CT PROFISSIONAL JÁ TEM 36 PILARES DE SUSTENTAÇÃO
Base pré-moldada toma forma à beira da BR-290
Às vésperas da inauguração da Arena começa a ganhar forma o Centro de Treinamentos do Futebol Profissional do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, às margens da BR-290. Foi iniciada nesta semana, a colocação da estrutura pré-moldada que formará o prédio do novo CT. Os primeiros 36 pilares foram posicionados, de um total de 68, proporcionando a visualização da envergadura da obra, no lado oposto da nova morada do Tricolor gaúcho.
Segundo Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos, o Grêmio dá mais um passo rumo à modernização total do Clube passando principalmente pela sua principal razão de ser, o futebol profissional: “Estamos tendo todo o cuidado e preocupação para que o novo CT profissional do Grêmio esteja à altura da Arena em termos de modernidade e funcionalidade. Não tenho dúvidas de que será o melhor do país”, orgulha-se Antonini.
Inicialmente foi realizado o estaqueamento de fundações do tipo hélice helicoidal de diâmetro de 500 cm, a 22 metros de profundidade, consumindo um volume de concreto de 500 m³. Em seguida, ao nível do solo foram colocadas as cálices, estruturas específicas de diâmetro onde os pilares são encaixados. Após o encaixe, são aplicadas cunhas para o alinhamento e a seguir o preenchimento com concreto na folga existente.
Este procedimento tem previsão de término para a próxima semana, quando então será iniciado o encaixe das vigas e lajes pré-moldadas. O prédio, que consta no projeto feito pela empresa portuguesa Plarq Arquitetura, deverá ter sua parte estrutural totalmente finalizada em um prazo de 40 dias.
O Gerente de Patrimônio do Grêmio, Cesar Fontanari, comenta sobre esta etapa da construção. “Este é o momento em que a velocidade no desenvolvimento da obra é melhor percebida, pois são estruturas pré-moldadas e a colocação se dá de maneira muito rápida. É um prédio de 15 metros de largura por 200 metros de comprimento, totalizando 3.000 m², que comportará a estrutura de administração do Centro de Treinamento, com uma concepção arquitetônica conhecida como fita, que protegerá os campos da visão externa”, concluiu.
Além disso, o prédio foi projetado para ter uma elevação de 1,5 metros em relação ao solo. Seu acesso será feito por quatro rampas e corredores externos ao prédio, no qual haverá a circulação de pessoas e entradas para as diversas salas. Após todo o processo estrutural, que totalizará um volume de concreto de 1.600 m³, será iniciada a fase de acabamentos, com previsão de término para final de março de 2013.
Com as obras iniciadas em julho deste ano, o empreendimento foi inspirado nos conceitos do CT de Barcelona, após visita in loco do dirigentes tricolores, possuidor da estrutura considerada ideal para atender as necessidades dos atletas, como a acessibilidade e a integração das áreas internas do prédio multiuso e também com os campos de treinamento. A realização do projeto gremista contou com as participações e as orientações do técnico Vanderlei Luxemburgo e do preparador físico, Paulo Paixão, que passaram todo o conhecimento e experiência na área.
A infraestrutura contará com os seguintes itens:
PRÉDIO PRINCIPAL
ÁREA EXTERNA
– Estacionamento de jogadores, comissão técnica e diretoria
– Estacionamento de público
– Arquibancada de público e imprensa
– 02 Campos padrão FIFA com casamata
– 02 Campos de treino tático
– Caixa de areia
– Campo de grama sintética coberto
– Pista de corrida
ANEXO
– Zeladoria de manutenção
DIFERENCIAIS
– Uso de energia solar para aquecimento de água
– Recolhimento de água de chuva para irrigação
– Rede de fibra ótica
– Obra toda otimizada em sistema pré-fabricado sem desperdícios
– Controle automatizado de sistema de irrigação
– Subestação e gerador
Lino Tavares