A seguinte declaração foi divulgada hoje, 20 de agosto, pelo Quarteto Diplomático para o Oriente Médio (Nações Unidas, Rússia, Estados Unidos e União Europeia):

“Os representantes do Quarteto reafirmam o seu forte apoio às negociações diretas entre israelenses e palestinos para resolver todas as questões em estágio final. O Quarteto reafirma o seu pleno compromisso para com as suas declarações anteriores, incluindo as realizadas em Trieste em 26 de junho de 2009, em Nova York em 24 de setembro de 2009 e em Moscou em 19 de março de 2010, que preveem que negociações diretas e bilaterais que resolvam todas as questões em estágio final devem “conduzir a uma solução negociada entre as partes, finalizar a ocupação que começou em 1967 e resultar na criação de um Estado Palestino independente, democrático e viável, vivendo lado a lado em paz e segurança com Israel e seus vizinhos”.

O Quarteto manifesta a sua determinação em apoiar as partes durante as negociações, que podem ser concluídas no prazo de um ano, e a implementação de um acordo. O Quarteto apela mais uma vez a ambos os lados a manter a calma e moderação, e se abster de ações provocadoras e de retórica inflamatória.

Dando boas vindas ao resultado da Comissão da Iniciativa Árabe pela Paz, no Cairo em 29 de julho, o Quarteto observa que o sucesso vai exigir um apoio sustentado regional e internacional para as negociações e para o processo paralelo de construção do Estado Palestino, bem como para a busca de uma paz justa, duradoura e global na região, tal como previsto nos termos de referência de Madri, nas resoluções do Conselho de Segurança e na Comissão da Iniciativa Árabe pela Paz.

Os dirigentes do Quarteto pretendem se reunir com seus colegas da Liga Árabe, em setembro em Nova York, para analisar a situação. Desta forma, o Quarteto convida os israelenses e os palestinos a participar do lançamento de negociações diretas no dia 02 de setembro em Washington (EUA), para resolver todas as questões em estágio final de negociação e satisfazer as aspirações de ambas as partes.

Nova York, 20 de agosto de 2010″

4 thoughts on “Declaração emitida pelo Quarteto Diplomático para o Oriente Médio

  1. Giba says:

    Sil, é como comentei para a Rose.
    Enquanto se mantiver Estado e religião governando juntos, nunca será resolvido conflito nenhum.
    Enquanto isso, as industrias bélicas vão vendendo muito para seus prrincipais cliêntes.
    Mas a política da ONU não pode deixar de fazer suas reuniões e propor soluções, afinal de contas, rola muito dinheiro para isso.
    Obrigado por seu comentário e carinho
    Um grande abraço
    Giba

  2. Silvana Marmo says:

    Olá Giba,
    Acho que não acredito neste tratado, vejo as questões do Oriente Médio como as questões tribais na Africa, quem capturava os negros para serem traficados? Guerreiros de outra tribos, acredito que seja um problema bem mais complexo e que talvez (desculpe-me o pessimismo) continuie só da boca prá fora.
    Meu carinho

  3. Giba says:

    Rose, eu particularmente sou muito cético quanto ao fim dos conflitos no Oriênte médio, pois quando se funde o Estado à Religião, fica difícil entrar em acordo, principalmente em se tratando de doutrinas fundamentalistas.
    Obrigado por sua participação e seu carinho
    Um grande abraço
    Giba

  4. Rose says:

    Giba, tomara que Setembro seja o mês X para as negociações, quem sabe mais uma etapa vencida para dar fim a esta guerra sem fim.
    Grande abraço
    Rose*

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.