro e mandou que eles voassem bem alto) Conta-se, também, que como aprendiz de carpinteiro, era muito útil, pois podia fazer a madeira aumentar de tamanho até o ponto desejado. Alguém disse, também, que quando ele fazia a junção, o encaixe de duas vigas, era tão perfeita a junção que parecia ter nascido assim. (essas informações, exceto a última, estão no livro de A.N.Wilson – Jesus – Uma Biografia.
    Existem muitas hipóteses, e alguns autores, baseando-se em documentos que aparentam exatidão, afirmam que Jesus esteve em várias escolas iniciáticas, no Egito, na Índia, ou mesmo na Judéia, entre os essênios.
    O nome Essênios deriva da palavra egípcia Kashai, que significa “secreto”. Na língua grega, o termo utilizado é “therepeutes”, originário da palavra Síria “asaya”, que significa médico.
    Segundo estudiosos, foi nesse meio onde passou Jesus, no período que corresponde entre seus 13 e 30 anos. Alguns estudiosos também acreditam que a Igreja Católica procura manter silêncio acerca dos essênios, tentando ocultar que recebeu desta seita muitas influências.
    Adorei participar dos comentários e lendo-os foi bastante gratificante em relação as informações.
    grande abraço a todos os colaboradores
    obrigada Giba
    Rose*

    • Gilberto says:

      Rose, você sempre me surpreende com seus comentários. Mostra neles que é uma sábia.
      Quando você fala sobre o sentido pneumático, me lembra que pela interpretação de algumas igrejas, falar de pneuma é pecado.
      Ora, quem foi que disse que ir em busca do conhecimento é pecado?
      Apenas o manipulador prega tamanha besteira.
      Hoje vejo as doutrinas religiosas como o mal do século.
      Os essenios eram um grupo que por analogia, se assemelham com o que já foi um dia a Maçonaria e muitos do ensinamentos atribuidos a Jesús tem fortes traços desta cultura.
      Os evangelhos apócrifos citam com frequencia o bom humor de Jesus, coisa que me parece, foi retirada dos demais, ou não havia interesse em deixar os fieis saberem que o “Messias” era capaz de rir, gargalhar, contar piadas e até ironizar.
      Outro ponto interessante são as narrativas aparentemente opostas sobre o mesmo acontecimento.
      O pentateuco parece mais um conto de terror misturado com mitologia antiga.
      A. N. Wilson é um dos mais sérios pesquisadores e é respeitado pela comunidade científica mundial, ou seja, você utilizou de uma referencia muito apropriada.
      Outro tema a ser discutido é: como pode um cristão tentar defender a bíblia sem sequer imaginar nada da cultura judáica, a qual ordenavam os costumes, tradições e educação da época, incluindo aí Jesus, que também era judeu.
      Mas pretendo me aprofundar neste assunto em outros artigos que publicarei aqui no blog, aguarde.
      Um grande beijo

  11. Ewerton says:

    Para os mais interessados em aprofundar o estudo sobre alguns elementos aparentemente contraditórios ou enigmáticos na Bíblia, recomendo muito avaliarem o seguinte PDF abaixo; de um livro muito interessante, escrito pelo Brilhante Filósofo Norman Geisler ==>
    E se depois gostarem do que lerem nos seus computadores, sugiro adquirirem esta obra em qualquer livraria por cerca de 60 reais.
    Saudações a todos !

    • Gilberto says:

      Ewerton, li o PDF, mas para ser sincero contigo, presenciei no texto muitos rodeios e nada de realmente concreto.
      Para você que já acredita no que está escrito na bíblia sem questionamento, é bem provável que se sinta mais convencido ainda com este livro. Porém para quem vê mais razão na ciência do que na bíblia, fica muito difícil acreditar nas argumentações apresentadas, fazendo parecer embromação da mais deslavada.
      Não me leve a mal, mas já encontrei argumentos muito melhores para defender a bíblia e em momento oportuno lhe passo os referidos textos.
      Na realidade, você tem argumentos mais convincentes que o autor do livro que indicastes.
      Um grande abraço

      • Ewerton says:

        Caro giba, concordo contigo que alguns argumentos partem claramente do pressuposto de que a biblia é “a verdade” (que eu acredito, realmente, se respeitada a exegese/hermeneutica e respeitando os limites do texto para não especular), sendo enviesados para quem nao acredita nos mesmos, pois não raras vezes buscarão a partir desta “fé no texto” a premissa para uma argumentação favoravel ou conciliatoria…Mas há também argumentos mais imparciais e autonomos para certas passagens, neste mesmo livro.

        Na verdade, meu livro predileto de defesa da fé cristã (que já usei muito em palestras, eventos e debates na faculdade com professores) também já saiu de linha temporariamente: “Evidencia que exige um veredito”, de josh macdowel (um dos mais famosos ex-ateus do mundo, grande combater do cristianismos e demais religioes). Este sim, me convenceu racionalmente em todos capítulos, e creio que vai te decpcionar bem menos. Mas, como no brasil é dificl achar até em sebos para vender, segue outro link para os ainda curiosos sobre o tema:

        Na minha humilde opinião; as 222 primeiras paginas desta obra prima são irrefutáveis, sendo os 4 primeiros capitulos (da Parte 1=A Biblia, eu acredito nela) muito sólidamente argumentados, assim como os demais 6 capitulos (da Parte 2 = Se Jesus não era Deus, merecei o premio de melhor ator) que também são exaustivamente argumentados. Se eu pudesse dar um presente para alguem que não cre em jesus ou na biblia, mas gostaria de encontrar motivos racionais para tal, eu daria este livro (que era meio caro, quando vendia).
        Abraços a todos

  12. kelliton silva says:

    Os verdadeiros cristãos são aqueles que acreditam em Jesus cristo e que ele é filho de Deus, Muitas pessoas acreditam em Jesus mas não seguem os exemplos dele por não acharem que ele seja o filho de Deus e sim apenas um profeta!

    • Gilberto says:

      Kelliton, você segue os exemplos de Jesus Cristo? Quais?
      Um profeta não pode ser filho de Deus? Por que?
      Se você puder falar mais a respeito, ficarei grato.
      Um grande abraço

      • kelliton silva says:

        Primeiro, eu sigo os exemplos de Jesus Cristo, um deles é ser bondoso sempre que tenho uma oportunidade e segundo, sim um profeta pode ser o filho de Deus, mas não apenas um profeta!

  13. Lino Tavares says:

    Caro Giba. As suas colocações e os seus questionamentos são todos procedentes.
    Nada é mais controvertido nesse mundo do que a religião, seja ela de que vertente for.
    O Cristianismo, embora escrito no singular, é um termo que tem conotação de pluralidade, posto que se fragmentou em várias correntes, ao longo dos séculos.
    Dizer eu sou cristão não dá uma ideia completa de opção doutrinária religiosa, pois sempre suscitará a pergunta:
    Cristão católico romano, católico ortodoxo, protestante, evangélico (qual delas ?), etc.
    A Bíblia, por sua vez, é um livro de contradições gritantes e histórias que beiram as raias da literatura infantil.
    Como explicar que o primeiro casal de humanos teve dois filhos homens (Caim e Abel) e dessa dupla de machos conseguiu proliferar e povoar o universo ?
    Quem foi, afinal, a mãe dos netos de Adão e Eva ?
    Deus teria feito o mundo em seis dias e “descansado no sétimo”.
    Descansado de que, se o cansaço é uma sensaçao meramente física? Uma pergunta só, sobre o cristianismo, cuja resposta gostaria que fosse postada aqui por algum leitor do Blog entendido no assunto:
    – Jesus Cristo, durantre sua peregrinação pelo Planeta , sabia ou não que a Terra era redonda e que, do outro lado dos mares e oceanos por cuja orla andou, havia outros povos, também filhos de Deus e condenados pelo pecado original, que precisavam tanto de seus ensinamentos quanto aqueles do Médio Oriente onde nasceu, cresceu e peregrinou ?
    Se sabia, por que não atavessou águas longínquas, ainda que em toscas embarcações, como fizeram os navegadores do século 15, para levar a Palavra de Deus até esses lugares ermos ?
    Honestamente, só dá para apostar cegamente e de forma plena nos ensinamentos bíblicos, fingindo que não se sabe raciocinar. Pois, tentando entender certas coisas do Livro Sagrado à luz da lógica e da razão, fica difícil, muito difícil.
    É quase como aceitar que Paulo Maluf, Collor, Lula e seus apensos estejam hoje no mesmio barco, em prol da felicidade geral da nação.
    Não sou ateu. Creio em Deus (o Ser superior que é Do Bem, premia os bons e castiga os maus), mas sem a pretensão de dedini-Lo, razão por que não acredito que sejamos feito a à imagem e semelhança Dele. Aliás, compará-lo a qualquer ser finito da natureza física, a meu ver, é um baita sacrilégio. Etimologicmante, aprendeu-se que o termo “religião” significa”re-ligar a Deus””. Religar o quê, se nunca estivemos desligados Dele, que é nosso Criador, nosso Juiz e Senhor absoluto do nosso destino ?

    • Gilberto says:

      Meu amigo Lino, compartilho de sua opinião e ainda acrescento que Deus não nos daria capacidade de raciocínio, se não fosse para ser utilizada em seu louvor.
      Ouvimos muitos religiosos dizerem que não podemos tentar entender as coisas de Deus e que temos que crer em tudo quanto está escrito na Bíblia sem questionamentos.
      Quem já estudou um pouco de história sabe muito bem que a bíblia foi manipulada em sua compilação primária, sob a supervisão do imperador Constantino, durante o Concílio de Nicea em 513 d.C. onde o único interesse era conter e manipular a população.
      Com o passar do tempo, Calvino e Lutero vislumbraram a possibilidade de adquirirem poder utilizando a mesma ferramenta de Roma, a religião, então partiram para a fundação do protestantismo.
      Mais alguns anos depois, se descobriu que além de poder, poderia se adiquirir riqueza com a utilização correta dos ingredientes “Manipulação, medo e Dizimo”.
      Hoje me espanto que tantas pessoas ainda vivam neste universo de ilusão e contemplação cega e irracional.
      Mas quem sabe, textos e comentários como os aqui presentes, não façam pelo menos uma pessoa acordar para a realidade.
      Um grande abraço

  14. debbylenon says:

    Giba, vou ser bem sincera.

    Eu acredito em Cristo, mas não leio a Biblia (já li, na infância), então não posso te responder as questões ai em cima, mas vou dizer o porque acredito em Cristo.

    A partir do momento que acredito num plano espiritual, eu tenho que acreditar que um ser superior que tenho criado o universo. Acredito que Deus tenho nos enviado seu Filho para tentar salvar a humanidade e que ele tenha morrido por nossa culpa.

    Somos seres imperfeitos apesar de Deus nos ter feito sua semelhança. Somos livres, mas não sabemos usar nosso liberdade.

    Não acho que para encontrar Deus temos que ir em algum templo religioso, igreja, centro, salão. Deus está dentro de nós, é só procurarmos bem e vamos encontra-lo.

    A igreja católica (na qual fui educada), me envergonha imensamente, pois ao ver o Clero vestido de ouro, se alimentando dos melhores pratos e bebendo do melhor vinho, esquecem que existem crianças morrendo de fome em paises como Angola e Etiópia.

    Não gosto de falar sobre minha fé, pois sempre acabam me criticando, prefiro vivê-la e fazer o bem.

    Seu post está muito bem desenvolvido e faz com que refletimos no verdade significa da palavra Ser Cristão.

    beijos

    • Giba says:

      Debby, concordo com você que não precisamos de templos.
      Também concordo com sua visão da igreja católica, porém lembro que há crianças com fome nas portas das igrejas, não precisando ir a Etiópia para encontra-las.
      Porém, não concordo contigo quando sente culpa pela morte de Cristo.
      A idéia de culpa foi fomentada na sociedade pela igreja católica e não é a ideia original, nem a ideia real dos acontecimentos.
      Não tenha culpa, apenas viva sua fé e faça o bem pelo bem.
      Beijos

  15. Gilberto says:

    Ewerton, Espero ansioso por mais considerações suas a respeito deste tema.
    Tenho visto pessoas defenderem com muitta propriedade posições sabidamente equivocadas, contrariando os preceitos mais básicos, tanto da vida em sociedade quanto dos principios doutrinários.
    Tem alguns “Cristãos” que nem para Joio servem.
    Um grande abraço

  16. ewerton says:

    Assino em baixo dos 9 tipos de cristãos ilustrados; creio até que ha outros tipos e subtipos bem caricatos para cada categoria proposta. Deus queira que estejamos no primeiro e no nono grupo, ao menos no dia do nosso acerto de contas com o Altissimo. Creio que a maioria das categorias ruins (dos quase-cristãos ou pseudo-cristãos) pode ser encaixada no que a Bíblia chama de Joio: pode até parecer que comunga com Deus, mas estão sob grande risco de escutar um “nunca te conheci, apartai-vos de mim praticantes do pecado sem arrependimento (=iniquidade). No demais, concordo também com os comentários do Ronaldo Moraes, mas com mais tempo gostaria de fazer alguns adendos ainda. Abração Giba

  17. Gilberto says:

    “Quem acredita em Cristo é crente”.
    Este é o ponto, porém a maioria dos cristãos com que converso não tem esta visão, que em minha opinião é a mais correta.
    Sobre o trabalho de Jesus não encontrei nenhuma referencia bíblica ou histórica, então me parece especulação.
    O fato de não se citar o período de vida de Jesus dos 13 aos 33 anos de idade não é omissão?
    Será que os textos referentes a esta época não foram retirados pela igreja Católica que compilou a Bíblia durante o Concílio de Nicea pois eles iriam de encontro com seus princípios?
    E se foi retirado parte do texto, podemos considerar como verdade uma meia verdade?
    “Somente com Jesus há a verdadeira felicidade”. Você afirma então que um Budista, Taoísta ou qualquer pessoa que não seja cristão não pode ser verdadeiramente feliz? Não é um pouco de egocentrismo, prepotência, preconceito e arrogância de sua parte?
    (Jo 19:16-18) Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
    Neste versículo não há nenhuma referencia ao tal Simão de Cireneu.
    Será desatenção do tal apóstolo João?
    Quanto as marcas d’água, há programas que são veículados na Discovery Channel que atribuem muitas destas marcas ao degelo ocorrido após a era glacial.
    Um grande abraço

  18. Ronaldo Moraes says:

    Olá Giba, muito bom o texto, me fez mergulhar um pouco mais na palavra de Deus.

    Sei que em alguns momentos as histórias da bíblia podem parecer insanas, mas isso é normal, esta explicação esta na própria bíblia.

    “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. “1 Cor 2:14

    Na verdade antes de mergulhar um pouco mais gostaria de deixar meu ponto de vista. Quem contrapõe ciência e religião nas origens do universo, da vida, do homem e etc., não conhece nem um nem outro, ou melhor, acredite na ciência (explicações das origens) ou acredite na bíblia. Uma vez definida esta questão fica mais fácil progredir. Penso isso porque vou usar a bíblia como referência em todos meus argumentos e se a premissa não for comum vai ser muito difícil chegar a lugar comum. Mas para não fugir do tema vamos ao que acredito. Outro sim: Cristão segue a Cristo. Quem acredita em cristo é crente, mas crente em Deus até o Diabo é.

    7 – Jesus trabalhava sim, na maior parte do tempo como carpinteiro em Nazaré onde viveu maior parte de sua vida.

    6 – Existem poucas menções de Jesus antes dos 33 anos. Uma menciona Jesus com 12 anos:

    “E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
    Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
    E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.”
    Lucas 2:40-42

    Até porque não há interesse do autor de falar sobre esta época, pois o verdadeiro objetivo de Jesus o filho de Deus foi recuperar nossa pureza, morrendo por nossos pecados na cruz do calvário, esta foi a missão de Jesus na terra. A passagem abaixo fala do inicio da missão de Jesus, quando creio eu já estava com seus 33 anos de idade.

    “E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus.
    E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
    E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
    Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
    Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.”
    João 2:1-5

    5 – “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. “
    Mateus 5:5

    Ser humilde neste caso não tem a ver somente com riqueza material. Os humildes aqui mencionados são os que se renegam em favor do próximo, não ostentam, praticam a bondade, mas não faz propaganda e assim são bem aventurados recebendo as bênçãos pela graça (favor não merecido) de DEUS. Não creio que o dinheiro, a fama ou qualquer outra coisa pode dar ao homem a verdadeira felicidade. Por mais que os homens depositem sua confiança nas coisas materiais e por mais que desfrutem ao máximo de suas riquezas, eles continuam tendo um vazio que não é explicado, simplesmente percebido. Somente com Jesus há a verdadeira felicidade. Que sem dúvida inclui conforto material. Contudo, o que vemos os líderes religiosos fazerem não é diferente de qualquer outro líder que foi dominado, corrompidos pela soberba, orgulho, ostentação, desrespeito e outras.

    4 – “Ao saírem, encontraram um homem de Cireneu, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz.”
    Mateus 27:32

    “Certo homem de Cireneu, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.”
    Marcos 15:21

    “Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cireneu, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus. “
    Lucas 23:26

    Nos versículos acima não há discrepância. Existe sim uma informação mais detalhada do que a outra, somente.

    3 – Não existem muitos detalhes a este respeito, pelo menos não me lembro de ter lido…rs, O local de nascimento de Adão e Eva ficava na região onde hoje seria entre o Iraque e a Síria. O fato é que a vida era de uma forma e ficou de outro após o pecado.

    2 – Como disse anteriormente, acreditar na bíblia é um ato de fé, antes desta pergunta, poderia surgir outras: Como Noé planejou algo nunca imaginado e aprovado com louvou até hoje pelas leis da física? Como levou os animais para a arca, incluindo os carnívoros? Como surgiu chuva em uma época que nunca havia chovido? Porque Noé, um homem de Deus não abriu a arca quando imploravam pelas crianças ali fora? A resposta é uma só: Deus, Ele fez tudo, não foi proveniente do homem, o homem só foi uma ferramenta. Deus deu o projeto da arca.

    “Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.
    Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura.
    Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. “
    Gênesis 6:14-16

    “Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.
    De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos.
    E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”.
    Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado. “
    Gênesis 6:19-22

    1 – Antes do dilúvio a terra não era dividida em continentes como hoje, não é possível saber exatamente como era. A maior quantidade de água estava em lençóis freáticos, pois na época as plantas eram regadas por orvalho, não havia chuva. Existem pesquisas profundas de cientistas, geólogos, biólogos…etc. neste tema, e até hoje se encontra mais prova da existência de um dilúvio mundial do que o contrário. Estudos feitos em montanhas provam que as construções rochosas em algum momento do passado estavam submersas em água. No The History HD no programa “Mistérios da bíblia – Arca de Noé” isso pode ser comprovado. Pelo que tudo indica a água retrocedeu e estacionou como mar que conhecemos hoje, a água doce se restaurou depois através de minas. Um mistério recente, fresco no mundo são os chamados “Bolaines” do mar morto. O Mar morto tem uma concentração de sal tão alta (10 vezes maior que qualquer mar) que nada vive lá, porém um fato é que o mar morto recua 1 metro em cada ano, isso já se estende por 30 anos, ou seja, ele esta literalmente morrendo, mas de forma ainda não explicada por cientistas do mundo todo, na orla nascem buracos “Os bolaines” de aproximadamente 30 metros por 6 metros de profundidade e deles começaram a brotar agua doce de um solo salgado, isso esta de acordo com Ezequiel 47.

    http://www.youtube.com/watch?v=QJQohrHEtV8

    Grande abraço e até!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.