Às vezes a necessidade de ter que dizer alguma coisa faz as pessoas falarem coisas sem nexo. No disucurso de abertura da 66a conferência da ONU, a presidente Dilma disse que era a primeira mulher na história a fazer aquele discurso de abertura, ressaltando que isso é democracia. Democracia por quê ? Evidentemente ela não quis dizer com isso que antes, quando só homens proferiram esse discurso de abertura, tal procedimento não configurava um ato democrático. Talvez Dilma nem saiba que essa tradição de o representante brasileiro ser o primeiro a discursar na Conferência Mundial da ONU deve-se ao fato de a abertura da Primeira Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU, em 1947, ter sido procedida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, gaúcho natural de Alegrete. E isso também era democracia.
Desculpem os que pensam em contrário, mas eu achei muito fraco o discurso da presidente brasileira. O fato de defender a presença do Estado Palestino na ONU e dizer que a Organizaçao das Nações Unidas precisa aumentar o número de integrantes não foi mais do que chover no molhado. Confesso que eu esperava mais da nossa presidente da República.
* Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor.