Lino Tavares
Pelo que tenho observado, deve ter alguém com ‘ideia de gerico’, implantando no face certas regras, no mínimo, imbecis.
Quando se clica em uma solicitação de amizade, nessa rede, a primeira pergunta que vem é se a gente conhece pessoalmente a pessoa a quem está propondo amizade.
Ora bolas! Para estabelecer relação de amizade com quem já conhecemos, nem seria preciso usar essa ‘geringonça virtual”. Afinal, não faz o menor sentido pedir-se a amizade de quem já é nosso amigo ou, no mínimo, conhecido.
Se a finalidade das redes sociais é ampliar horizontes de relacionamento, por que só no Facebook – no Twitter essa limitação não existe – o usurário tem que prestar contas do motivo pelo qual resolveu propor amizade a outrem.
Até porque não se trata de nenhuma ‘proposta indecente’, que, além do mais, faculta a quem a recebe a possibilidade de simplesmente não aceitá-la.
Será que essas ‘cabeças pensantes ocultas’ do face nunca pararam para pensar que 99% dos que clicam no ‘face do Roberto Carlos’ (por exemplo), pedindo amizade, não conhecem o “Rei” pessoalmente?
Além disso, os ‘manda-chuva do face’ ainda ameaçam punir com suspensão – o que é uma arrogância – aqueles que, ainda que com a melhor das intenções, continuarem a propor novas amizades, como se isso fosse um crime e como se, ao se inscrever no Facebook, a gente se tornasse um “soldadinho” sujeito à rigidez do “alto comando virtual“, passível de punição pela singela razão de querer conquistar a amizade de alguém que nunca viu antes.
Não há como ignorar que o Facebook é uma grande invenção do mundo virtual, que presta relevantes serviços em todos os cantos do Planeta. Mas, por outro lado, não há como negar que sua “cúpula dirigente” precisa reavaliar seus conceitos de participação na rede e entender que vivemos hoje num mundo globalizado onde as amizades ignoram fronteiras e barreias de cunho social, racial ou coisa que o valha.
Na boa:Não gostei do facebook a palavra amizade é algo que transcede este mundo virtual ! Verdadeiros amigos por exemplo não querem ficar”cutucando” o outro! O mundo virtual pode até ser interesante mas amigos de verdade são raros e se conquista no dia á dia convivendo pessoalmente com ele e não atravez de uma maquina fria!
Concordo plenamente com você Ronaldo.
E eu também não gosto do Facebook, que para mim, não passa de uma modinha passageira, como foi o Orkut e o ICQ.
Ninguém melhor do que você, amiga Maria, para ratificar essa tese, pois nossa amizade começou a partir de sua leitura a um comentário meu, na Zero Hora, de Porto Alegre, a partir do que descobriu meu telefone e lançou a semente desse nosso saido relacionamento, que bem pode ser definido com o título de uma música famosa: “Amigos para sempre”. Bjs de verão… Lino
Oi, Lino
Concordo plenamente contigo. Amizades a gente conquista de todas as formas, seja virtual ou presencial, mas é preciso que a porta se abra (convites aceitos) para que tudo aconteça.
Um beijo saudoso,
Graça Marçal