Debates promovidos na Rio+20 e investimentos crescentes que incluem estádios da Copa 2014 somente destacam importância dos “prédios verdes”
São Paulo, junho de 2012 – Mais do que um espaço para apresentar projetos e soluções na construção civil sustentável, a 3ª edição da GREENBUILDING BRASIL – CONFERÊNCIA INTERNACIONAL & EXPO surge em um momento bastante propício, no mesmo ano em que a conferência Rio+20 das Nações Unidas discutiu um mundo mais sustentável e limpo, e publicou informações que destacam o Brasil no cenário de energias limpas. Segundo relatório, o país atualmente tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com 44,1% de sua força vinda de energias renováveis – a média dos países desenvolvidos é de 8%. No Rio de Janeiro, cidade sede do evento, trabalha-se em uma legislação que prevê benefícios fiscais com descontos de até 50% ou mesmo isenção de IPTU e ITBI, além de redução de ISS para prédios verdes.
A preocupação do Brasil com edifícios verdes também pode ser constatada na construção dos estádios para a Copa do Mundo, a ser realizada em 2014. Pela primeira vez na história, uma copa será disputada em estádios com certificação de prédios verdes. Das 12 arenas que sediarão jogos dez já pleitearam o selo LEED. Segundo Felipe Faria, do Green Building Council do Brasil, na reforma do estádio Mineirão em Belo Horizonte, por exemplo, haverá captação de água da chuva, que será armazenada em reservatório de seis milhões de litros. O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, possuirá 9.600 painéis solares, capazes de gerar 2,5 megawatts de energia.
O interesse pelas construções sustentáveis tem também motivação econômica. Sabe-se que adotando medidas sustentáveis é possível obter redução de até 30% no consumo de energia, de até 50% no de água e de 80% dos resíduos sólidos; valorização de 10% a 20% no preço de revenda do imóvel e redução média de 9% no custo de operação do empreendimento durante toda a sua vida útil.
A 3ª edição da GREENBUILDING BRASIL – CONFERÊNCIA INTERNACIONAL & EXPO é realizada pelo Green Building Council Brasil (GBC) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM). O evento, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de setembro, será também uma oportunidade única para fortalecer a qualificação profissional de um mercado com grande potencial de crescimento.
Em 2011, o GREENBUILDING recebeu mais de mil visitantes das principais capitais do Brasil e de países como EUA, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Itália, público composto por patrocinadores, palestrantes nacionais e internacionais, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil.
Serviço:
3ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo
Data: 11 a 13 de setembro de 2012
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 Santo Amaro
Horários:
Conferência -3ª a 5ª feira das 8h30 às 18h Visitas Técnicas- 4ª e 5ª feira das 8h às 13h Expo- 3ª a 5ª feira das 10h às 19h
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br
Mais informações para imprensa: 2PRÓ Comunicação
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Gisele Simões – gisele.simoes@2pro.com.br
Roseanne Café – roseanne.cafe@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Tels. 55 11 3030.9463 / 3030.9464 / 3030.9461
Gerência de Comunicação – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves – antonio.alves@reedalcantara.com.br
Monise Hernandez – monise.hernandez@reedalcantara.com.br
Marcelle Rodrigues – marcelle.rodrigues@reedalcantara.com.br
Rebeca Medina – rebeca.medina@reedalcantara.com.br
GWA Comunicação Integrada – GBC Brasil
Marianna Abdo – marianna@gwacom.com
(11) 3030-3000
Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).
Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.
Sobre o Green Building Council Brasil
O Green Building Council Brasil é uma organização não governamental, em operação desde 2007, que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao Governo e à sociedade civil e de atividades como: (i) capacitação técnica de profissionais, (ii) disseminação de informações, práticas e conhecimentos e (iii) promoção de processos de certificação, além de disseminar e apoiar as iniciativas do setor. Até 2011, mais de 33 mil profissionais passaram pelos cursos de formação, foram certificados 43 empreendimentos no país e outros 434 estão em análise.